Discentes da disciplina de zoologia básica como protagonistas na aprendizagem dos cordados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Larissa Batalha Santos da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rodrigues, Amanda Kelly da Silva, Camboim, Thaís Abreu, Oliveira, John Allyson Andrade, Rezende, Carla Ferreira, Nojosa, Diva Maria Borges
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44921
Resumo: A disciplina de Zoologia Básica, ofertada para Agronomia e Zootecnia, tem por abordagem teórica e prática o ensino da fauna, relacionando-a com as atividades destes cursos. Visando extrapolar o potencial das aulas práticas além da observação passiva de espécimes, foram propostas atividades complementares que levassem à diminuição da evasão na disciplina, que tornasse o aluno o protagonista na construção do seu aprendizado, e despertasse o interesse por assuntos do conteúdo que versem com a realidade de sua profissão. Foram mediados seminários para cada táxon animal dos Cordados, onde os discentes eram estimulados ao uso de criatividade para apresentar o conteúdo, saindo do modelo cartesiano de seminário. Posteriormente foram aplicados questionários para avaliar quantitativamente o impacto quanto ao despertar do interesse pela disciplina devido a atividade e a relevância desta atividade para seu curso; e qualitativamente em relação a predileção dos taxa abordados em textos preteridos e suas razões. Também foram colhidas sugestões que complementassem a atividade que viria a ser aplicada no decorrer da disciplina. Os resultados quanto ao interesse despertado pela disciplina foram: 45% dos discentes da Agronomia e 40,9% da Zootecnia apresentaram-se muito interessados; quanto a considerar a atividade relevante: 37% da Agronomia e 50% da Zootecnia consideraram muito relevante; quanto à preferência por os textos: o texto de “Aves e Bioacumulação” foi apontado como o mais interessante por 22% da Agronomia, enquanto 25,9% da Zootecnia consideraram o texto “Características e importância ecológica dos tubarões” o mais interessante. Ambos argumentaram que seus textos preferidos eram devido a importância ecológica, econômica e interesse pessoal pelo assunto. Dentre as sugestões de melhorias para a atividade foram citadas o uso de fotos, vídeos e dinâmicas. As sugestões foram implementadas e a turma apresentou bons resultados quanto a frequência nas aulas práticas.
id UFC-7_272f855951984afcc32b90f17a879543
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44921
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Discentes da disciplina de zoologia básica como protagonistas na aprendizagem dos cordadosTécnicas de EnsinoSemináriosZoologiaA disciplina de Zoologia Básica, ofertada para Agronomia e Zootecnia, tem por abordagem teórica e prática o ensino da fauna, relacionando-a com as atividades destes cursos. Visando extrapolar o potencial das aulas práticas além da observação passiva de espécimes, foram propostas atividades complementares que levassem à diminuição da evasão na disciplina, que tornasse o aluno o protagonista na construção do seu aprendizado, e despertasse o interesse por assuntos do conteúdo que versem com a realidade de sua profissão. Foram mediados seminários para cada táxon animal dos Cordados, onde os discentes eram estimulados ao uso de criatividade para apresentar o conteúdo, saindo do modelo cartesiano de seminário. Posteriormente foram aplicados questionários para avaliar quantitativamente o impacto quanto ao despertar do interesse pela disciplina devido a atividade e a relevância desta atividade para seu curso; e qualitativamente em relação a predileção dos taxa abordados em textos preteridos e suas razões. Também foram colhidas sugestões que complementassem a atividade que viria a ser aplicada no decorrer da disciplina. Os resultados quanto ao interesse despertado pela disciplina foram: 45% dos discentes da Agronomia e 40,9% da Zootecnia apresentaram-se muito interessados; quanto a considerar a atividade relevante: 37% da Agronomia e 50% da Zootecnia consideraram muito relevante; quanto à preferência por os textos: o texto de “Aves e Bioacumulação” foi apontado como o mais interessante por 22% da Agronomia, enquanto 25,9% da Zootecnia consideraram o texto “Características e importância ecológica dos tubarões” o mais interessante. Ambos argumentaram que seus textos preferidos eram devido a importância ecológica, econômica e interesse pessoal pelo assunto. Dentre as sugestões de melhorias para a atividade foram citadas o uso de fotos, vídeos e dinâmicas. As sugestões foram implementadas e a turma apresentou bons resultados quanto a frequência nas aulas práticas.Universidade Federal do Ceará2019-08-21T12:31:19Z2019-08-21T12:31:19Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Larissa Batalha Santos da et al. Discentes da disciplina de zoologia básica como protagonistas na aprendizagem dos cordados. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44921Silva, Larissa Batalha Santos daRodrigues, Amanda Kelly da SilvaCamboim, Thaís AbreuOliveira, John Allyson AndradeRezende, Carla FerreiraNojosa, Diva Maria Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:44:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44921Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-02T18:44:09Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Discentes da disciplina de zoologia básica como protagonistas na aprendizagem dos cordados
