Educação inclusiva: práticas no cotidiano de Bibliotecas Universitárias Federais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Clemilda dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Araújo, Fernanda Nunes de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40370
Resumo: A inclusão de pessoas com deficiência perpassa muitas nuanças, entre as quais a educação, haja vista seu caráter empoderador. O acesso à universidade é uma conquista e um direito, mas repleto de barreiras a serem superadas. Entre estas elas à informação e ao conhecimento que sobrepõem, pois uma educação de qualidade impõe acessibilidade. Nesse contexto, as bibliotecas universitárias são primordiais por serem guardiãs e difusoras do conhecimento. Pensar em inclusão em bibliotecas universitárias é condição para uma autêntica educação inclusiva no ensino superior. Portanto, o estudo ora proposto se justifica pela relevância que as bibliotecas têm na formação acadêmica e no valor do conhecimento e da informação para o empoderamento e equiparação de oportunidades das pessoas com deficiência em sua formação profissional. Este ensaio objetivou investigar as práticas cotidianas de atendimento a pessoas com deficiência nossistemas de bibliotecas nas universidades federais das capitais brasileiras. A seleção das bibliotecas teve como base o programa Inclui, do MEC. Essa investigação procurou orientar-se nos aspectos de acessibilidade: atitudinal, tecnológico arquitetônico e de acesso à informação e à comunicação. É um estudo exploratório, tendo concluído que, das 23 universidades federais pesquisadas que participam do Programa, 48% delas oferecem algum atendimento, prevalecendo os aspectos tecnológicos e de acesso à informação e à comunicação. Os aspectos atitudinais foram pouco observados, porém apesar disso, é positivo o percentual de instituições envolvidas na busca da inclusão, embora não tenham sido observadas pelas informações oferecidas ações que identifiquem uma política de inclusão bem definida e clara, que perpasse todos os setores dos sistemas de bibliotecas analisados.
id UFC-7_22e9274d8af536f4030e8c5cd7e6a8cd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/40370
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Educação inclusiva: práticas no cotidiano de Bibliotecas Universitárias FederaisEducação inclusivaBibliotecas universitáriasPessoas com deficiênciaA inclusão de pessoas com deficiência perpassa muitas nuanças, entre as quais a educação, haja vista seu caráter empoderador. O acesso à universidade é uma conquista e um direito, mas repleto de barreiras a serem superadas. Entre estas elas à informação e ao conhecimento que sobrepõem, pois uma educação de qualidade impõe acessibilidade. Nesse contexto, as bibliotecas universitárias são primordiais por serem guardiãs e difusoras do conhecimento. Pensar em inclusão em bibliotecas universitárias é condição para uma autêntica educação inclusiva no ensino superior. Portanto, o estudo ora proposto se justifica pela relevância que as bibliotecas têm na formação acadêmica e no valor do conhecimento e da informação para o empoderamento e equiparação de oportunidades das pessoas com deficiência em sua formação profissional. Este ensaio objetivou investigar as práticas cotidianas de atendimento a pessoas com deficiência nossistemas de bibliotecas nas universidades federais das capitais brasileiras. A seleção das bibliotecas teve como base o programa Inclui, do MEC. Essa investigação procurou orientar-se nos aspectos de acessibilidade: atitudinal, tecnológico arquitetônico e de acesso à informação e à comunicação. É um estudo exploratório, tendo concluído que, das 23 universidades federais pesquisadas que participam do Programa, 48% delas oferecem algum atendimento, prevalecendo os aspectos tecnológicos e de acesso à informação e à comunicação. Os aspectos atitudinais foram pouco observados, porém apesar disso, é positivo o percentual de instituições envolvidas na busca da inclusão, embora não tenham sido observadas pelas informações oferecidas ações que identifiquem uma política de inclusão bem definida e clara, que perpasse todos os setores dos sistemas de bibliotecas analisados.2019-03-21T14:51:27Z2019-03-21T14:51:27Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSOUSA, Clemilda dos Santos; ARAÚJO, Fernanda Nunes de. Educação inclusiva: práticas no cotidiano de Bibliotecas Universitárias Federais. In: MACHADO, Danielle H. A.; CAZINI, Janaína (orgs). Inclusão e Educação. Ponta Grossa , PR: Atena Editora, 2019.978 85 7247 029 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40370Sousa, Clemilda dos SantosAraújo, Fernanda Nunes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-15T19:26:02Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/40370Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:21.409080Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva: práticas no cotidiano de Bibliotecas Universitárias Federais
