O currículo universitário na formação do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campani, Adriana
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46173
Resumo: O discurso produzido pelas políticas educacionais no Brasil destaca a urgência de uma "educação geral para todos" pois a sociedade brasiIeira precisa estar preparada para atender às demandas de um mercado globalizado e altamente informatizado. Esse desafio, segundo o governo, deve ser enfrentado pela educação escolar porquanto cabe à escola um conjunto de novas tarefas como "instituição que desenvolve uma prática educativa planejada e sistemática durante um período contínuo e extenso de tempo na vida das pessoas" (PRADO, 1999, p.1 21). [...] No Brasil, especificamente, as reformas educacio­nais ocorrem a partir da segunda metade da década de 90. Uma das metas destas reformas é redimensionar o projeto de formação de professores no ensino superior, mediante diretrizes curriculares e linhas norteadoras para novos pro­jetos político-pedagógicos das instituições. Com base nis­so, percebemos nítida preocupação por parte do discurso oficial em estabelecer novos conhecimentos e novas for­mas de aprendizagem destes, na tentativa de inserir uma nova lógica de formação. [...]
id UFC-7_24efa6a3f3d4e50a1b34db356447d262
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/46173
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O currículo universitário na formação do professorMercado globalizadoEducação escolarFormação de professoresO discurso produzido pelas políticas educacionais no Brasil destaca a urgência de uma "educação geral para todos" pois a sociedade brasiIeira precisa estar preparada para atender às demandas de um mercado globalizado e altamente informatizado. Esse desafio, segundo o governo, deve ser enfrentado pela educação escolar porquanto cabe à escola um conjunto de novas tarefas como "instituição que desenvolve uma prática educativa planejada e sistemática durante um período contínuo e extenso de tempo na vida das pessoas" (PRADO, 1999, p.1 21). [...] No Brasil, especificamente, as reformas educacio­nais ocorrem a partir da segunda metade da década de 90. Uma das metas destas reformas é redimensionar o projeto de formação de professores no ensino superior, mediante diretrizes curriculares e linhas norteadoras para novos pro­jetos político-pedagógicos das instituições. Com base nis­so, percebemos nítida preocupação por parte do discurso oficial em estabelecer novos conhecimentos e novas for­mas de aprendizagem destes, na tentativa de inserir uma nova lógica de formação. [...]Editora UFC2019-09-26T17:43:16Z2019-09-26T17:43:16Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfCAMPANI, Adriana. O currículo universitário na formação do professor. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 17-36.85 7282 188 0http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46173Campani, Adrianaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-26T17:43:16Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46173Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:19.566556Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo universitário na formação do professor
title O currículo universitário na formação do professor
spellingShingle O currículo universitário na formação do professor
Campani, Adriana
Mercado globalizado
Educação escolar
Formação de professores
title_short O currículo universitário na formação do professor
title_full O currículo universitário na formação do professor
title_fullStr O currículo universitário na formação do professor
title_full_unstemmed O currículo universitário na formação do professor
title_sort O currículo universitário na formação do professor
author Campani, Adriana
author_facet Campani, Adriana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campani, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado globalizado
Educação escolar
Formação de professores
topic Mercado globalizado
Educação escolar
Formação de professores
description O discurso produzido pelas políticas educacionais no Brasil destaca a urgência de uma "educação geral para todos" pois a sociedade brasiIeira precisa estar preparada para atender às demandas de um mercado globalizado e altamente informatizado. Esse desafio, segundo o governo, deve ser enfrentado pela educação escolar porquanto cabe à escola um conjunto de novas tarefas como "instituição que desenvolve uma prática educativa planejada e sistemática durante um período contínuo e extenso de tempo na vida das pessoas" (PRADO, 1999, p.1 21). [...] No Brasil, especificamente, as reformas educacio­nais ocorrem a partir da segunda metade da década de 90. Uma das metas destas reformas é redimensionar o projeto de formação de professores no ensino superior, mediante diretrizes curriculares e linhas norteadoras para novos pro­jetos político-pedagógicos das instituições. Com base nis­so, percebemos nítida preocupação por parte do discurso oficial em estabelecer novos conhecimentos e novas for­mas de aprendizagem destes, na tentativa de inserir uma nova lógica de formação. [...]
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-09-26T17:43:16Z
2019-09-26T17:43:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMPANI, Adriana. O currículo universitário na formação do professor. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 17-36.
85 7282 188 0
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46173
identifier_str_mv CAMPANI, Adriana. O currículo universitário na formação do professor. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 17-36.
85 7282 188 0
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFC
publisher.none.fl_str_mv Editora UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028873430892544