EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE E DIDÁTICA COMPLEXA: PRINCÍPIOS E DESAFIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fávero, Altair Alberto
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Tauchen, Gionara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13318
Resumo: Toda e qualquer didática possui uma epistemologia subjacente e sua identificação ou taxionomia nos possibilita elaborar chaves de leitura para compreender certos tensionamentos produzidos na forma como ensinamos e/ou aprendemos. No presente estudo, de cunho hermenêutico (GADAMER, 2008), buscamos compreender a epistemologia da complexidade e as decorrências para os processos didáticos. Primeiramente, analisamos as limitações da epistemologia da simplificação, que caracteriza grande parte do pensamento didático moderno, e a emergência da epistemologia da complexidade. Posteriormente, exploramos os princípios da complexidade-sistêmico-organizacional, hologramático, organização recursiva, dialógico, auto-eco-organização e a reintrodução do sujeito cognoscente -, analisando, por fim, as decorrências para a didática numa perspectiva complexa.ReferênciasANDRADE, Carlos Drummond de. O corpo - novos poemas. São Paulo: Monte Azul Paulista, 1984.CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma compreensão científica dos sistemas vivos. 9 ed. São Paulo: Cultrix, 2004.GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. Petrópolis, Rio de Janeiro:Vozes, Bragança Paulista, São Paulo: Editora Universitária de São Francisco, 2008.HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.JAPIASSU, Hilton. Nascimento e morte das ciências humanas. 2 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.LAWN, Chris. Compreender Gadamer. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2007.MACEDO. Roberto Sidnei. Compreender/mediar a formação: o fundante da educação. Brasília: Líber Livro Editora, 2010.MORIN, Edgar. O método III - O conhecimento do conhecimento/1. Portugal: Publicações Europa-América, 1996.______. Ciência com consciência. 11 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.______. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2007.______. O desafio do século XXI - Religar os conhecimentos. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.______; MOTTA, Raúl; CIURANA, Émilio-Roger. Educar para a era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e incerteza humana. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.MORAES, Maria Cândida; VALENTE, José Armando. Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade? São Paulo: Paulus, 2008.NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo, Trion. 2001.NIETZSCHE, Friedrich. Assim falava Zaratustra. São Paulo: Escala Educacional, 2006.PASCAL, Blaise. Pensamentos. São Paulo: Nova Cultura, 1999.PESSOA, Fernando. Livro do desassossego. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.READINGS, Bill. Universidade sem cultura? 2 ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002.SANTOS, Akiko; SOMMERMAN, Américo. Complexidade e transdisciplinaridade: em busca da totalidade perdida. Conceitos e práticas na educação. Porto Alegre: Sulina, 2009.Data de registro:17/07/2011Data de aceite:26/10/2012
id UFU-2_0978e0f4b349cfd8ef32a14059cfa62b
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13318
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE E DIDÁTICA COMPLEXA: PRINCÍPIOS E DESAFIOSepistemologiacomplexidadedidáticaToda e qualquer didática possui uma epistemologia subjacente e sua identificação ou taxionomia nos possibilita elaborar chaves de leitura para compreender certos tensionamentos produzidos na forma como ensinamos e/ou aprendemos. No presente estudo, de cunho hermenêutico (GADAMER, 2008), buscamos compreender a epistemologia da complexidade e as decorrências para os processos didáticos. Primeiramente, analisamos as limitações da epistemologia da simplificação, que caracteriza grande parte do pensamento didático moderno, e a emergência da epistemologia da complexidade. Posteriormente, exploramos os princípios da complexidade-sistêmico-organizacional, hologramático, organização recursiva, dialógico, auto-eco-organização e a reintrodução do sujeito cognoscente -, analisando, por fim, as decorrências para a didática numa perspectiva complexa.ReferênciasANDRADE, Carlos Drummond de. O corpo - novos poemas. São Paulo: Monte Azul Paulista, 1984.CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma compreensão científica dos sistemas vivos. 9 ed. São Paulo: Cultrix, 2004.GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. Petrópolis, Rio de Janeiro:Vozes, Bragança Paulista, São Paulo: Editora Universitária de São Francisco, 2008.HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.JAPIASSU, Hilton. Nascimento e morte das ciências humanas. 2 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.LAWN, Chris. Compreender Gadamer. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2007.MACEDO. Roberto Sidnei. Compreender/mediar a formação: o fundante da educação. Brasília: Líber Livro Editora, 2010.MORIN, Edgar. O método III - O conhecimento do conhecimento/1. Portugal: Publicações Europa-América, 1996.______. Ciência com consciência. 11 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.______. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2007.______. O desafio do século XXI - Religar os conhecimentos. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.______; MOTTA, Raúl; CIURANA, Émilio-Roger. Educar para a era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e incerteza humana. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.MORAES, Maria Cândida; VALENTE, José Armando. Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade? São Paulo: Paulus, 2008.NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo, Trion. 2001.NIETZSCHE, Friedrich. Assim falava Zaratustra. São Paulo: Escala Educacional, 2006.PASCAL, Blaise. Pensamentos. São Paulo: Nova Cultura, 1999.PESSOA, Fernando. Livro do desassossego. