Avaliação do pibid: formação e prática no subprojeto letras língua portuguesa da Universidade Federal do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Erineuda Ferreira Fernandes de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42576
Resumo: Tendo em vista que toda política pública é uma forma de regulação ou intervenção na sociedade, que representa um conjunto de ações ou omissões do Estado, a “Avaliação” surge para apresentar respostas à sociedade, referente às políticas públicas existentes ou mesmo diagnosticar quais políticas públicas necessitam ser implementadas. Dessa forma, dois movimentos surgem nas décadas de 80/90 no país, o movimento para avaliação de políticas públicas e o movimento reformista na formação inicial de professores da educação básica. Com a publicação da LDB 9.394/1996, foi recorrente a criação de políticas públicas em torno da formação inicial. Dentre os principais programas do MEC voltados à formação de professores, surge o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), o marco legal foi formalizado em 12 /12/2007, por meio da Portaria normativa nº 38, que instituiu o Programa. A UFC participa do programa com vários Subprojetos, dentre os quais, o Subprojeto de Língua Portuguesa, objeto de estudo deste trabalho. Desta feita, tem-se como objetivo geral, com base na Avaliação em Profundidade, utilizando uma abordagem qualitativa e interpretativa na busca dos sentidos e significados, tentar realizá-la, pleiteando avaliar o Pibid/Letras Língua Portuguesa/UFC, também, do ponto de vista dos atores envolvidos, buscando entender como a política chega e se transforma ou faz transformar. A problematização básica que impulsiona o trabalho é: Como programa de formação inicial docente em que medida os sujeitos envolvidos no programa percebem a docência reflexiva? Sobre o método, um Estudo de Caso. As técnicas de coletas se deram a partir de bibliografias, pesquisa documental e de campo com realização de grupos focais e entrevistas em profundidade. Considera-se como resultados que o Pibid surge num contexto nacional de desvalorização dos cursos de licenciaturas, visto que nos últimos 10 anos (2006 a 2016) as matrículas nos referidos cursos estão sempre em defasagem em relação aos bacharelados. Sobre a perspectiva da docência reflexiva tentando compreender como essas relações foram internalizadas pelos sujeitos envolvidos, a pesquisa percebeu que por mais que vivenciem a prática reflexiva, o conhecimento acerca da prática reflexiva não faz parte do lugar. Mas ainda assim, o Subprojeto Língua Portuguesa, transformou vidas no campo profissional, transformou medos em alegria, na alegria de ensinar e receber ensinamentos.
id UFC-7_1eb59bfe6639d2a4ff846e0e29860052
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42576
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação do pibid: formação e prática no subprojeto letras língua portuguesa da Universidade Federal do CearáPibid evaluación: formación y práctica en el subproyecto de la letras lengua portuguesa de la Universidad Federal de CearáAvaliação em profundidadeProfessor reflexivoPibid língua portuguesaTendo em vista que toda política pública é uma forma de regulação ou intervenção na sociedade, que representa um conjunto de ações ou omissões do Estado, a “Avaliação” surge para apresentar respostas à sociedade, referente às políticas públicas existentes ou mesmo diagnosticar quais políticas públicas necessitam ser implementadas. Dessa forma, dois movimentos surgem nas décadas de 80/90 no país, o movimento para avaliação de políticas públicas e o movimento reformista na formação inicial de professores da educação básica. Com a publicação da LDB 9.394/1996, foi recorrente a criação de políticas públicas em torno da formação inicial. Dentre os principais programas do MEC voltados à formação de professores, surge o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), o marco legal foi formalizado em 12 /12/2007, por meio da Portaria normativa nº 38, que instituiu o Programa. A UFC participa do programa com vários Subprojetos, dentre os quais, o Subprojeto de Língua Portuguesa, objeto de estudo deste trabalho. Desta feita, tem-se como objetivo geral, com base na Avaliação em Profundidade, utilizando uma abordagem qualitativa e interpretativa na busca dos sentidos e significados, tentar realizá-la, pleiteando avaliar o Pibid/Letras Língua Portuguesa/UFC, também, do ponto de vista dos atores envolvidos, buscando entender como a