Análise do valor protéico do rotífero Brachionus plicatilis submetido à diferentes dietas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Eliano Vieira
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43605
Resumo: 0 presente trabalho teve como objetivo testar alimentos alternativos a fim de minimizar os custos de produção do rotífero Brachionus plicatilis em larga escala. Além disso, foi testada a espécie de microalga ideal para o melhor desenvolvimento do referido rotífero. O Brachionus plicatilis possui algumas características que o tornam bastante importante, entre elas, a capacidade de suportar altas densidades populacionais, por apresentar ciclo de vida relativamente curto, serem euritérmicos e eurihalinos, assim coma, já estarem bastante adaptados às nossas condições ambientais. A microalga que apresentou melhor performance para o desenvolvimento do rotífero B. plicatilis, foi Tetraselmis chuii atingindo a densidade de 137 indivíduos por mililitro no oitavo dia de cultivo. Os rotíferos alimentados com lsochrysis galbana tiveram sua densidade máxima de 35 indivíduos por mililitro no sexto dia de cultivo com um desempenho regular. A microalga Dunaliella salina foi a que apresentou pior resultado para o desenvolvimento do rotífero, com pico de produção alcançado no oitavo dia com a densidade de 08 indivíduos por mililitro. O teor de proteína alcançado pelo rotífero Brachionus plicatilis, variou de acordo com a dieta oferecida. Os indivíduos alimentados exclusivamente de microalgas Tetraselmis chuii, apresentaram o melhor teor protéico, com 4,44% de proteína bruta e o pior desempenho foi obtido com uma dieta composta de 90% de levedura de padaria e 10% de microalga Tetraselmis chuii, com 1,22% de proteína bruta.
id UFC-7_23fd514e201cf25aa0e7e59d1584cda7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/43605
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Análise do valor protéico do rotífero Brachionus plicatilis submetido à diferentes dietasBiologia marinhaAlgas marinhas0 presente trabalho teve como objetivo testar alimentos alternativos a fim de minimizar os custos de produção do rotífero Brachionus plicatilis em larga escala. Além disso, foi testada a espécie de microalga ideal para o melhor desenvolvimento do referido rotífero. O Brachionus plicatilis possui algumas características que o tornam bastante importante, entre elas, a capacidade de suportar altas densidades populacionais, por apresentar ciclo de vida relativamente curto, serem euritérmicos e eurihalinos, assim coma, já estarem bastante adaptados às nossas condições ambientais. A microalga que apresentou melhor performance para o desenvolvimento do rotífero B. plicatilis, foi Tetraselmis chuii atingindo a densidade de 137 indivíduos por mililitro no oitavo dia de cultivo. Os rotíferos alimentados com lsochrysis galbana tiveram sua densidade máxima de 35 indivíduos por mililitro no sexto dia de cultivo com um desempenho regular. A microalga Dunaliella salina foi a que apresentou pior resultado para o desenvolvimento do rotífero, com pico de produção alcançado no oitavo dia com a densidade de 08 indivíduos por mililitro. O teor de proteína alcançado pelo rotífero Brachionus plicatilis, variou de acordo com a dieta oferecida. Os indivíduos alimentados exclusivamente de microalgas Tetraselmis chuii, apresentaram o melhor teor protéico, com 4,44% de proteína bruta e o pior desempenho foi obtido com uma dieta composta de 90% de levedura de padaria e 10% de microalga Tetraselmis chuii, com 1,22% de proteína bruta.Klein, Vera Lúcia MotaAraújo, Maria Elisabeth dePessoa, Eliano Vieira2019-07-15T19:01:39Z2019-07-15T19:01:39Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPESSOA, Eliano Vieira. Análise do valor protéico do rotífero Brachionus plicatilis submetido à diferentes dietas. 1999. TCC (Graduação em Engneharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1999.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43605porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-15T19:01:39Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43605Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:41:18.483631Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do valor protéico do rotífero Brachionus plicatilis submetido à diferentes dietas
title Análise do valor protéico do rotífero Brachionus plicatilis submetido à diferentes dietas
spellingShingle Análise do valor protéico do rotífero Brachionus plicatilis submetido à diferentes dietas
Pessoa, Eliano Vieira
Biologia marinha
Algas marinhas
title_short Análise do valor protéico do rotífero Brachionus plicatilis submetido à diferentes dietas
title_full Análise do valor protéico do rotífero Brachionus plicatilis submetido à diferentes dietas
title_fullStr Análise do valor protéico do rotífero Brachionus plicatilis submetido à diferentes dietas
title_full_unstemmed Análise do valor protéico do rotífero Brachionus plicatilis submetido à diferentes dietas
title_sort Análise do valor protéico do rotífero Brachionus plicatilis submetido à diferentes dietas
author Pessoa, Eliano Vieira
author_facet Pessoa, Eliano Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Klein, Vera Lúcia Mota
Araújo, Maria Elisabeth de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Eliano Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia marinha
Algas marinhas
topic Biologia marinha
Algas marinhas
description 0 presente trabalho teve como objetivo testar alimentos alternativos a fim de minimizar os custos de produção do rotífero Brachionus plicatilis em larga escala. Além disso, foi testada a espécie de microalga ideal para o melhor desenvolvimento do referido rotífero. O Brachionus plicatilis possui algumas características que o tornam bastante importante, entre elas, a capacidade de suportar altas densidades populacionais, por apresentar ciclo de vida relativamente curto, serem euritérmicos e eurihalinos, assim coma, já estarem bastante adaptados às nossas condições ambientais. A microalga que apresentou melhor performance para o desenvolvimento do rotífero B. plicatilis, foi Tetraselmis chuii atingindo a densidade de 137 indivíduos por mililitro no oitavo dia de cultivo. Os rotíferos alimentados com lsochrysis galbana tiveram sua densidade máxima de 35 indivíduos por mililitro no sexto dia de cultivo com um desempenho regular. A microalga Dunaliella salina foi a que apresentou pior resultado para o desenvolvimento do rotífero, com pico de produção alcançado no oitavo dia com a densidade de 08 indivíduos por mililitro. O teor de proteína alcançado pelo rotífero Brachionus plicatilis, variou de acordo com a dieta oferecida. Os indivíduos alimentados exclusivamente de microalgas Tetraselmis chuii, apresentaram o melhor teor protéico, com 4,44% de proteína bruta e o pior desempenho foi obtido com uma dieta composta de 90% de levedura de padaria e 10% de microalga Tetraselmis chuii, com 1,22% de proteína bruta.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2019-07-15T19:01:39Z
2019-07-15T19:01:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PESSOA, Eliano Vieira. Análise do valor protéico do rotífero Brachionus plicatilis submetido à diferentes dietas. 1999. TCC (Graduação em Engneharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1999.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43605
identifier_str_mv PESSOA, Eliano Vieira. Análise do valor protéico do rotífero Brachionus plicatilis submetido à diferentes dietas. 1999. TCC (Graduação em Engneharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1999.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028907040899072