title Discentes da disciplina de zoologia básica como protagonistas na aprendizagem dos cordados
spellingShingle Discentes da disciplina de zoologia básica como protagonistas na aprendizagem dos cordados
Silva, Larissa Batalha Santos da
Técnicas de Ensino
Seminários
Zoologia
title_short Discentes da disciplina de zoologia básica como protagonistas na aprendizagem dos cordados
title_full Discentes da disciplina de zoologia básica como protagonistas na aprendizagem dos cordados
title_fullStr Discentes da disciplina de zoologia básica como protagonistas na aprendizagem dos cordados
title_full_unstemmed Discentes da disciplina de zoologia básica como protagonistas na aprendizagem dos cordados
title_sort Discentes da disciplina de zoologia básica como protagonistas na aprendizagem dos cordados
author Silva, Larissa Batalha Santos da
author_facet Silva, Larissa Batalha Santos da
Rodrigues, Amanda Kelly da Silva
Camboim, Thaís Abreu
Oliveira, John Allyson Andrade
Rezende, Carla Ferreira
Nojosa, Diva Maria Borges
author_role author
author2 Rodrigues, Amanda Kelly da Silva
Camboim, Thaís Abreu
Oliveira, John Allyson Andrade
Rezende, Carla Ferreira
Nojosa, Diva Maria Borges
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Larissa Batalha Santos da
Rodrigues, Amanda Kelly da Silva
Camboim, Thaís Abreu
Oliveira, John Allyson Andrade
Rezende, Carla Ferreira
Nojosa, Diva Maria Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Técnicas de Ensino
Seminários
Zoologia
topic Técnicas de Ensino
Seminários
Zoologia
description A disciplina de Zoologia Básica, ofertada para Agronomia e Zootecnia, tem por abordagem teórica e prática o ensino da fauna, relacionando-a com as atividades destes cursos. Visando extrapolar o potencial das aulas práticas além da observação passiva de espécimes, foram propostas atividades complementares que levassem à diminuição da evasão na disciplina, que tornasse o aluno o protagonista na construção do seu aprendizado, e despertasse o interesse por assuntos do conteúdo que versem com a realidade de sua profissão. Foram mediados seminários para cada táxon animal dos Cordados, onde os discentes eram estimulados ao uso de criatividade para apresentar o conteúdo, saindo do modelo cartesiano de seminário. Posteriormente foram aplicados questionários para avaliar quantitativamente o impacto quanto ao despertar do interesse pela disciplina devido a atividade e a relevância desta atividade para seu curso; e qualitativamente em relação a predileção dos taxa abordados em textos preteridos e suas razões. Também foram colhidas sugestões que complementassem a atividade que viria a ser aplicada no decorrer da disciplina. Os resultados quanto ao interesse despertado pela disciplina foram: 45% dos discentes da Agronomia e 40,9% da Zootecnia apresentaram-se muito interessados; quanto a considerar a atividade relevante: 37% da Agronomia e 50% da Zootecnia consideraram muito relevante; quanto à preferência por os textos: o texto de “Aves e Bioacumulação” foi apontado como o mais interessante por 22% da Agronomia, enquanto 25,9% da Zootecnia consideraram o texto “Características e importância ecológica dos tubarões” o mais interessante. Ambos argumentaram que seus textos preferidos eram devido a importância ecológica, econômica e interesse pessoal pelo assunto. Dentre as sugestões de melhorias para a atividade foram citadas o uso de fotos, vídeos e dinâmicas. As sugestões foram implementadas e a turma apresentou bons resultados quanto a frequência nas aulas práticas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-21T12:31:19Z
2019-08-21T12:31:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Larissa Batalha Santos da et al. Discentes da disciplina de zoologia básica como protagonistas na aprendizagem dos cordados. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44921
identifier_str_mv SILVA, Larissa Batalha Santos da et al. Discentes da disciplina de zoologia básica como protagonistas na aprendizagem dos cordados. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806521468780544