Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepção sonora e suas implicações políticas e pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Jáderson Aguiar
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3102
Resumo: Minha dissertação procura elaborar, avaliar e relacionar pesquisas no campo da percepção musical enquanto tema e enquanto disciplina acadêmica na perspectiva de atentar para uma metodologia de ensino que seja atualizada e próxima do nosso contexto brasileiro. Relata os processos pessoais que me despertaram a transformar minhas experiências perceptivo-musicais em ciência da educação musical. Pondera sobre os processos sociais que ajudam a construir a percepção musical brasileira sob a luz de autores que reconhecem a relevância do conhecimento produzido nos países dominados. Tenta um diálogo entre os pensadores da percepção musical, sobretudo como disciplina acadêmica. Apresenta a proposta curricular da disciplina de Percepção e Solfejo do curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Federal do Ceará (UFC) e discute com seus professores sobre suas escolhas teórico-metodológicas. Na última seção, sopesa o conceito dos graduandos da UFC acerca da relevância e da contribuição da disciplina de Percepção e Solfejo nas suas formações. Como resultado geral, apresenta a fragilidade do desenvolvimento perceptivo baseado nos ditados musicais para descobrir uma nova abordagem vinculada à atitude coletiva de expressão consciente. Confirma a viabilidade do solfejo móvel e sugere, além da prática de solfejo, a necessidade de utilização do corpo e a alternativa de transitar por disciplinas como harmonia, contraponto, história e estética que tradicionalmente não encontram um lugar na academia para se reencontrarem. Indica a necessidade de se conhecer os grupos envolvidos no processo de construção do saber, recomenda a utilização da canção brasileira como repertório essencial e mostra, para além das fronteiras do presente trabalho, a lacuna da elaboração de um método brasileiro de percepção musical que utilize como excipiente a confecção orientada de arranjos de música popular e possa, a partir da referência próxima da afirmação experimentada da tradição, estar aberto a um diálogo epistemológico com outras culturas musicais.
id UFC-7_2809d63c539af291477a69e9ed29bf34
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/3102
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepção sonora e suas implicações políticas e pedagógicasPerception of music as theme and as an academic disciplinePercepção musical - Estudo e ensino(Superior) - CearáSolfejo - Estudo e ensino(Superior) - CearáMúsica - Instrução e estudo - CearáUniversidade Federal do Ceará - EstudantesEstudantes universitários - Ceará - AtitudesProfessores de música - Ceará - AtitudesMinha dissertação procura elaborar, avaliar e relacionar pesquisas no campo da percepção musical enquanto tema e enquanto disciplina acadêmica na perspectiva de atentar para uma metodologia de ensino que seja atualizada e próxima do nosso contexto brasileiro. Relata os processos pessoais que me despertaram a transformar minhas experiências perceptivo-musicais em ciência da educação musical. Pondera sobre os processos sociais que ajudam a construir a percepção musical brasileira sob a luz de autores que reconhecem a relevância do conhecimento produzido nos países dominados. Tenta um diálogo entre os pensadores da percepção musical, sobretudo como disciplina acadêmica. Apresenta a proposta curricular da disciplina de Percepção e Solfejo do curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Federal do Ceará (UFC) e discute com seus professores sobre suas escolhas teórico-metodológicas. Na última seção, sopesa o conceito dos graduandos da UFC acerca da relevância e da contribuição da disciplina de Percepção e Solfejo nas suas formações. Como resultado geral, apresenta a fragilidade do desenvolvimento perceptivo baseado nos ditados musicais para descobrir uma nova abordagem vinculada à atitude coletiva de expressão consciente. Confirma a viabilidade do solfejo móvel e sugere, além da prática de solfejo, a necessidade de utilização do corpo e a alternativa de transitar por disciplinas como harmonia, contraponto, história e estética que tradicionalmente não encontram um lugar na academia para se reencontrarem. Indica a necessidade de se conhecer os grupos envolvidos no processo de construção do saber, recomenda a utilização da canção brasileira como repertório essencial e mostra, para além das fronteiras do presente trabalho, a lacuna da elaboração de um método brasileiro de percepção musical que utilize como excipiente a confecção orientada de arranjos de música popular e possa, a partir da referência próxima da afirmação experimentada da tradição, estar aberto a um diálogo epistemológico com outras culturas musicais.http://www.teses.ufc.brMatos, Elvis de AzevedoTeixeira, Jáderson Aguiar2012-07-09T14:40:37Z2012-07-09T14:40:37Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTEIXEIRA, Jáderson Aguiar. Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepção sonora e suas implicações políticas e pedagógicas. 2011. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza_CE, 2011.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3102porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-14T17:10:58Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/3102Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:32.274364Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepção sonora e suas implicações políticas e pedagógicas
