A leitura como ferramenta de formação identitária docente e discente: uma análise a partir do plano de atividades do subprojeto PIBID letra-língua inglesa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VERAS, Fernanda Marabelly de Oliveira.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9278
Resumo: A aprendizagem de Língua Inglesa nos dias atuais ocupa um papel importantíssimo no que diz respeito aos inúmeros efeitos positivos que a sua aprendizagem proporciona, tais como: acesso a informações, aprimoramento profissional, socialização e reflexão cultural. Diante destes fatores, o ensino de inglês baseado em fundamentos gramaticais já não se adequa às recomendações dos documentos oficiais como a BNCC e os PCN. No contexto atual, a aquisição desta língua precisa ser desenvolvida tendo a comunicação, a formação de sentidos e a interpretação textual como pontos de partida. Assim, a partir da leitura e exploração de diferentes gêneros textuais, o professor pode ter condições de desenvolver aprendizes críticos, interpretativos e ativos em seu contexto. Portanto, para que o professor atinja estes objetivos, a sua formação inicial precisa ser bem desenvolvida, apresentando a teoria como suporte para a prática, em constante reflexão. Partindo deste princípio, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) proporciona aos estudantes de Licenciatura o contato direto com o ambiente escolar e a sala de aula, garantindo que haja uma maior reflexão acerca dos diversos aspectos que rodeiam o ensino, contribuindo para a formação identitária do professor e para uma futura prática profissional mais fundamentada. Esta pesquisa, de cunho qualitativo- interpretativo, tem como objetivo analisar o Plano de atividades do Subprojeto PIBID Letras- Língua Inglesa do CFP-UFCG, documento que alicerça as ações desenvolvidas no projeto, e mostrar que a visão de leitura como instrumento de construção identitária no processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, fundamentado com a experiência no PIBID, contribui para uma melhor formação docente, com atuações mais solidamente embasadas em sala de aula.
id UFCG_fa6723ee84d5fabe2d6a559983eab0a8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9278
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A leitura como ferramenta de formação identitária docente e discente: uma análise a partir do plano de atividades do subprojeto PIBID letra-língua inglesa.Reading as a tool for teacher and student identity formation: an analysis based on the activity plan of the sub-project PIBID letter-english language.Língua inglesaFormação docentePIBIDLeituraEnsinoEnglish languageTeacher trainingReadingTeachingLetras - Língua Portuguesa.A aprendizagem de Língua Inglesa nos dias atuais ocupa um papel importantíssimo no que diz respeito aos inúmeros efeitos positivos que a sua aprendizagem proporciona, tais como: acesso a informações, aprimoramento profissional, socialização e reflexão cultural. Diante destes fatores, o ensino de inglês baseado em fundamentos gramaticais já não se adequa às recomendações dos documentos oficiais como a BNCC e os PCN. No contexto atual, a aquisição desta língua precisa ser desenvolvida tendo a comunicação, a formação de sentidos e a interpretação textual como pontos de partida. Assim, a partir da leitura e exploração de diferentes gêneros textuais, o professor pode ter condições de desenvolver aprendizes críticos, interpretativos e ativos em seu contexto. Portanto, para que o professor atinja estes objetivos, a sua formação inicial precisa ser bem desenvolvida, apresentando a teoria como suporte para a prática, em constante reflexão. Partindo deste princípio, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) proporciona aos estudantes de Licenciatura o contato direto com o ambiente escolar e a sala de aula, garantindo que haja uma maior reflexão acerca dos diversos aspectos que rodeiam o ensino, contribuindo para a formação identitária do professor e para uma futura prática profissional mais fundamentada. Esta pesquisa, de cunho qualitativo- interpretativo, tem como objetivo analisar o Plano de atividades do Subprojeto PIBID Letras- Língua Inglesa do CFP-UFCG, documento que alicerça as ações desenvolvidas no projeto, e mostrar que a visão de leitura como instrumento de construção identitária no processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, fundamentado com a experiência no PIBID, contribui para uma melhor formação docente, com atuações mais solidamente embasadas em sala de aula.The English language learning nowadays takes an important role in relation to the many positive effects of its learning, such as: access to information, professional enhancement, socialization and cultural reflection. Against these factors, grammar-based English teaching no longer suits the recommendations of official documents such as the BNCC and the PCNs. In the current context, the acquisition of this language needs to be developed having communication, formation of meanings and textual interpretation as starting points. Thereby, from the reading and exploration of different textual genres, the teacher can be able to develop critical, interpretive and active learners in their historical context. Therefore, in order for the teacher to achieve these goals, his initial training needs to be well developed, presenting the theory as a support for the practice, in constant reflection. Based on this principle, the Institutional Scholarship Initiative Program (PIBID) provides undergraduate students with direct contact with the school environment and the classroom, ensuring that there is a greater reflection on the various aspects that surround teaching, contributing to the identity formation of the teacher and to a more grounded future professional practice. This qualitative-interpretive research aims to analyze the PIBID’s Activity Plan of the Subproject - English Language from CFP-UFCG, the document that establishes the actions developed in the project, and it will show that the reading vision as an instrument of identity construction in the process of teaching and the learning English Language, based on the experience from PIBID, contributes to a better teacher education, with more solidly grounded actions in the classroom.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Fabione Gomes da.SILVA, F. G.http://lattes.cnpq.br/7197728095907519CASTRO, Luciana Parnaíba de.QUEIROGA, Marcílio Garcia de.VERAS, Fernanda Marabelly de Oliveira.2017-09-112019-11-19T17:12:28Z2019-11-192019-11-19T17:12:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9278VERAS, Fernanda Marabelly de Oliveira. A leitura como ferramenta de formação identitária docente e discente: uma análise a partir do plano de atividades do subprojeto PIBID letra - língua inglesa. 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-29T14:43:56Zoai:localhost:riufcg/9278Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-29T14:43:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura como ferramenta de formação identitária docente e discente: uma análise a partir do plano de atividades do subprojeto PIBID letra-língua inglesa.
