O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14440 |
Resumo: | This work attempts to alert for the need of an educational training inmethodology teaching area, mainly in the technical courses (e.g. geology), where the qualification of the teachers are limited to the specific performance areas, no envisaging a solid pedagogic training. This educational professional hole causes serious problems in didactic management process of the courses, deepened by the structural fragility of the coordination of this courses. |
id |
UFC-7_2360f4f8267344d211f799482a8d48f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/14440 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do CearáFormação pedagógicaGestão didáticaCoordenação de cursoThis work attempts to alert for the need of an educational training inmethodology teaching area, mainly in the technical courses (e.g. geology), where the qualification of the teachers are limited to the specific performance areas, no envisaging a solid pedagogic training. This educational professional hole causes serious problems in didactic management process of the courses, deepened by the structural fragility of the coordination of this courses.Este trabalho pretende alertar para a necessidade da formação docente na área de metodologia de ensino, principalmente nos cursos eminentemente técnicos (p. ex. geologia), aonde a qualificação do corpo docente restringe-se as áreas de atuação específica não contemplando uma formação pedagógica sólida. Este vazio profissional docente desencadeia uma série de ingerências no processo de gestão didática dos cursos de graduação, potencializadas pela fragilidade estrutural das Coordenações de Curso.Revista Educação em Debate2015-12-10T14:36:50Z2015-12-10T14:36:50Z2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSABADIA, José Antonio Beltrão. O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do Ceará. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 1, n. 39, p. 58-62, 2000.0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14440Sabadia, José Antonio Beltrãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:39:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14440Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:21.077864Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do Ceará |
title |
O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do Ceará |
spellingShingle |
O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do Ceará Sabadia, José Antonio Beltrão Formação pedagógica Gestão didática Coordenação de curso |
title_short |
O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do Ceará |
title_full |
O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do Ceará |
title_fullStr |
O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do Ceará |
title_full_unstemmed |
O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do Ceará |
title_sort |
O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do Ceará |
author |
Sabadia, José Antonio Beltrão |
author_facet |
Sabadia, José Antonio Beltrão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sabadia, José Antonio Beltrão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação pedagógica Gestão didática Coordenação de curso |
topic |
Formação pedagógica Gestão didática Coordenação de curso |
description |
This work attempts to alert for the need of an educational training inmethodology teaching area, mainly in the technical courses (e.g. geology), where the qualification of the teachers are limited to the specific performance areas, no envisaging a solid pedagogic training. This educational professional hole causes serious problems in didactic management process of the courses, deepened by the structural fragility of the coordination of this courses. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2015-12-10T14:36:50Z 2015-12-10T14:36:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SABADIA, José Antonio Beltrão. O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do Ceará. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 1, n. 39, p. 58-62, 2000. 0102-1117 (impresso) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14440 |
identifier_str_mv |
SABADIA, José Antonio Beltrão. O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do Ceará. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 1, n. 39, p. 58-62, 2000. 0102-1117 (impresso) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028991407226880 |