política chega e se transforma ou faz transformar. A problematização básica que impulsiona o trabalho é: Como programa de formação inicial docente em que medida os sujeitos envolvidos no programa percebem a docência reflexiva? Sobre o método, um Estudo de Caso. As técnicas de coletas se deram a partir de bibliografias, pesquisa documental e de campo com realização de grupos focais e entrevistas em profundidade. Considera-se como resultados que o Pibid surge num contexto nacional de desvalorização dos cursos de licenciaturas, visto que nos últimos 10 anos (2006 a 2016) as matrículas nos referidos cursos estão sempre em defasagem em relação aos bacharelados. Sobre a perspectiva da docência reflexiva tentando compreender como essas relações foram internalizadas pelos sujeitos envolvidos, a pesquisa percebeu que por mais que vivenciem a prática reflexiva, o conhecimento acerca da prática reflexiva não faz parte do lugar. Mas ainda assim, o Subprojeto Língua Portuguesa, transformou vidas no campo profissional, transformou medos em alegria, na alegria de ensinar e receber ensinamentos.En vista de que toda política pública es una forma de regulación o intervención en la sociedad, que representa un conjunto de acciones u omisiones del Estado, la "Evaluación" surge para presentar respuestas a la sociedad, referente a las políticas públicas existentes o incluso diagnosticar qué políticas públicas necesitan ser implementadas. De esa forma dos movimientos surgen en las décadas de 80/90 en el país, el movimiento para evaluación de políticas públicas y el movimiento reformista en la formación inicial. Con la publicación de la LDB 9.394 / 1996, fueron recurrentes la creación de políticas públicas en torno a la formación inicial. En el marco de los principales programas del MEC dirigidos a la formación de profesores, surge el Programa Institucional de Beca de Iniciación a la Docencia (Pibid), el marco legal fue formalizado el 12/12/2007, por medio de la ordenanza normativa nº 38, que instituyó el Programa. La UFC participa en el programa con varios sub-proyectos, entre ellos, el Subproyecto portugués, objeto de estudio de este trabajo, esta vez, tiene como objetivo general, sobre la base de la evaluación en profundidad, utilizando un enfoque cualitativo e interpretativo para buscar los sentidos y significados, tratan de hacerlo con el fin de evaluar la Pibid / Letters portugués / UFC, también desde el punto de vista de los actores involucrados. Buscando entender cómo la política llega se transforma o hace transformar. La problematización básica que impulsa el presente trabajo es: ¿Cómo programa de formación inicial docente en qué medida los sujetos involucrados en el programa perciben la docencia reflexiva? Sobre el método utilizado será un Estudio de Caso. Las técnicas de recolección de datos se dieron a partir de bibliografías, investigación documental y investigaciones de campo con la realización de grupos focales y entrevistas en profundidad. Se considera como resultados que el Pibid surge en un contexto nacional de desvalorización de los cursos de licenciaturas, ya que en los últimos 10 años (2006 a 2016) las matrículas en dichos cursos están siempre en desfase en relación a los bachilleratos. En cuanto a la evaluación sobre la perspectiva de la docencia reflexiva tratando de comprender cómo esas relaciones fueron internalizadas por los sujetos involucrados, la investigación percibió que por más que vivencian la práctica reflexiva, la teoría no forma parte del lugar. Pero aún así, el Subproyecto portugués, vidas transformó en el campo profesional, transformó miedos en alegría, en la alegría de enseñar y recibir enseñanzas.Bezerra, Roselane GomesMenezes, Erineuda Ferreira Fernandes de2019-06-10T14:13:22Z2019-06-10T14:13:22Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENEZES, Erineuda Ferreira Fernandes de. Avaliação do pibid: formação e prática no subprojeto letras língua portuguesa da universidade federal do Ceará. 2019. 154 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42576porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-10T14:15:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42576Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:41:18.399898Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do pibid: formação e prática no subprojeto letras língua portuguesa da Universidade Federal do Ceará
Pibid evaluación: formación y práctica en el subproyecto de la letras lengua portuguesa de la Universidad Federal de Ceará
