Uma visão sistêmica do transporte do paciente cirúrgico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chianca, Tania Couto Machado
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60274
Resumo: O desejo de elaborar um trabalho que apreciasse o transporte do paciente cirúrgico dentro do hospital remonta do nosso ingresso na universidade na qualidade de professor. Naquele instante foi exigida a elaboração de um projeto de pesquisa, o qual foi desenvolvido com duas colegas docentes. A consecução foi barrada pela falta de referencias bibliográficas, pela nossa falta de experiência enquanto pesqui- sadoras, pelas divergências e atribuições nas áreas de trabalho. Quando ingressamos no curso de pós-graduação, a vontade de trabalhar com o tema retornou e começamos, novamente, a realizar levantamentos bibliográficos, relacionadas ao assunto, nos onze últimos anos (1980-1991). Nenhuma referência foi encon- trada relativa ao transporte de pacientes no período pré-operató- rio em hospital. Deparamos, então, com uma dúvida básica: seria o transporte do paciente' cirúrgico uma atividade simplesmente técnica ou envolvería aspectos emocionais do paciente? Qual a im- portância do transporte para o paciente c para os profissionais envolvidos com a tarefa? Na tentativa de descobrir o significado do trans- porte do paciente cirúrgico, realizamos uma colagem *, com a ajuda de colegas enfermeiras e uma psicóloga, em grupo de supervisão didática. A questão do transporte foi percebida como numa peça de teatro, onde cada pessoa tem um papel a executar, e o paciente 1 colagce: utilizamos recortes de jornais e revistas que foram colocados numa cartolina de aodo a mostrar o que significava, para nós, o transporte do paciente cirúrgico. permanece solitário e indefeso diante do aparato imposto pela si- tuaçao. Esta é representada pelo uso de gorros, máscaras, macas, cadeiras de rodas, barulhos e ruídos peculiares, além das conver- sas pouco dirigidas.
id UFC-7_25bf351cdb868ff6a775e8f8ad17e48c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/60274
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Uma visão sistêmica do transporte do paciente cirúrgicoEnfermagem PerioperatóriaTransporte de PacientesO desejo de elaborar um trabalho que apreciasse o transporte do paciente cirúrgico dentro do hospital remonta do nosso ingresso na universidade na qualidade de professor. Naquele instante foi exigida a elaboração de um projeto de pesquisa, o qual foi desenvolvido com duas colegas docentes. A consecução foi barrada pela falta de referencias bibliográficas, pela nossa falta de experiência enquanto pesqui- sadoras, pelas divergências e atribuições nas áreas de trabalho. Quando ingressamos no curso de pós-graduação, a vontade de trabalhar com o tema retornou e começamos, novamente, a realizar levantamentos bibliográficos, relacionadas ao assunto, nos onze últimos anos (1980-1991). Nenhuma referência foi encon- trada relativa ao transporte de pacientes no período pré-operató- rio em hospital. Deparamos, então, com uma dúvida básica: seria o transporte do paciente' cirúrgico uma atividade simplesmente técnica ou envolvería aspectos emocionais do paciente? Qual a im- portância do transporte para o paciente c para os profissionais envolvidos com a tarefa? Na tentativa de descobrir o significado do trans- porte do paciente cirúrgico, realizamos uma colagem *, com a ajuda de colegas enfermeiras e uma psicóloga, em grupo de supervisão didática. A questão do transporte foi percebida como numa peça de teatro, onde cada pessoa tem um papel a executar, e o paciente 1 colagce: utilizamos recortes de jornais e revistas que foram colocados numa cartolina de aodo a mostrar o que significava, para nós, o transporte do paciente cirúrgico. permanece solitário e indefeso diante do aparato imposto pela si- tuaçao. Esta é representada pelo uso de gorros, máscaras, macas, cadeiras de rodas, barulhos e ruídos peculiares, além das conver- sas pouco dirigidas.Pelá, Nilza Teresa RotterChianca, Tania Couto Machado2021-09-06T14:03:31Z2021-09-06T14:03:31Z1992info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCHIANCA, Tânia Couto Machado. Uma visão sistêmica do transporte do paciente cirúrgico. 1992. 125 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 1992.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60274porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-06T14:03:31Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/60274Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:41:28.236325Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma visão sistêmica do transporte do paciente cirúrgico
title Uma visão sistêmica do transporte do paciente cirúrgico
spellingShingle Uma visão sistêmica do transporte do paciente cirúrgico
Chianca, Tania Couto Machado
Enfermagem Perioperatória
Transporte de Pacientes
title_short Uma visão sistêmica do transporte do paciente cirúrgico
title_full Uma visão sistêmica do transporte do paciente cirúrgico
title_fullStr Uma visão sistêmica do transporte do paciente cirúrgico
title_full_unstemmed Uma visão sistêmica do transporte do paciente cirúrgico
title_sort Uma visão sistêmica do transporte do paciente cirúrgico
author Chianca, Tania Couto Machado
author_facet Chianca, Tania Couto Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pelá, Nilza Teresa Rotter
dc.contributor.author.fl_str_mv Chianca, Tania Couto Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem Perioperatória
Transporte de Pacientes
topic Enfermagem Perioperatória
Transporte de Pacientes
description O desejo de elaborar um trabalho que apreciasse o transporte do paciente cirúrgico dentro do hospital remonta do nosso ingresso na universidade na qualidade de professor. Naquele instante foi exigida a elaboração de um projeto de pesquisa, o qual foi desenvolvido com duas colegas docentes. A consecução foi barrada pela falta de referencias bibliográficas, pela nossa falta de experiência enquanto pesqui- sadoras, pelas divergências e atribuições nas áreas de trabalho. Quando ingressamos no curso de pós-graduação, a vontade de trabalhar com o tema retornou e começamos, novamente, a realizar levantamentos bibliográficos, relacionadas ao assunto, nos onze últimos anos (1980-1991). Nenhuma referência foi encon- trada relativa ao transporte de pacientes no período pré-operató- rio em hospital. Deparamos, então, com uma dúvida básica: seria o transporte do paciente' cirúrgico uma atividade simplesmente técnica ou envolvería aspectos emocionais do paciente? Qual a im- portância do transporte para o paciente c para os profissionais envolvidos com a tarefa? Na tentativa de descobrir o significado do trans- porte do paciente cirúrgico, realizamos uma colagem *, com a ajuda de colegas enfermeiras e uma psicóloga, em grupo de supervisão didática. A questão do transporte foi percebida como numa peça de teatro, onde cada pessoa tem um papel a executar, e o paciente 1 colagce: utilizamos recortes de jornais e revistas que foram colocados numa cartolina de aodo a mostrar o que significava, para nós, o transporte do paciente cirúrgico. permanece solitário e indefeso diante do aparato imposto pela si- tuaçao. Esta é representada pelo uso de gorros, máscaras, macas, cadeiras de rodas, barulhos e ruídos peculiares, além das conver- sas pouco dirigidas.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992
2021-09-06T14:03:31Z
2021-09-06T14:03:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHIANCA, Tânia Couto Machado. Uma visão sistêmica do transporte do paciente cirúrgico. 1992. 125 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 1992.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60274
identifier_str_mv CHIANCA, Tânia Couto Machado. Uma visão sistêmica do transporte do paciente cirúrgico. 1992. 125 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 1992.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028908218449920