O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabadia, José Antonio Beltrão
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14440
Resumo: This work attempts to alert for the need of an educational training inmethodology teaching area, mainly in the technical courses (e.g. geology), where the qualification of the teachers are limited to the specific performance areas, no envisaging a solid pedagogic training. This educational professional hole causes serious problems in didactic management process of the courses, deepened by the structural fragility of the coordination of this courses.
id UFC-7_2360f4f8267344d211f799482a8d48f9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/14440
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do CearáFormação pedagógicaGestão didáticaCoordenação de cursoThis work attempts to alert for the need of an educational training inmethodology teaching area, mainly in the technical courses (e.g. geology), where the qualification of the teachers are limited to the specific performance areas, no envisaging a solid pedagogic training. This educational professional hole causes serious problems in didactic management process of the courses, deepened by the structural fragility of the coordination of this courses.Este trabalho pretende alertar para a necessidade da formação docente na área de metodologia de ensino, principalmente nos cursos eminentemente técnicos (p. ex. geologia), aonde a qualificação do corpo docente restringe-se as áreas de atuação específica não contemplando uma formação pedagógica sólida. Este vazio profissional docente desencadeia uma série de ingerências no processo de gestão didática dos cursos de graduação, potencializadas pela fragilidade estrutural das Coordenações de Curso.Revista Educação em Debate2015-12-10T14:36:50Z2015-12-10T14:36:50Z2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSABADIA, José Antonio Beltrão. O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do Ceará. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 1, n. 39, p. 58-62, 2000.0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14440Sabadia, José Antonio Beltrãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:39:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14440Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:21.077864Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do Ceará
title O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do Ceará
spellingShingle O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do Ceará
Sabadia, José Antonio Beltrão
Formação pedagógica
Gestão didática
Coordenação de curso
title_short O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do Ceará
title_full O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do Ceará
title_fullStr O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do Ceará
title_full_unstemmed O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do Ceará
title_sort O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do Ceará
author Sabadia, José Antonio Beltrão
author_facet Sabadia, José Antonio Beltrão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sabadia, José Antonio Beltrão
dc.subject.por.fl_str_mv Formação pedagógica
Gestão didática
Coordenação de curso
topic Formação pedagógica
Gestão didática
Coordenação de curso
description This work attempts to alert for the need of an educational training inmethodology teaching area, mainly in the technical courses (e.g. geology), where the qualification of the teachers are limited to the specific performance areas, no envisaging a solid pedagogic training. This educational professional hole causes serious problems in didactic management process of the courses, deepened by the structural fragility of the coordination of this courses.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2015-12-10T14:36:50Z
2015-12-10T14:36:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SABADIA, José Antonio Beltrão. O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do Ceará. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 1, n. 39, p. 58-62, 2000.
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14440
identifier_str_mv SABADIA, José Antonio Beltrão. O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do Ceará. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 1, n. 39, p. 58-62, 2000.
0102-1117 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028991407226880