Reading as a tool for teacher and student identity formation: an analysis based on the activity plan of the sub-project PIBID letter-english language.
title A leitura como ferramenta de formação identitária docente e discente: uma análise a partir do plano de atividades do subprojeto PIBID letra-língua inglesa.
spellingShingle A leitura como ferramenta de formação identitária docente e discente: uma análise a partir do plano de atividades do subprojeto PIBID letra-língua inglesa.
VERAS, Fernanda Marabelly de Oliveira.
Língua inglesa
Formação docente
PIBID
Leitura
Ensino
English language
Teacher training
Reading
Teaching
Letras - Língua Portuguesa.
title_short A leitura como ferramenta de formação identitária docente e discente: uma análise a partir do plano de atividades do subprojeto PIBID letra-língua inglesa.
title_full A leitura como ferramenta de formação identitária docente e discente: uma análise a partir do plano de atividades do subprojeto PIBID letra-língua inglesa.
title_fullStr A leitura como ferramenta de formação identitária docente e discente: uma análise a partir do plano de atividades do subprojeto PIBID letra-língua inglesa.
title_full_unstemmed A leitura como ferramenta de formação identitária docente e discente: uma análise a partir do plano de atividades do subprojeto PIBID letra-língua inglesa.
title_sort A leitura como ferramenta de formação identitária docente e discente: uma análise a partir do plano de atividades do subprojeto PIBID letra-língua inglesa.
author VERAS, Fernanda Marabelly de Oliveira.
author_facet VERAS, Fernanda Marabelly de Oliveira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Fabione Gomes da.
SILVA, F. G.
http://lattes.cnpq.br/7197728095907519
CASTRO, Luciana Parnaíba de.
QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.contributor.author.fl_str_mv VERAS, Fernanda Marabelly de Oliveira.
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Formação docente
PIBID
Leitura
Ensino
English language
Teacher training
Reading
Teaching
Letras - Língua Portuguesa.
topic Língua inglesa
Formação docente
PIBID
Leitura
Ensino
English language
Teacher training
Reading
Teaching
Letras - Língua Portuguesa.
description A aprendizagem de Língua Inglesa nos dias atuais ocupa um papel importantíssimo no que diz respeito aos inúmeros efeitos positivos que a sua aprendizagem proporciona, tais como: acesso a informações, aprimoramento profissional, socialização e reflexão cultural. Diante destes fatores, o ensino de inglês baseado em fundamentos gramaticais já não se adequa às recomendações dos documentos oficiais como a BNCC e os PCN. No contexto atual, a aquisição desta língua precisa ser desenvolvida tendo a comunicação, a formação de sentidos e a interpretação textual como pontos de partida. Assim, a partir da leitura e exploração de diferentes gêneros textuais, o professor pode ter condições de desenvolver aprendizes críticos, interpretativos e ativos em seu contexto. Portanto, para que o professor atinja estes objetivos, a sua formação inicial precisa ser bem desenvolvida, apresentando a teoria como suporte para a prática, em constante reflexão. Partindo deste princípio, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) proporciona aos estudantes de Licenciatura o contato direto com o ambiente escolar e a sala de aula, garantindo que haja uma maior reflexão acerca dos diversos aspectos que rodeiam o ensino, contribuindo para a formação identitária do professor e para uma futura prática profissional mais fundamentada. Esta pesquisa, de cunho qualitativo- interpretativo, tem como objetivo analisar o Plano de atividades do Subprojeto PIBID Letras- Língua Inglesa do CFP-UFCG, documento que alicerça as ações desenvolvidas no projeto, e mostrar que a visão de leitura como instrumento de construção identitária no processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, fundamentado com a experiência no PIBID, contribui para uma melhor formação docente, com atuações mais solidamente embasadas em sala de aula.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-11
2019-11-19T17:12:28Z
2019-11-19
2019-11-19T17:12:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9278
VERAS, Fernanda Marabelly de Oliveira. A leitura como ferramenta de formação identitária docente e discente: uma análise a partir do plano de atividades do subprojeto PIBID letra - língua inglesa. 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9278
identifier_str_mv VERAS, Fernanda Marabelly de Oliveira. A leitura como ferramenta de formação identitária docente e discente: uma análise a partir do plano de atividades do subprojeto PIBID letra - língua inglesa. 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744414067654656