title Educação inclusiva: práticas no cotidiano de Bibliotecas Universitárias Federais
spellingShingle Educação inclusiva: práticas no cotidiano de Bibliotecas Universitárias Federais
Sousa, Clemilda dos Santos
Educação inclusiva
Bibliotecas universitárias
Pessoas com deficiência
title_short Educação inclusiva: práticas no cotidiano de Bibliotecas Universitárias Federais
title_full Educação inclusiva: práticas no cotidiano de Bibliotecas Universitárias Federais
title_fullStr Educação inclusiva: práticas no cotidiano de Bibliotecas Universitárias Federais
title_full_unstemmed Educação inclusiva: práticas no cotidiano de Bibliotecas Universitárias Federais
title_sort Educação inclusiva: práticas no cotidiano de Bibliotecas Universitárias Federais
author Sousa, Clemilda dos Santos
author_facet Sousa, Clemilda dos Santos
Araújo, Fernanda Nunes de
author_role author
author2 Araújo, Fernanda Nunes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Clemilda dos Santos
Araújo, Fernanda Nunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Bibliotecas universitárias
Pessoas com deficiência
topic Educação inclusiva
Bibliotecas universitárias
Pessoas com deficiência
description A inclusão de pessoas com deficiência perpassa muitas nuanças, entre as quais a educação, haja vista seu caráter empoderador. O acesso à universidade é uma conquista e um direito, mas repleto de barreiras a serem superadas. Entre estas elas à informação e ao conhecimento que sobrepõem, pois uma educação de qualidade impõe acessibilidade. Nesse contexto, as bibliotecas universitárias são primordiais por serem guardiãs e difusoras do conhecimento. Pensar em inclusão em bibliotecas universitárias é condição para uma autêntica educação inclusiva no ensino superior. Portanto, o estudo ora proposto se justifica pela relevância que as bibliotecas têm na formação acadêmica e no valor do conhecimento e da informação para o empoderamento e equiparação de oportunidades das pessoas com deficiência em sua formação profissional. Este ensaio objetivou investigar as práticas cotidianas de atendimento a pessoas com deficiência nossistemas de bibliotecas nas universidades federais das capitais brasileiras. A seleção das bibliotecas teve como base o programa Inclui, do MEC. Essa investigação procurou orientar-se nos aspectos de acessibilidade: atitudinal, tecnológico arquitetônico e de acesso à informação e à comunicação. É um estudo exploratório, tendo concluído que, das 23 universidades federais pesquisadas que participam do Programa, 48% delas oferecem algum atendimento, prevalecendo os aspectos tecnológicos e de acesso à informação e à comunicação. Os aspectos atitudinais foram pouco observados, porém apesar disso, é positivo o percentual de instituições envolvidas na busca da inclusão, embora não tenham sido observadas pelas informações oferecidas ações que identifiquem uma política de inclusão bem definida e clara, que perpasse todos os setores dos sistemas de bibliotecas analisados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-21T14:51:27Z
2019-03-21T14:51:27Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Clemilda dos Santos; ARAÚJO, Fernanda Nunes de. Educação inclusiva: práticas no cotidiano de Bibliotecas Universitárias Federais. In: MACHADO, Danielle H. A.; CAZINI, Janaína (orgs). Inclusão e Educação. Ponta Grossa , PR: Atena Editora, 2019.
978 85 7247 029 2
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40370
identifier_str_mv SOUSA, Clemilda dos Santos; ARAÚJO, Fernanda Nunes de. Educação inclusiva: práticas no cotidiano de Bibliotecas Universitárias Federais. In: MACHADO, Danielle H. A.; CAZINI, Janaína (orgs). Inclusão e Educação. Ponta Grossa , PR: Atena Editora, 2019.
978 85 7247 029 2
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028739624206336