title Avaliação do pibid: formação e prática no subprojeto letras língua portuguesa da Universidade Federal do Ceará
spellingShingle Avaliação do pibid: formação e prática no subprojeto letras língua portuguesa da Universidade Federal do Ceará
Menezes, Erineuda Ferreira Fernandes de
Avaliação em profundidade
Professor reflexivo
Pibid língua portuguesa
title_short Avaliação do pibid: formação e prática no subprojeto letras língua portuguesa da Universidade Federal do Ceará
title_full Avaliação do pibid: formação e prática no subprojeto letras língua portuguesa da Universidade Federal do Ceará
title_fullStr Avaliação do pibid: formação e prática no subprojeto letras língua portuguesa da Universidade Federal do Ceará
title_full_unstemmed Avaliação do pibid: formação e prática no subprojeto letras língua portuguesa da Universidade Federal do Ceará
title_sort Avaliação do pibid: formação e prática no subprojeto letras língua portuguesa da Universidade Federal do Ceará
author Menezes, Erineuda Ferreira Fernandes de
author_facet Menezes, Erineuda Ferreira Fernandes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bezerra, Roselane Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Erineuda Ferreira Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação em profundidade
Professor reflexivo
Pibid língua portuguesa
topic Avaliação em profundidade
Professor reflexivo
Pibid língua portuguesa
description Tendo em vista que toda política pública é uma forma de regulação ou intervenção na sociedade, que representa um conjunto de ações ou omissões do Estado, a “Avaliação” surge para apresentar respostas à sociedade, referente às políticas públicas existentes ou mesmo diagnosticar quais políticas públicas necessitam ser implementadas. Dessa forma, dois movimentos surgem nas décadas de 80/90 no país, o movimento para avaliação de políticas públicas e o movimento reformista na formação inicial de professores da educação básica. Com a publicação da LDB 9.394/1996, foi recorrente a criação de políticas públicas em torno da formação inicial. Dentre os principais programas do MEC voltados à formação de professores, surge o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), o marco legal foi formalizado em 12 /12/2007, por meio da Portaria normativa nº 38, que instituiu o Programa. A UFC participa do programa com vários Subprojetos, dentre os quais, o Subprojeto de Língua Portuguesa, objeto de estudo deste trabalho. Desta feita, tem-se como objetivo geral, com base na Avaliação em Profundidade, utilizando uma abordagem qualitativa e interpretativa na busca dos sentidos e significados, tentar realizá-la, pleiteando avaliar o Pibid/Letras Língua Portuguesa/UFC, também, do ponto de vista dos atores envolvidos, buscando entender como a política chega e se transforma ou faz transformar. A problematização básica que impulsiona o trabalho é: Como programa de formação inicial docente em que medida os sujeitos envolvidos no programa percebem a docência reflexiva? Sobre o método, um Estudo de Caso. As técnicas de coletas se deram a partir de bibliografias, pesquisa documental e de campo com realização de grupos focais e entrevistas em profundidade. Considera-se como resultados que o Pibid surge num contexto nacional de desvalorização dos cursos de licenciaturas, visto que nos últimos 10 anos (2006 a 2016) as matrículas nos referidos cursos estão sempre em defasagem em relação aos bacharelados. Sobre a perspectiva da docência reflexiva tentando compreender como essas relações foram internalizadas pelos sujeitos envolvidos, a pesquisa percebeu que por mais que vivenciem a prática reflexiva, o conhecimento acerca da prática reflexiva não faz parte do lugar. Mas ainda assim, o Subprojeto Língua Portuguesa, transformou vidas no campo profissional, transformou medos em alegria, na alegria de ensinar e receber ensinamentos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-10T14:13:22Z
2019-06-10T14:13:22Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENEZES, Erineuda Ferreira Fernandes de. Avaliação do pibid: formação e prática no subprojeto letras língua portuguesa da universidade federal do Ceará. 2019. 154 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42576
identifier_str_mv MENEZES, Erineuda Ferreira Fernandes de. Avaliação do pibid: formação e prática no subprojeto letras língua portuguesa da universidade federal do Ceará. 2019. 154 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028907033559040