O currículo universitário na formação do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46173 |
Resumo: | O discurso produzido pelas políticas educacionais no Brasil destaca a urgência de uma "educação geral para todos" pois a sociedade brasiIeira precisa estar preparada para atender às demandas de um mercado globalizado e altamente informatizado. Esse desafio, segundo o governo, deve ser enfrentado pela educação escolar porquanto cabe à escola um conjunto de novas tarefas como "instituição que desenvolve uma prática educativa planejada e sistemática durante um período contínuo e extenso de tempo na vida das pessoas" (PRADO, 1999, p.1 21). [...] No Brasil, especificamente, as reformas educacionais ocorrem a partir da segunda metade da década de 90. Uma das metas destas reformas é redimensionar o projeto de formação de professores no ensino superior, mediante diretrizes curriculares e linhas norteadoras para novos projetos político-pedagógicos das instituições. Com base nisso, percebemos nítida preocupação por parte do discurso oficial em estabelecer novos conhecimentos e novas formas de aprendizagem destes, na tentativa de inserir uma nova lógica de formação. [...] |
id |
UFC-7_24efa6a3f3d4e50a1b34db356447d262 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/46173 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O currículo universitário na formação do professorMercado globalizadoEducação escolarFormação de professoresO discurso produzido pelas políticas educacionais no Brasil destaca a urgência de uma "educação geral para todos" pois a sociedade brasiIeira precisa estar preparada para atender às demandas de um mercado globalizado e altamente informatizado. Esse desafio, segundo o governo, deve ser enfrentado pela educação escolar porquanto cabe à escola um conjunto de novas tarefas como "instituição que desenvolve uma prática educativa planejada e sistemática durante um período contínuo e extenso de tempo na vida das pessoas" (PRADO, 1999, p.1 21). [...] No Brasil, especificamente, as reformas educacionais ocorrem a partir da segunda metade da década de 90. Uma das metas destas reformas é redimensionar o projeto de formação de professores no ensino superior, mediante diretrizes curriculares e linhas norteadoras para novos projetos político-pedagógicos das instituições. Com base nisso, percebemos nítida preocupação por parte do discurso oficial em estabelecer novos conhecimentos e novas formas de aprendizagem destes, na tentativa de inserir uma nova lógica de formação. [...]Editora UFC2019-09-26T17:43:16Z2019-09-26T17:43:16Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfCAMPANI, Adriana. O currículo universitário na formação do professor. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 17-36.85 7282 188 0http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46173Campani, Adrianaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-26T17:43:16Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46173Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:19.566556Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O currículo universitário na formação do professor |
title |
O currículo universitário na formação do professor |
spellingShingle |
O currículo universitário na formação do professor Campani, Adriana Mercado globalizado Educação escolar Formação de professores |
title_short |
O currículo universitário na formação do professor |
title_full |
O currículo universitário na formação do professor |
title_fullStr |
O currículo universitário na formação do professor |
title_full_unstemmed |
O currículo universitário na formação do professor |
title_sort |
O currículo universitário na formação do professor |
author |
Campani, Adriana |
author_facet |
Campani, Adriana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campani, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mercado globalizado Educação escolar Formação de professores |
topic |
Mercado globalizado Educação escolar Formação de professores |
description |
O discurso produzido pelas políticas educacionais no Brasil destaca a urgência de uma "educação geral para todos" pois a sociedade brasiIeira precisa estar preparada para atender às demandas de um mercado globalizado e altamente informatizado. Esse desafio, segundo o governo, deve ser enfrentado pela educação escolar porquanto cabe à escola um conjunto de novas tarefas como "instituição que desenvolve uma prática educativa planejada e sistemática durante um período contínuo e extenso de tempo na vida das pessoas" (PRADO, 1999, p.1 21). [...] No Brasil, especificamente, as reformas educacionais ocorrem a partir da segunda metade da década de 90. Uma das metas destas reformas é redimensionar o projeto de formação de professores no ensino superior, mediante diretrizes curriculares e linhas norteadoras para novos projetos político-pedagógicos das instituições. Com base nisso, percebemos nítida preocupação por parte do discurso oficial em estabelecer novos conhecimentos e novas formas de aprendizagem destes, na tentativa de inserir uma nova lógica de formação. [...] |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2019-09-26T17:43:16Z 2019-09-26T17:43:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAMPANI, Adriana. O currículo universitário na formação do professor. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 17-36. 85 7282 188 0 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46173 |
identifier_str_mv |
CAMPANI, Adriana. O currículo universitário na formação do professor. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 17-36. 85 7282 188 0 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028873430892544 |