Trajetórias Criativas : construindo outros percursos escolares para a superação do fracasso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Dalila Farias Pedro de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174349
Resumo: O presente trabalho iniciou a partir da curiosidade em saber mais sobre iniciativas que superam o fracasso escolar. Com a ideia de transformar a curiosidade em experiência, escolhi pesquisar sobre o Programa Trajetórias Criativas, que é um programa que foi criado por um grupo de professores do Colégio de Aplicação da UFRGS, por demanda do MEC em 2013 e implementado com parceria da SEDUC –RS. O Programa visa regularizar a situação de distorção idade-série de alunos entre 15 e 17 anos no ensino fundamental, a partir de uma proposta que modifica a forma como a escola atua. Envolvendo todos os agentes da educação e reposicionando estudantes e professores para o papel de protagonistas do processo de aprendizagem. Uma forma diferente, das que eram comuns antigamente, para enfrentar o fracasso escolar. O problema de pesquisa é “Quais as contribuições do programa trajetórias criativas para a construção de percursos escolares que colaboram para a superação do fracasso escolar?” A metodologia é o estudo de caso de caráter qualitativo com análise documental, utilizando os cadernos orientadores da proposta, entrevistas com dois professores e análise de dois vídeos de reportagens disponíveis no Youtube. Nos vídeos a ênfase é nas falas dos estudantes entrevistados. O referencial teórico utiliza autores de uma pedagogia crítica, tendo como principal referência Paulo Freire. Conclui-se que analisar propostas como o Trajetórias Criativas, que modificam o modo como a escola tradicionalmente atua é, sobretudo, não se acomodar no discurso de impossibilidade/dificuldade de mudança da escola e das formas como ela atua.
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