Fracasso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Eliana de Sousa
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38291
Resumo: Foi analisado o fracasso escolar no ensino fundamental, na rede pública. A revisão bibliográfica focaliza o fracasso escolar como um dos problemas mais sérios e de difícil solução no âmbito do sistema escolar brasileiro. Constata-se que a pelo menos seis décadas as altas taxas de reprovação e evasão são denunciadas e, no entanto, este quadro, pouco se alterou. As medidas tomadas para incentivar a permanência dos alunos na escola ainda são insuficientes, faz-se necessário o envolvimento tanto do poder público, como dos educadores e a sociedade civil como um todo. Conhecer os motivos que envolvem os que “fracassam”, torna-se essencial, pois se começa a deixar de fazer análises abstratas para identificar concretamente quando ocorre e em que circunstâncias a escola apresenta um rendimento indesejado. A culpa do fracasso escolar não é simplesmente da criança, existem fatores diversos que podem atuar de formas a condicionar a dificuldade da criança na escola. As condições materiais, cotidianas da vida da maioria dos que freqüentam a escola pública, são de fato precárias: alimentação deficiente, ausência de estímulos, trabalho infantil são fatores que contribuem para o fracasso escolar. Na verdade trata-se de um sintoma de uma sociedade extremamente desigual, que discutiremos analisando o papel da escola, do aluno e do professor. A escola tem importante função de socializar o saber e formar atitudes compatíveis com a organização social vigente, onde todos alcancem o pleno exercício da cidadania. Procurar identificar, conhecer e diagnosticar o fenômeno do fracasso escolar constitui-se fator decisivo para vencê-lo.
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