Dos arredores ao texto: apontamentos sobre papel semiótico dos paratextos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Vinícius Façanha Câmara de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70303
Resumo: É ilusório supor que temos acesso puro aos textos que lemos. A impressão em um objeto-suporte, a enunciação em um ato pontual e contextualizado, por fim, até mesmo a produção em uma semiosfera, veicula e insere os textos em uma cadeia de outros textos que o circunscrevem. Essa impossibilidade de isolamento dos textos em sua dimensão material de leitura, é o que Genette (2009) leva em conta para cunhar o termo paratexto como aquilo pelo qual um texto se torna livro. No entanto, muitas vezes esses elementos textuais são deixados de lado na discussão em torno da significação. Apresentaremos então alguns apontamentos sobre a capacidade significativa dos paratextos, como títulos, epígrafes e prefácios, decorrentes da análise semiótica de sua presença em textos literários. A presença desses elementos pode orientar a produção de sentidos em relação, dentre outros fatores, ao desencadeamento isotópico, à apreensão genérica e à validação axiológica. Assim, os paratextos convocam estratégias semióticas mais gerais, como o posicionamento sintagmático e a repetição, para orientar a leitura em percursos que poderiam não ser atingidos em sua ausência. Dessa forma, a verificação das possibilidades expressivas desencadeadas “paratextualmente” são mais um indício da relevância da dimensão mereológicas dos textos para a semiose.
id UFC-7_1ef354ffa6eea30190240e4f75c84ddd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/70303
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Dos arredores ao texto: apontamentos sobre papel semiótico dos paratextosParatextosSemióticaMereologiaLiteraturaÉ ilusório supor que temos acesso puro aos textos que lemos. A impressão em um objeto-suporte, a enunciação em um ato pontual e contextualizado, por fim, até mesmo a produção em uma semiosfera, veicula e insere os textos em uma cadeia de outros textos que o circunscrevem. Essa impossibilidade de isolamento dos textos em sua dimensão material de leitura, é o que Genette (2009) leva em conta para cunhar o termo paratexto como aquilo pelo qual um texto se torna livro. No entanto, muitas vezes esses elementos textuais são deixados de lado na discussão em torno da significação. Apresentaremos então alguns apontamentos sobre a capacidade significativa dos paratextos, como títulos, epígrafes e prefácios, decorrentes da análise semiótica de sua presença em textos literários. A presença desses elementos pode orientar a produção de sentidos em relação, dentre outros fatores, ao desencadeamento isotópico, à apreensão genérica e à validação axiológica. Assim, os paratextos convocam estratégias semióticas mais gerais, como o posicionamento sintagmático e a repetição, para orientar a leitura em percursos que poderiam não ser atingidos em sua ausência. Dessa forma, a verificação das possibilidades expressivas desencadeadas “paratextualmente” são mais um indício da relevância da dimensão mereológicas dos textos para a semiose.2023-01-26T18:56:38Z2023-01-26T18:56:38Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOUSA, Vinícius Façanha Câmara de. Dos arredores ao texto: apontamentos sobre papel semiótico dos paratextos. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 68-69. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.978-65-00-61083-3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70303Sousa, Vinícius Façanha Câmara deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:46:22Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/70303Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:28:21.705018Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dos arredores ao texto: apontamentos sobre papel semiótico dos paratextos
title Dos arredores ao texto: apontamentos sobre papel semiótico dos paratextos
spellingShingle Dos arredores ao texto: apontamentos sobre papel semiótico dos paratextos
Sousa, Vinícius Façanha Câmara de
Paratextos
Semiótica
Mereologia
Literatura
title_short Dos arredores ao texto: apontamentos sobre papel semiótico dos paratextos
title_full Dos arredores ao texto: apontamentos sobre papel semiótico dos paratextos
title_fullStr Dos arredores ao texto: apontamentos sobre papel semiótico dos paratextos
title_full_unstemmed Dos arredores ao texto: apontamentos sobre papel semiótico dos paratextos
title_sort Dos arredores ao texto: apontamentos sobre papel semiótico dos paratextos
author Sousa, Vinícius Façanha Câmara de
author_facet Sousa, Vinícius Façanha Câmara de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Vinícius Façanha Câmara de
dc.subject.por.fl_str_mv Paratextos
Semiótica
Mereologia
Literatura
topic Paratextos
Semiótica
Mereologia
Literatura
description É ilusório supor que temos acesso puro aos textos que lemos. A impressão em um objeto-suporte, a enunciação em um ato pontual e contextualizado, por fim, até mesmo a produção em uma semiosfera, veicula e insere os textos em uma cadeia de outros textos que o circunscrevem. Essa impossibilidade de isolamento dos textos em sua dimensão material de leitura, é o que Genette (2009) leva em conta para cunhar o termo paratexto como aquilo pelo qual um texto se torna livro. No entanto, muitas vezes esses elementos textuais são deixados de lado na discussão em torno da significação. Apresentaremos então alguns apontamentos sobre a capacidade significativa dos paratextos, como títulos, epígrafes e prefácios, decorrentes da análise semiótica de sua presença em textos literários. A presença desses elementos pode orientar a produção de sentidos em relação, dentre outros fatores, ao desencadeamento isotópico, à apreensão genérica e à validação axiológica. Assim, os paratextos convocam estratégias semióticas mais gerais, como o posicionamento sintagmático e a repetição, para orientar a leitura em percursos que poderiam não ser atingidos em sua ausência. Dessa forma, a verificação das possibilidades expressivas desencadeadas “paratextualmente” são mais um indício da relevância da dimensão mereológicas dos textos para a semiose.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-01-26T18:56:38Z
2023-01-26T18:56:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Vinícius Façanha Câmara de. Dos arredores ao texto: apontamentos sobre papel semiótico dos paratextos. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 68-69. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.
978-65-00-61083-3
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70303
identifier_str_mv SOUSA, Vinícius Façanha Câmara de. Dos arredores ao texto: apontamentos sobre papel semiótico dos paratextos. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 68-69. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.
978-65-00-61083-3
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028817734729728