Fracasso escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38291 |
Resumo: | Foi analisado o fracasso escolar no ensino fundamental, na rede pública. A revisão bibliográfica focaliza o fracasso escolar como um dos problemas mais sérios e de difícil solução no âmbito do sistema escolar brasileiro. Constata-se que a pelo menos seis décadas as altas taxas de reprovação e evasão são denunciadas e, no entanto, este quadro, pouco se alterou. As medidas tomadas para incentivar a permanência dos alunos na escola ainda são insuficientes, faz-se necessário o envolvimento tanto do poder público, como dos educadores e a sociedade civil como um todo. Conhecer os motivos que envolvem os que “fracassam”, torna-se essencial, pois se começa a deixar de fazer análises abstratas para identificar concretamente quando ocorre e em que circunstâncias a escola apresenta um rendimento indesejado. A culpa do fracasso escolar não é simplesmente da criança, existem fatores diversos que podem atuar de formas a condicionar a dificuldade da criança na escola. As condições materiais, cotidianas da vida da maioria dos que freqüentam a escola pública, são de fato precárias: alimentação deficiente, ausência de estímulos, trabalho infantil são fatores que contribuem para o fracasso escolar. Na verdade trata-se de um sintoma de uma sociedade extremamente desigual, que discutiremos analisando o papel da escola, do aluno e do professor. A escola tem importante função de socializar o saber e formar atitudes compatíveis com a organização social vigente, onde todos alcancem o pleno exercício da cidadania. Procurar identificar, conhecer e diagnosticar o fenômeno do fracasso escolar constitui-se fator decisivo para vencê-lo. |
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Fracasso escolarFracasso escolarFracasso escolar- Ensino FundamentalFoi analisado o fracasso escolar no ensino fundamental, na rede pública. A revisão bibliográfica focaliza o fracasso escolar como um dos problemas mais sérios e de difícil solução no âmbito do sistema escolar brasileiro. Constata-se que a pelo menos seis décadas as altas taxas de reprovação e evasão são denunciadas e, no entanto, este quadro, pouco se alterou. As medidas tomadas para incentivar a permanência dos alunos na escola ainda são insuficientes, faz-se necessário o envolvimento tanto do poder público, como dos educadores e a sociedade civil como um todo. Conhecer os motivos que envolvem os que “fracassam”, torna-se essencial, pois se começa a deixar de fazer análises abstratas para identificar concretamente quando ocorre e em que circunstâncias a escola apresenta um rendimento indesejado. A culpa do fracasso escolar não é simplesmente da criança, existem fatores diversos que podem atuar de formas a condicionar a dificuldade da criança na escola. As condições materiais, cotidianas da vida da maioria dos que freqüentam a escola pública, são de fato precárias: alimentação deficiente, ausência de estímulos, trabalho infantil são fatores que contribuem para o fracasso escolar. Na verdade trata-se de um sintoma de uma sociedade extremamente desigual, que discutiremos analisando o papel da escola, do aluno e do professor. A escola tem importante função de socializar o saber e formar atitudes compatíveis com a organização social vigente, onde todos alcancem o pleno exercício da cidadania. Procurar identificar, conhecer e diagnosticar o fenômeno do fracasso escolar constitui-se fator decisivo para vencê-lo.Menezes, Gláucia Maria deRodrigues, Maria Eliana de Sousa2018-12-20T16:46:49Z2018-12-20T16:46:49Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRODRIGUES, MARIA ELIANA DE SOUSA. Fracasso escolar. 2003. 45f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38291porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-26T19:44:28Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38291Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:56:30.085414Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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