Influência de estratégia de educação em saúde mediada por álbum seriado sobre a autoeficácia materna para amamentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dodt, Regina Cláudia Melo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ferreira, Ádria Marcela Vieira, Nascimento, Ludmila Alves do, Macêdo, Andréa Cavalcante, Joventino, Emanuella Silva, Ximenes, Lorena Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8331
Resumo: The objective was to verify the self-efficacy of new mothers before and after an educational intervention. We opted for a quantitative study involving 100 new mothers of a public maternity hospital in Fortaleza-CE, Brazil. Before and after the application of the serial album “I can breastfeed my child”, interviews were performed using two forms: the first was used to collect identification data of the participants and the second was the Breastfeeding Self-Efficacy Scale Short Form. We found an increase in scores on the scale after the educational intervention, particularly in mothers with specific characteristics, with a statistically significant association between the following variables: age between 20 and 29 years; married/consensual union; from five to seven household members; engaged in paid work outside the home; and family income from two to eight minimum wages. We concluded that the educational intervention implemented with women who had just given birth was effective in increasing maternal breastfeeding self-efficacy, which may result in improving breastfeeding rates.
id UFC-7_254375006b8797642969ebbbc733b7ad
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/8331
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Influência de estratégia de educação em saúde mediada por álbum seriado sobre a autoeficácia materna para amamentarInfluence of health education strategy mediated by a self-efficacy breastfeeding serial albumAleitamento MaternoPeríodo Pós-PartoEducação em saúdeThe objective was to verify the self-efficacy of new mothers before and after an educational intervention. We opted for a quantitative study involving 100 new mothers of a public maternity hospital in Fortaleza-CE, Brazil. Before and after the application of the serial album “I can breastfeed my child”, interviews were performed using two forms: the first was used to collect identification data of the participants and the second was the Breastfeeding Self-Efficacy Scale Short Form. We found an increase in scores on the scale after the educational intervention, particularly in mothers with specific characteristics, with a statistically significant association between the following variables: age between 20 and 29 years; married/consensual union; from five to seven household members; engaged in paid work outside the home; and family income from two to eight minimum wages. We concluded that the educational intervention implemented with women who had just given birth was effective in increasing maternal breastfeeding self-efficacy, which may result in improving breastfeeding rates.Objetivou-se verificar a autoeficácia da puérpera em amamentar, antes e após a intervenção educativa. Optou-se por um estudo quantitativo, desenvolvido com 100 puérperas de uma maternidade pública de Fortaleza-CE. Antes e após aplicação do álbum seriado “Eu posso amamentar o meu filho”, foram realizadas entrevistas utilizando dois formulários abordando dados de identificação da puérpera e a Breastfeeding Self-Efficacy Scale Short Form. Constatou-se um aumento dos escores da escala após a utilização da intervenção educativa, sobretudo em puérperas com características específicas, já que se observou associação estatisticamente significante entre as seguintes variáveis: idade entre 20-29 anos; estado civil casado/união consensual; número de cinco a sete moradores na casa; puérperas que exerciam atividades remuneradas fora do lar e rendas familiares de dois a oito salários mínimos. Conclui-se que a tecnologia educativa implementada às puérperas foi eficaz no aumento da autoeficácia materna em amamentar, podendo resultar, consequentemente, no alcance de boas taxas de aleitamento materno.El objetivo fue verificar la autoeficacia de puérperas en amamantar, antes y después de la intervención educativa. Estudio cuantitativo, con 100 mujeres de maternidad pública de Fortaleza-CE, Brasil. Antes y después de la aplicación del álbum ilustrado “Yo puedo amamantar a mi hijo”, fueron realizadas entrevistas con dos encuestas para abordar datos de identificación de la puérpera y Breastfeeding Self-Efficacy Scale Short Form. Hubo aumento en las puntuaciones de la escala después de la intervención educativa, especialmente en las madres con características específicas, con asociación estadísticamente significativa entre las variables: edades entre 20-29 años; estado civil casado/unión libre; número de cinco a siete miembros del hogar; madres que realizaban trabajo remunerado fuera del