O papel dos paratextos na estratégia de leitura em Grande livro dos medos, de Emily Gravett
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10667 |
Resumo: | Não se pode negar a influência da maneira como o suporte se apresenta – sua materialização – no processo de escolha de um livro, especialmente quando falamos de literatura infantil. Nesse caso, indubitavelmente, o projeto gráfico irá exercer um importante papel na seleção de livros literários e mesmo no processo de leitura das crianças, visto que, dependendo da obra, elementos como a capa, as orelhas, as folhas de guarda etc. podem fazer parte da narrativa, e, ainda que diretamente não façam, de todo modo contribuem como recurso a ser empregado em estratégias de leitura. Diante disso, neste trabalho, trazemos uma concisa discussão sobre os paratextos, bem como tratamos desses elementos como objetos em estratégias de leitura, contribuindo para o letramento de pequenos leitores, e, a partir de Grande livro dos medos, de Emily Gravett (2008), por meio dessas estratégias, demonstramos como a capa, as guardas, a folha de rosto e a quarta capa podem colaborar para a atribuição de sentidos à obra. Para tanto, empregamos como fundamentação teórica Genette (2009), Moraes (2008), Linden (2014), Ramos (2013), Solé (1998), Girotto e Souza (2010) entre outros. Metodologicamente, este estudo se classifica, quanto à abordagem, como qualitativo de cunho analítico-interpretativo. |
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O papel dos paratextos na estratégia de leitura em Grande livro dos medos, de Emily GravettLetras; LiteraturaLiteratura infantil; Paratextos; Estratégias de Leitura.Não se pode negar a influência da maneira como o suporte se apresenta – sua materialização – no processo de escolha de um livro, especialmente quando falamos de literatura infantil. Nesse caso, indubitavelmente, o projeto gráfico irá exercer um importante papel na seleção de livros literários e mesmo no processo de leitura das crianças, visto que, dependendo da obra, elementos como a capa, as orelhas, as folhas de guarda etc. podem fazer parte da narrativa, e, ainda que diretamente não façam, de todo modo contribuem como recurso a ser empregado em estratégias de leitura. Diante disso, neste trabalho, trazemos uma concisa discussão sobre os paratextos, bem como tratamos desses elementos como objetos em estratégias de leitura, contribuindo para o letramento de pequenos leitores, e, a partir de Grande livro dos medos, de Emily Gravett (2008), por meio dessas estratégias, demonstramos como a capa, as guardas, a folha de rosto e a quarta capa podem colaborar para a atribuição de sentidos à obra. Para tanto, empregamos como fundamentação teórica Genette (2009), Moraes (2008), Linden (2014), Ramos (2013), Solé (1998), Girotto e Souza (2010) entre outros. Metodologicamente, este estudo se classifica, quanto à abordagem, como qualitativo de cunho analítico-interpretativo.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESDuarte, Cristina RothierSegabinazi, Daniela Maria2020-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1066710.3895/rl.v22n37.10667Revista de Letras; v. 22, n. 37 (2020)2179-52820104-999210.3895/rl.v22n37reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10667/7748Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-21T00:55:59Zoai:periodicos.utfpr:article/10667Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-08-21T00:55:59Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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