Traços, sons, cores e imagens: o trabalho pedagógico com a arte em uma creche da rede pública municipal de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Bruna Brito
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48093
Resumo: Este artigo tem como tema central o Currículo na Educação Infantil (EI), tendo como foco o trabalho com a arte em uma turma denominada de Infantil III, formada por crianças de 3 anos de idade, de uma creche da rede municipal de Fortaleza. Parte-se do pressuposto de que Currículo é um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade. (BRASIL, 2009, Art.3.º) Assim, a pesquisa direcionou-se para a análise de como o campo de experiência “traço, sons, cores e imagens”, trazido na Proposta Curricular para a Educação Infantil de Fortaleza, elaborada no ano 2016, se materializa no cotidiano das crianças e dos profissionais envolvidos no processo de cuidar-educar em um Centro de Educação Infantil (CEI) da rede pública municipal.[...]
id UFC-7_1e94a829d30ea94e83f9351b3ac77c3c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/48093
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Traços, sons, cores e imagens: o trabalho pedagógico com a arte em uma creche da rede pública municipal de FortalezaEducação InfantilRede Pública de EnsinoProcesso de Ensino-AprendizagemPráticas EducativasEste artigo tem como tema central o Currículo na Educação Infantil (EI), tendo como foco o trabalho com a arte em uma turma denominada de Infantil III, formada por crianças de 3 anos de idade, de uma creche da rede municipal de Fortaleza. Parte-se do pressuposto de que Currículo é um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade. (BRASIL, 2009, Art.3.º) Assim, a pesquisa direcionou-se para a análise de como o campo de experiência “traço, sons, cores e imagens”, trazido na Proposta Curricular para a Educação Infantil de Fortaleza, elaborada no ano 2016, se materializa no cotidiano das crianças e dos profissionais envolvidos no processo de cuidar-educar em um Centro de Educação Infantil (CEI) da rede pública municipal.[...]Pontes Editores2019-12-03T15:05:55Z2019-12-03T15:05:55Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfRAMOS, Bruna Brito; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. Traços, sons, cores e imagens: o trabalho pedagógico com a arte em uma creche da rede pública municipal de Fortaleza. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 103-124.978-85-217-0201-6http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48093Ramos, Bruna BritoCruz, Rosimeire Costa de Andradeporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:46:19Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48093Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-12-06T17:46:19Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Traços, sons, cores e imagens: o trabalho pedagógico com a arte em uma creche da rede pública municipal de Fortaleza
title Traços, sons, cores e imagens: o trabalho pedagógico com a arte em uma creche da rede pública municipal de Fortaleza
spellingShingle Traços, sons, cores e imagens: o trabalho pedagógico com a arte em uma creche da rede pública municipal de Fortaleza
Ramos, Bruna Brito
Educação Infantil
Rede Pública de Ensino
Processo de Ensino-Aprendizagem
Práticas Educativas
title_short Traços, sons, cores e imagens: o trabalho pedagógico com a arte em uma creche da rede pública municipal de Fortaleza
title_full Traços, sons, cores e imagens: o trabalho pedagógico com a arte em uma creche da rede pública municipal de Fortaleza
title_fullStr Traços, sons, cores e imagens: o trabalho pedagógico com a arte em uma creche da rede pública municipal de Fortaleza
title_full_unstemmed Traços, sons, cores e imagens: o trabalho pedagógico com a arte em uma creche da rede pública municipal de Fortaleza
title_sort Traços, sons, cores e imagens: o trabalho pedagógico com a arte em uma creche da rede pública municipal de Fortaleza
author Ramos, Bruna Brito
author_facet Ramos, Bruna Brito
Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
author_role author
author2 Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Bruna Brito
Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Rede Pública de Ensino
Processo de Ensino-Aprendizagem
Práticas Educativas
topic Educação Infantil
Rede Pública de Ensino
Processo de Ensino-Aprendizagem
Práticas Educativas
description Este artigo tem como tema central o Currículo na Educação Infantil (EI), tendo como foco o trabalho com a arte em uma turma denominada de Infantil III, formada por crianças de 3 anos de idade, de uma creche da rede municipal de Fortaleza. Parte-se do pressuposto de que Currículo é um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade. (BRASIL, 2009, Art.3.º) Assim, a pesquisa direcionou-se para a análise de como o campo de experiência “traço, sons, cores e imagens”, trazido na Proposta Curricular para a Educação Infantil de Fortaleza, elaborada no ano 2016, se materializa no cotidiano das crianças e dos profissionais envolvidos no processo de cuidar-educar em um Centro de Educação Infantil (CEI) da rede pública municipal.[...]
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03T15:05:55Z
2019-12-03T15:05:55Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMOS, Bruna Brito; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. Traços, sons, cores e imagens: o trabalho pedagógico com a arte em uma creche da rede pública municipal de Fortaleza. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 103-124.
978-85-217-0201-6
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48093
identifier_str_mv RAMOS, Bruna Brito; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. Traços, sons, cores e imagens: o trabalho pedagógico com a arte em uma creche da rede pública municipal de Fortaleza. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 103-124.
978-85-217-0201-6
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontes Editores
publisher.none.fl_str_mv Pontes Editores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806500702781440