Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1990 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14149 |
Resumo: | As Coordenações de Cursos nas Universidades se ressentem de um trabalho burocrático desgastante e repetitivo. Isto acontece por falta de uma proposta teórica clara do curso, da qual decorreria uma ação pedagógica explícita e consequente, delineando assim, o trabalho dos coordenadores de curso. Assumimos a Coordenação do Curso de Pedagogia da UFC em novembro/86, para uma gestão de dois anos, depois de uma eleição paritária em que todos os membros da Faculdade de Educação (alunos e professores) votaram. Iniciamos nosso trabalho com a elaboração de uma proposta apresentada por ocasião das eleições; proposta essa que depois foi concretizada num plano constituído de vários projetos pedagógicos. É exatamente esta experiência de vivência na função pedagógica da Coordenação e seus resultados, tais como: maior participação de todos os setores da Faculdade, mais dinamismo no curso, maior centralização e valorização do aluno, preocupação com um ensino qualificado e comprometido com a transformação da realidade social, que iremos discutir nesta comunicação de experiência. Estamos certos que foi a clareza da postura teórica do curso, explicitada na "Proposta de Reformulação Curricular" que está sendo implantada no Curso de Pedagogia da UFC, que permitiu o redirecionamento pedagógico da Coordenação de curso... |
id |
UFC-7_e06e91f15fdeb23f075f5c6aa47fca1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/14149 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superiorFunção pedagógicaCoordenação de cursoNível superiorAs Coordenações de Cursos nas Universidades se ressentem de um trabalho burocrático desgastante e repetitivo. Isto acontece por falta de uma proposta teórica clara do curso, da qual decorreria uma ação pedagógica explícita e consequente, delineando assim, o trabalho dos coordenadores de curso. Assumimos a Coordenação do Curso de Pedagogia da UFC em novembro/86, para uma gestão de dois anos, depois de uma eleição paritária em que todos os membros da Faculdade de Educação (alunos e professores) votaram. Iniciamos nosso trabalho com a elaboração de uma proposta apresentada por ocasião das eleições; proposta essa que depois foi concretizada num plano constituído de vários projetos pedagógicos. É exatamente esta experiência de vivência na função pedagógica da Coordenação e seus resultados, tais como: maior participação de todos os setores da Faculdade, mais dinamismo no curso, maior centralização e valorização do aluno, preocupação com um ensino qualificado e comprometido com a transformação da realidade social, que iremos discutir nesta comunicação de experiência. Estamos certos que foi a clareza da postura teórica do curso, explicitada na "Proposta de Reformulação Curricular" que está sendo implantada no Curso de Pedagogia da UFC, que permitiu o redirecionamento pedagógico da Coordenação de curso...Revista Educação em Debate2015-11-25T14:44:26Z2015-11-25T14:44:26Z1990info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERNANDES, Maria Estrela Araújo. Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 13, n. 19 e 20, p. 37-53, 1990.0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14149Fernandes, Maria Estrela Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:35:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14149Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:55.403666Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior |
title |
Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior |
spellingShingle |
Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior Fernandes, Maria Estrela Araújo Função pedagógica Coordenação de curso Nível superior |
title_short |
Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior |
title_full |
Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior |
title_fullStr |
Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior |
title_full_unstemmed |
Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior |
title_sort |
Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior |
author |
Fernandes, Maria Estrela Araújo |
author_facet |
Fernandes, Maria Estrela Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Maria Estrela Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Função pedagógica Coordenação de curso Nível superior |
topic |
Função pedagógica Coordenação de curso Nível superior |
description |
As Coordenações de Cursos nas Universidades se ressentem de um trabalho burocrático desgastante e repetitivo. Isto acontece por falta de uma proposta teórica clara do curso, da qual decorreria uma ação pedagógica explícita e consequente, delineando assim, o trabalho dos coordenadores de curso. Assumimos a Coordenação do Curso de Pedagogia da UFC em novembro/86, para uma gestão de dois anos, depois de uma eleição paritária em que todos os membros da Faculdade de Educação (alunos e professores) votaram. Iniciamos nosso trabalho com a elaboração de uma proposta apresentada por ocasião das eleições; proposta essa que depois foi concretizada num plano constituído de vários projetos pedagógicos. É exatamente esta experiência de vivência na função pedagógica da Coordenação e seus resultados, tais como: maior participação de todos os setores da Faculdade, mais dinamismo no curso, maior centralização e valorização do aluno, preocupação com um ensino qualificado e comprometido com a transformação da realidade social, que iremos discutir nesta comunicação de experiência. Estamos certos que foi a clareza da postura teórica do curso, explicitada na "Proposta de Reformulação Curricular" que está sendo implantada no Curso de Pedagogia da UFC, que permitiu o redirecionamento pedagógico da Coordenação de curso... |
publishDate |
1990 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1990 2015-11-25T14:44:26Z 2015-11-25T14:44:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERNANDES, Maria Estrela Araújo. Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 13, n. 19 e 20, p. 37-53, 1990. 0102-1117 (impresso) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14149 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Maria Estrela Araújo. Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 13, n. 19 e 20, p. 37-53, 1990. 0102-1117 (impresso) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028779995430912 |