Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria Estrela Araújo
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14149
Resumo: As Coordenações de Cursos nas Universidades se ressentem de um trabalho burocrático desgastante e repetitivo. Isto acontece por falta de uma proposta teórica clara do curso, da qual decorreria uma ação pedagógica explícita e consequente, delineando assim, o trabalho dos coordenadores de curso. Assumimos a Coordenação do Curso de Pedagogia da UFC em novembro/86, para uma gestão de dois anos, depois de uma eleição paritária em que todos os membros da Faculdade de Educação (alunos e professores) votaram. Iniciamos nosso trabalho com a elaboração de uma proposta apresentada por ocasião das eleições; proposta essa que depois foi concretizada num plano constituído de vários projetos pedagógicos. É exatamente esta experiência de vivência na função pedagógica da Coordenação e seus resultados, tais como: maior participação de todos os setores da Faculdade, mais dinamismo no curso, maior centralização e valorização do aluno, preocupação com um ensino qualificado e comprometido com a transformação da realidade social, que iremos discutir nesta comunicação de experiência. Estamos certos que foi a clareza da postura teórica do curso, explicitada na "Proposta de Reformulação Curricular" que está sendo implantada no Curso de Pedagogia da UFC, que permitiu o redirecionamento pedagógico da Coordenação de curso...
id UFC-7_e06e91f15fdeb23f075f5c6aa47fca1e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/14149
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superiorFunção pedagógicaCoordenação de cursoNível superiorAs Coordenações de Cursos nas Universidades se ressentem de um trabalho burocrático desgastante e repetitivo. Isto acontece por falta de uma proposta teórica clara do curso, da qual decorreria uma ação pedagógica explícita e consequente, delineando assim, o trabalho dos coordenadores de curso. Assumimos a Coordenação do Curso de Pedagogia da UFC em novembro/86, para uma gestão de dois anos, depois de uma eleição paritária em que todos os membros da Faculdade de Educação (alunos e professores) votaram. Iniciamos nosso trabalho com a elaboração de uma proposta apresentada por ocasião das eleições; proposta essa que depois foi concretizada num plano constituído de vários projetos pedagógicos. É exatamente esta experiência de vivência na função pedagógica da Coordenação e seus resultados, tais como: maior participação de todos os setores da Faculdade, mais dinamismo no curso, maior centralização e valorização do aluno, preocupação com um ensino qualificado e comprometido com a transformação da realidade social, que iremos discutir nesta comunicação de experiência. Estamos certos que foi a clareza da postura teórica do curso, explicitada na "Proposta de Reformulação Curricular" que está sendo implantada no Curso de Pedagogia da UFC, que permitiu o redirecionamento pedagógico da Coordenação de curso...Revista Educação em Debate2015-11-25T14:44:26Z2015-11-25T14:44:26Z1990info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERNANDES, Maria Estrela Araújo. Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 13, n. 19 e 20, p. 37-53, 1990.0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14149Fernandes, Maria Estrela Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:35:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14149Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:55.403666Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior
title Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior
spellingShingle Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior
Fernandes, Maria Estrela Araújo
Função pedagógica
Coordenação de curso
Nível superior
title_short Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior
title_full Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior
title_fullStr Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior
title_full_unstemmed Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior
title_sort Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior
author Fernandes, Maria Estrela Araújo
author_facet Fernandes, Maria Estrela Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Maria Estrela Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Função pedagógica
Coordenação de curso
Nível superior
topic Função pedagógica
Coordenação de curso
Nível superior
description As Coordenações de Cursos nas Universidades se ressentem de um trabalho burocrático desgastante e repetitivo. Isto acontece por falta de uma proposta teórica clara do curso, da qual decorreria uma ação pedagógica explícita e consequente, delineando assim, o trabalho dos coordenadores de curso. Assumimos a Coordenação do Curso de Pedagogia da UFC em novembro/86, para uma gestão de dois anos, depois de uma eleição paritária em que todos os membros da Faculdade de Educação (alunos e professores) votaram. Iniciamos nosso trabalho com a elaboração de uma proposta apresentada por ocasião das eleições; proposta essa que depois foi concretizada num plano constituído de vários projetos pedagógicos. É exatamente esta experiência de vivência na função pedagógica da Coordenação e seus resultados, tais como: maior participação de todos os setores da Faculdade, mais dinamismo no curso, maior centralização e valorização do aluno, preocupação com um ensino qualificado e comprometido com a transformação da realidade social, que iremos discutir nesta comunicação de experiência. Estamos certos que foi a clareza da postura teórica do curso, explicitada na "Proposta de Reformulação Curricular" que está sendo implantada no Curso de Pedagogia da UFC, que permitiu o redirecionamento pedagógico da Coordenação de curso...
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990
2015-11-25T14:44:26Z
2015-11-25T14:44:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Maria Estrela Araújo. Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 13, n. 19 e 20, p. 37-53, 1990.
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14149
identifier_str_mv FERNANDES, Maria Estrela Araújo. Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 13, n. 19 e 20, p. 37-53, 1990.
0102-1117 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028779995430912