Epistemologia e didática: reflexões sobre as dificuldades para o estabelecimento do objeto epistêmico da didática diante de critérios epistemológicos cientificistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Pedro Jonatas da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Albuquerque, Luiz Botelho
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52888
Resumo: O presente texto tem como objetivo compreender as dificuldades para o estabelecimento do objeto epistêmico da Didática diante de critérios epistemológicos cientificistas. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia de pesquisa foi fundamentada no método hermenêutico-dialético, com abordagem qualitativa de natureza teórica e procedimento bibliográfico. Os resultados apontam que nessa busca pelo estatuto científico da Didática ocorrem dois erros: O primeiro consiste na identificação que os critérios epistemológicos que se propõem a julgar as ciências humanas são os mesmos que regem as ciências da natureza, fato motivado principalmente por uma atração pela objetividade científica. O segundo erro consiste em insistir na interdisciplinaridade como uma forma de superar a insegurança epistemológica. Conclui-se que a justificação da Didática, através de critérios epistemológicos cientificistas ou fundamentado em ciências duras, sempre será uma busca desnecessária e sem fim.
id UFC-7_29491b1997e0e70d08290a7fc0aff62c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/52888
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Epistemologia e didática: reflexões sobre as dificuldades para o estabelecimento do objeto epistêmico da didática diante de critérios epistemológicos cientificistasDidáticaEnsinoEpistemologiaO presente texto tem como objetivo compreender as dificuldades para o estabelecimento do objeto epistêmico da Didática diante de critérios epistemológicos cientificistas. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia de pesquisa foi fundamentada no método hermenêutico-dialético, com abordagem qualitativa de natureza teórica e procedimento bibliográfico. Os resultados apontam que nessa busca pelo estatuto científico da Didática ocorrem dois erros: O primeiro consiste na identificação que os critérios epistemológicos que se propõem a julgar as ciências humanas são os mesmos que regem as ciências da natureza, fato motivado principalmente por uma atração pela objetividade científica. O segundo erro consiste em insistir na interdisciplinaridade como uma forma de superar a insegurança epistemológica. Conclui-se que a justificação da Didática, através de critérios epistemológicos cientificistas ou fundamentado em ciências duras, sempre será uma busca desnecessária e sem fim.Realize eventos2020-07-13T12:23:57Z2020-07-13T12:23:57Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfCHAVES, Pedro Jonatas da Silva; CAVALCANTE, Maria Marina Dias. Epistemologia e didática: reflexões sobre as dificuldades para o estabelecimento do objeto epistêmico da didática diante de critérios epistemológicos cientificistas. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.978-65-86901-07-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52888Chaves, Pedro Jonatas da SilvaAlbuquerque, Luiz Botelhoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-13T12:23:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52888Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:02.306336Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Epistemologia e didática: reflexões sobre as dificuldades para o estabelecimento do objeto epistêmico da didática diante de critérios epistemológicos cientificistas
title Epistemologia e didática: reflexões sobre as dificuldades para o estabelecimento do objeto epistêmico da didática diante de critérios epistemológicos cientificistas
spellingShingle Epistemologia e didática: reflexões sobre as dificuldades para o estabelecimento do objeto epistêmico da didática diante de critérios epistemológicos cientificistas
Chaves, Pedro Jonatas da Silva
Didática
Ensino
Epistemologia
title_short Epistemologia e didática: reflexões sobre as dificuldades para o estabelecimento do objeto epistêmico da didática diante de critérios epistemológicos cientificistas
title_full Epistemologia e didática: reflexões sobre as dificuldades para o estabelecimento do objeto epistêmico da didática diante de critérios epistemológicos cientificistas
title_fullStr Epistemologia e didática: reflexões sobre as dificuldades para o estabelecimento do objeto epistêmico da didática diante de critérios epistemológicos cientificistas
title_full_unstemmed Epistemologia e didática: reflexões sobre as dificuldades para o estabelecimento do objeto epistêmico da didática diante de critérios epistemológicos cientificistas
title_sort Epistemologia e didática: reflexões sobre as dificuldades para o estabelecimento do objeto epistêmico da didática diante de critérios epistemológicos cientificistas
author Chaves, Pedro Jonatas da Silva
author_facet Chaves, Pedro Jonatas da Silva
Albuquerque, Luiz Botelho
author_role author
author2 Albuquerque, Luiz Botelho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Pedro Jonatas da Silva
Albuquerque, Luiz Botelho
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Ensino
Epistemologia
topic Didática
Ensino
Epistemologia
description O presente texto tem como objetivo compreender as dificuldades para o estabelecimento do objeto epistêmico da Didática diante de critérios epistemológicos cientificistas. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia de pesquisa foi fundamentada no método hermenêutico-dialético, com abordagem qualitativa de natureza teórica e procedimento bibliográfico. Os resultados apontam que nessa busca pelo estatuto científico da Didática ocorrem dois erros: O primeiro consiste na identificação que os critérios epistemológicos que se propõem a julgar as ciências humanas são os mesmos que regem as ciências da natureza, fato motivado principalmente por uma atração pela objetividade científica. O segundo erro consiste em insistir na interdisciplinaridade como uma forma de superar a insegurança epistemológica. Conclui-se que a justificação da Didática, através de critérios epistemológicos cientificistas ou fundamentado em ciências duras, sempre será uma busca desnecessária e sem fim.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-13T12:23:57Z
2020-07-13T12:23:57Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHAVES, Pedro Jonatas da Silva; CAVALCANTE, Maria Marina Dias. Epistemologia e didática: reflexões sobre as dificuldades para o estabelecimento do objeto epistêmico da didática diante de critérios epistemológicos cientificistas. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
978-65-86901-07-8
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52888
identifier_str_mv CHAVES, Pedro Jonatas da Silva; CAVALCANTE, Maria Marina Dias. Epistemologia e didática: reflexões sobre as dificuldades para o estabelecimento do objeto epistêmico da didática diante de critérios epistemológicos cientificistas. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
978-65-86901-07-8
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Realize eventos
publisher.none.fl_str_mv Realize eventos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028766830559232