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.READINGS, Bill. Universidade sem cultura? 2 ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002.SANTOS, Akiko; SOMMERMAN, Américo. Complexidade e transdisciplinaridade: em busca da totalidade perdida. Conceitos e práticas na educação. Porto Alegre: Sulina, 2009.Data de registro:17/07/2011Data de aceite:26/10/2012EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2013-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1331810.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p175a192Educação e Filosofia; v. 27 n. 53 (2013): v.27 n.53 jan./jun. 2013; 175-1921982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13318/12684Copyright (c) 2016 Altair Alberto Fávero, Gionara Tauchenhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFávero, Altair AlbertoTauchen, Gionara2023-06-19T18:21:10Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13318Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-19T18:21:10Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE E DIDÁTICA COMPLEXA: PRINCÍPIOS E DESAFIOS
title EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE E DIDÁTICA COMPLEXA: PRINCÍPIOS E DESAFIOS
spellingShingle EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE E DIDÁTICA COMPLEXA: PRINCÍPIOS E DESAFIOS
Fávero, Altair Alberto
epistemologia
complexidade
didática
title_short EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE E DIDÁTICA COMPLEXA: PRINCÍPIOS E DESAFIOS
title_full EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE E DIDÁTICA COMPLEXA: PRINCÍPIOS E DESAFIOS
title_fullStr EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE E DIDÁTICA COMPLEXA: PRINCÍPIOS E DESAFIOS
title_full_unstemmed EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE E DIDÁTICA COMPLEXA: PRINCÍPIOS E DESAFIOS
title_sort EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE E DIDÁTICA COMPLEXA: PRINCÍPIOS E DESAFIOS
author Fávero, Altair Alberto
author_facet Fávero, Altair Alberto
Tauchen, Gionara
author_role author
author2 Tauchen, Gionara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fávero, Altair Alberto
Tauchen, Gionara
dc.subject.por.fl_str_mv epistemologia
complexidade
didática
topic epistemologia
complexidade
didática
description Toda e qualquer didática possui uma epistemologia subjacente e sua identificação ou taxionomia nos possibilita elaborar chaves de leitura para compreender certos tensionamentos produzidos na forma como ensinamos e/ou aprendemos. No presente estudo, de cunho hermenêutico (GADAMER, 2008), buscamos compreender a epistemologia da complexidade e as decorrências para os processos didáticos. Primeiramente, analisamos as limitações da epistemologia da simplificação, que caracteriza grande parte do pensamento didático moderno, e a emergência da epistemologia da complexidade. Posteriormente, exploramos os princípios da complexidade-sistêmico-organizacional, hologramático, organização recursiva, dialógico, auto-eco-organização e a reintrodução do sujeito cognoscente -, analisando, por fim, as decorrências para a didática numa perspectiva complexa.ReferênciasANDRADE, Carlos Drummond de. O corpo - novos poemas. São Paulo: Monte Azul Paulista, 1984.CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma compreensão científica dos sistemas vivos. 9 ed. São Paulo: Cultrix, 2004.GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. Petrópolis, Rio de Janeiro:Vozes, Bragança Paulista, São Paulo: Editora Universitária de São Francisco, 2008.HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.JAPIASSU, Hilton. Nascimento e morte das ciências humanas. 2 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.LAWN, Chris. Compreender Gadamer. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2007.MACEDO. Roberto Sidnei. Compreender/mediar a formação: o fundante da educação. Brasília: Líber Livro Editora, 2010.MORIN, Edgar. O método III - O conhecimento do conhecimento/1. Portugal: Publicações Europa-América, 1996.______. Ciência com consciência. 11 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.______. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2007.______. O desafio do século XXI - Religar os conhecimentos. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.______; MOTTA, Raúl; CIURANA, Émilio-Roger. Educar para a era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e incerteza humana. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.MORAES, Maria Cândida; VALENTE, José Armando. Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade? São Paulo: Paulus, 2008.NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo, Trion. 2001.NIETZSCHE, Friedrich. Assim falava Zaratustra. São Paulo: Escala Educacional, 2006.PASCAL, Blaise. Pensamentos. São Paulo: Nova Cultura, 1999.PESSOA, Fernando. Livro do desassossego. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.READINGS, Bill. Universidade sem cultura? 2 ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002.SANTOS, Akiko; SOMMERMAN, Américo. Complexidade e transdisciplinaridade: em busca da totalidade perdida. Conceitos e práticas na educação. Porto Alegre: Sulina, 2009.Data de registro:17/07/2011Data de aceite:26/10/2012
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13318
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p175a192
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13318
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p175a192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13318/12684
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Altair Alberto Fávero, Gionara Tauchen
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Altair Alberto Fávero, Gionara Tauchen
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 27 n. 53 (2013): v.27 n.53 jan./jun. 2013; 175-192
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207233203830784