hogar; rentas familiares de dos a ocho sueldos mínimos. La tecnología educativa implementada a las puérperas fue eficaz cuanto al aumento de la autoeficacia materna en amamantar, resultando, por lo tanto, en el alcance de buenos índices de lactancia materna.Texto & contexto enfermagem2014-06-24T13:54:05Z2014-06-24T13:54:05Z2013-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDODT, R. C. M. et al. Influência de estratégia de educação em saúde mediada por álbum seriado sobre a autoeficácia materna para amamentar. Texto & contexto enfermagem, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 610-618, jul./set. 2013.0104-0707http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8331Dodt, Regina Cláudia MeloFerreira, Ádria Marcela VieiraNascimento, Ludmila Alves doMacêdo, Andréa CavalcanteJoventino, Emanuella SilvaXimenes, Lorena Barbosaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-14T12:33:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/8331Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:33.410218Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência de estratégia de educação em saúde mediada por álbum seriado sobre a autoeficácia materna para amamentar
Influence of health education strategy mediated by a self-efficacy breastfeeding serial album
title Influência de estratégia de educação em saúde mediada por álbum seriado sobre a autoeficácia materna para amamentar
spellingShingle Influência de estratégia de educação em saúde mediada por álbum seriado sobre a autoeficácia materna para amamentar
Dodt, Regina Cláudia Melo
Aleitamento Materno
Período Pós-Parto
Educação em saúde
title_short Influência de estratégia de educação em saúde mediada por álbum seriado sobre a autoeficácia materna para amamentar
title_full Influência de estratégia de educação em saúde mediada por álbum seriado sobre a autoeficácia materna para amamentar
title_fullStr Influência de estratégia de educação em saúde mediada por álbum seriado sobre a autoeficácia materna para amamentar
title_full_unstemmed Influência de estratégia de educação em saúde mediada por álbum seriado sobre a autoeficácia materna para amamentar
title_sort Influência de estratégia de educação em saúde mediada por álbum seriado sobre a autoeficácia materna para amamentar
author Dodt, Regina Cláudia Melo
author_facet Dodt, Regina Cláudia Melo
Ferreira, Ádria Marcela Vieira
Nascimento, Ludmila Alves do
Macêdo, Andréa Cavalcante
Joventino, Emanuella Silva
Ximenes, Lorena Barbosa
author_role author
author2 Ferreira, Ádria Marcela Vieira
Nascimento, Ludmila Alves do
Macêdo, Andréa Cavalcante
Joventino, Emanuella Silva
Ximenes, Lorena Barbosa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dodt, Regina Cláudia Melo
Ferreira, Ádria Marcela Vieira
Nascimento, Ludmila Alves do
Macêdo, Andréa Cavalcante
Joventino, Emanuella Silva
Ximenes, Lorena Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Aleitamento Materno
Período Pós-Parto
Educação em saúde
topic Aleitamento Materno
Período Pós-Parto
Educação em saúde
description The objective was to verify the self-efficacy of new mothers before and after an educational intervention. We opted for a quantitative study involving 100 new mothers of a public maternity hospital in Fortaleza-CE, Brazil. Before and after the application of the serial album “I can breastfeed my child”, interviews were performed using two forms: the first was used to collect identification data of the participants and the second was the Breastfeeding Self-Efficacy Scale Short Form. We found an increase in scores on the scale after the educational intervention, particularly in mothers with specific characteristics, with a statistically significant association between the following variables: age between 20 and 29 years; married/consensual union; from five to seven household members; engaged in paid work outside the home; and family income from two to eight minimum wages. We concluded that the educational intervention implemented with women who had just given birth was effective in increasing maternal breastfeeding self-efficacy, which may result in improving breastfeeding rates.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07
2014-06-24T13:54:05Z
2014-06-24T13:54:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DODT, R. C. M. et al. Influência de estratégia de educação em saúde mediada por álbum seriado sobre a autoeficácia materna para amamentar. Texto & contexto enfermagem, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 610-618, jul./set. 2013.
0104-0707
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8331
identifier_str_mv DODT, R. C. M. et al. Influência de estratégia de educação em saúde mediada por álbum seriado sobre a autoeficácia materna para amamentar. Texto & contexto enfermagem, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 610-618, jul./set. 2013.
0104-0707
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028733436559360