A contextualização justificada pela neurolingüística no ensino de LE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafael Ferreira da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26314
Resumo: Traçando um estudo histórico dos estudos cognitivos, verifica-se que entendemos a linguagem natural porque temos um duplo conhecimento: lingüístico (sintático, semântico e pragmático) e experimental (conhecimento de mundo). Este conhecimento que vem do exterior é armazenado em nós sob a forma de representação interna do conhecimento. A compreensão da linguagem é um processo cooperativo onde há quem emite e quem recebe. O significado de qualquer enunciado vai além de sua análise lingüística, devido à atividade do receptor que, compreendendo, reconstrói. Ele completa a informação que chega devido ao próprio patrimônio de conhecimento e de experiência. O entendimento implica a construção de uma representação mental do conteúdo. Assim é recriado, baseando-se no conhecimento de mundo e também no conhecimento lingüístico da linguagem natural em questão, seja o português, o inglês, etc.
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