Ser velha no sistema prisional: um estudo sobre mulheres idosas privadas de liberdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Yara Bruna Vitorino de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Paiva, Luiz Fábio Silva
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70780
Resumo: No contexto de aumento da longevidade e do encarceramento no mundo e no cenário nacional, torna-se significativo trazer à tona discussões acerca do envelhecimento e suas interfaces com o Sistema Prisional na contemporaneidade. O objetivo do estudo é compreender os significados de envelhecer para as idosas privadas de liberdade que integram o Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF). Para tanto, o estudo adota uma metodologia de base qualitativa, fazendo uso de observação participante e trabalho de campo no IPF localizado em Aquiraz, anotações, conversas informais e entrevistas semiestruturadas com as idosas. De acordo com a pesquisa realizada pelo IPECE no sistema carcerário feminino no Estado do Ceará entre 2014 e 2019 é visto um crescimento no número de aprisionamento feminino em que o perfil social dessas mulheres mostra que 85% são negras ou pardas, a maioria são jovens e somente 12% têm idade entre 46 e 70 anos, sendo possível afirmar que se a população carcerária feminina, em geral, é invisibilizada, quando voltamos o olhar para as mulheres velhas esse contexto se agrava. Diante do exposto, pode-se afirmar que envelhecer na contemporaneidade torna-se um triplo desafio para essas sujeitas, por serem mulheres, velhas e encarceradas.
id UFC-7_2838c279ac50e0fa05ed68adb0b39d56
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/70780
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Ser velha no sistema prisional: um estudo sobre mulheres idosas privadas de liberdadeIdosasEnvelhecimentoGêneroCárcereSistema prisionalNo contexto de aumento da longevidade e do encarceramento no mundo e no cenário nacional, torna-se significativo trazer à tona discussões acerca do envelhecimento e suas interfaces com o Sistema Prisional na contemporaneidade. O objetivo do estudo é compreender os significados de envelhecer para as idosas privadas de liberdade que integram o Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF). Para tanto, o estudo adota uma metodologia de base qualitativa, fazendo uso de observação participante e trabalho de campo no IPF localizado em Aquiraz, anotações, conversas informais e entrevistas semiestruturadas com as idosas. De acordo com a pesquisa realizada pelo IPECE no sistema carcerário feminino no Estado do Ceará entre 2014 e 2019 é visto um crescimento no número de aprisionamento feminino em que o perfil social dessas mulheres mostra que 85% são negras ou pardas, a maioria são jovens e somente 12% têm idade entre 46 e 70 anos, sendo possível afirmar que se a população carcerária feminina, em geral, é invisibilizada, quando voltamos o olhar para as mulheres velhas esse contexto se agrava. Diante do exposto, pode-se afirmar que envelhecer na contemporaneidade torna-se um triplo desafio para essas sujeitas, por serem mulheres, velhas e encarceradas.2023-02-10T19:25:02Z2023-02-10T19:25:02Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPAULA, Yara Bruna Vitorino de; PAIVA, Luiz Fábio Silva. Ser velha no sistema prisional: um estudo sobre mulheres idosas privadas de liberdade. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 140. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.978-65-00-61083-3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70780Paula, Yara Bruna Vitorino dePaiva, Luiz Fábio Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:46:53Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/70780Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:37.205061Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser velha no sistema prisional: um estudo sobre mulheres idosas privadas de liberdade
title Ser velha no sistema prisional: um estudo sobre mulheres idosas privadas de liberdade
spellingShingle Ser velha no sistema prisional: um estudo sobre mulheres idosas privadas de liberdade
Paula, Yara Bruna Vitorino de
Idosas
Envelhecimento
Gênero
Cárcere
Sistema prisional
title_short Ser velha no sistema prisional: um estudo sobre mulheres idosas privadas de liberdade
title_full Ser velha no sistema prisional: um estudo sobre mulheres idosas privadas de liberdade
title_fullStr Ser velha no sistema prisional: um estudo sobre mulheres idosas privadas de liberdade
title_full_unstemmed Ser velha no sistema prisional: um estudo sobre mulheres idosas privadas de liberdade
title_sort Ser velha no sistema prisional: um estudo sobre mulheres idosas privadas de liberdade
author Paula, Yara Bruna Vitorino de
author_facet Paula, Yara Bruna Vitorino de
Paiva, Luiz Fábio Silva
author_role author
author2 Paiva, Luiz Fábio Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Yara Bruna Vitorino de
Paiva, Luiz Fábio Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Idosas
Envelhecimento
Gênero
Cárcere
Sistema prisional
topic Idosas
Envelhecimento
Gênero
Cárcere
Sistema prisional
description No contexto de aumento da longevidade e do encarceramento no mundo e no cenário nacional, torna-se significativo trazer à tona discussões acerca do envelhecimento e suas interfaces com o Sistema Prisional na contemporaneidade. O objetivo do estudo é compreender os significados de envelhecer para as idosas privadas de liberdade que integram o Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF). Para tanto, o estudo adota uma metodologia de base qualitativa, fazendo uso de observação participante e trabalho de campo no IPF localizado em Aquiraz, anotações, conversas informais e entrevistas semiestruturadas com as idosas. De acordo com a pesquisa realizada pelo IPECE no sistema carcerário feminino no Estado do Ceará entre 2014 e 2019 é visto um crescimento no número de aprisionamento feminino em que o perfil social dessas mulheres mostra que 85% são negras ou pardas, a maioria são jovens e somente 12% têm idade entre 46 e 70 anos, sendo possível afirmar que se a população carcerária feminina, em geral, é invisibilizada, quando voltamos o olhar para as mulheres velhas esse contexto se agrava. Diante do exposto, pode-se afirmar que envelhecer na contemporaneidade torna-se um triplo desafio para essas sujeitas, por serem mulheres, velhas e encarceradas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-02-10T19:25:02Z
2023-02-10T19:25:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAULA, Yara Bruna Vitorino de; PAIVA, Luiz Fábio Silva. Ser velha no sistema prisional: um estudo sobre mulheres idosas privadas de liberdade. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 140. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.
978-65-00-61083-3
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70780
identifier_str_mv PAULA, Yara Bruna Vitorino de; PAIVA, Luiz Fábio Silva. Ser velha no sistema prisional: um estudo sobre mulheres idosas privadas de liberdade. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 140. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.
978-65-00-61083-3
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028889022169088