Perception of music as theme and as an academic discipline
title Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepção sonora e suas implicações políticas e pedagógicas
spellingShingle Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepção sonora e suas implicações políticas e pedagógicas
Teixeira, Jáderson Aguiar
Percepção musical - Estudo e ensino(Superior) - Ceará
Solfejo - Estudo e ensino(Superior) - Ceará
Música - Instrução e estudo - Ceará
Universidade Federal do Ceará - Estudantes
Estudantes universitários - Ceará - Atitudes
Professores de música - Ceará - Atitudes
title_short Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepção sonora e suas implicações políticas e pedagógicas
title_full Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepção sonora e suas implicações políticas e pedagógicas
title_fullStr Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepção sonora e suas implicações políticas e pedagógicas
title_full_unstemmed Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepção sonora e suas implicações políticas e pedagógicas
title_sort Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepção sonora e suas implicações políticas e pedagógicas
author Teixeira, Jáderson Aguiar
author_facet Teixeira, Jáderson Aguiar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Elvis de Azevedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Jáderson Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção musical - Estudo e ensino(Superior) - Ceará
Solfejo - Estudo e ensino(Superior) - Ceará
Música - Instrução e estudo - Ceará
Universidade Federal do Ceará - Estudantes
Estudantes universitários - Ceará - Atitudes
Professores de música - Ceará - Atitudes
topic Percepção musical - Estudo e ensino(Superior) - Ceará
Solfejo - Estudo e ensino(Superior) - Ceará
Música - Instrução e estudo - Ceará
Universidade Federal do Ceará - Estudantes
Estudantes universitários - Ceará - Atitudes
Professores de música - Ceará - Atitudes
description Minha dissertação procura elaborar, avaliar e relacionar pesquisas no campo da percepção musical enquanto tema e enquanto disciplina acadêmica na perspectiva de atentar para uma metodologia de ensino que seja atualizada e próxima do nosso contexto brasileiro. Relata os processos pessoais que me despertaram a transformar minhas experiências perceptivo-musicais em ciência da educação musical. Pondera sobre os processos sociais que ajudam a construir a percepção musical brasileira sob a luz de autores que reconhecem a relevância do conhecimento produzido nos países dominados. Tenta um diálogo entre os pensadores da percepção musical, sobretudo como disciplina acadêmica. Apresenta a proposta curricular da disciplina de Percepção e Solfejo do curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Federal do Ceará (UFC) e discute com seus professores sobre suas escolhas teórico-metodológicas. Na última seção, sopesa o conceito dos graduandos da UFC acerca da relevância e da contribuição da disciplina de Percepção e Solfejo nas suas formações. Como resultado geral, apresenta a fragilidade do desenvolvimento perceptivo baseado nos ditados musicais para descobrir uma nova abordagem vinculada à atitude coletiva de expressão consciente. Confirma a viabilidade do solfejo móvel e sugere, além da prática de solfejo, a necessidade de utilização do corpo e a alternativa de transitar por disciplinas como harmonia, contraponto, história e estética que tradicionalmente não encontram um lugar na academia para se reencontrarem. Indica a necessidade de se conhecer os grupos envolvidos no processo de construção do saber, recomenda a utilização da canção brasileira como repertório essencial e mostra, para além das fronteiras do presente trabalho, a lacuna da elaboração de um método brasileiro de percepção musical que utilize como excipiente a confecção orientada de arranjos de música popular e possa, a partir da referência próxima da afirmação experimentada da tradição, estar aberto a um diálogo epistemológico com outras culturas musicais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2012-07-09T14:40:37Z
2012-07-09T14:40:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TEIXEIRA, Jáderson Aguiar. Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepção sonora e suas implicações políticas e pedagógicas. 2011. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza_CE, 2011.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3102
identifier_str_mv TEIXEIRA, Jáderson Aguiar. Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepção sonora e suas implicações políticas e pedagógicas. 2011. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza_CE, 2011.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028826686423040