Bandeira e a performance na fotografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47737 |
Resumo: | Antônio Bandeira deixou um acervo de fotografias do qual é protagonista. Embora o seu trabalho artístico tenha uma importância inquestionável, o que nos interessa aqui é o personagem das fotos. A pergunta a ser feita não é apenas sobre o que essas imagens significam ou fazem, mas o que querem – o que alegam e como respondemos. Ao posarmos para uma foto, estamos respondendo à presença (implícita) do contemplador e assumindo a postura de um ‘eu’ imaginário diante de qualquer contemplação. É uma imagem que ‘apresenta a apresentação’, que realiza a performance do desejo de abrir mão de uma conexão estável e definitiva entre ela e seu referente e que revela a produção infindável da subjetividade. Para Foucault (2005), a nossa subjetividade e identidade estão intimamente ligadas e nada existe fora da linguagem e da representação, tudo é posto em jogo por estratégias discursivas e práticas representacionais. A tentativa do personagem é, quase sempre, de construir um pacto de leitura entre o “eu” imaginado e o contemplador.[...] |
id |
UFC-7_294ac1de65341df7470e5d2f0b0e6c80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47737 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Bandeira e a performance na fotografiaBandeira, Antonio, 1922-1967Pintura modernaArte e fotografiaArquivos de imagemAntônio Bandeira deixou um acervo de fotografias do qual é protagonista. Embora o seu trabalho artístico tenha uma importância inquestionável, o que nos interessa aqui é o personagem das fotos. A pergunta a ser feita não é apenas sobre o que essas imagens significam ou fazem, mas o que querem – o que alegam e como respondemos. Ao posarmos para uma foto, estamos respondendo à presença (implícita) do contemplador e assumindo a postura de um ‘eu’ imaginário diante de qualquer contemplação. É uma imagem que ‘apresenta a apresentação’, que realiza a performance do desejo de abrir mão de uma conexão estável e definitiva entre ela e seu referente e que revela a produção infindável da subjetividade. Para Foucault (2005), a nossa subjetividade e identidade estão intimamente ligadas e nada existe fora da linguagem e da representação, tudo é posto em jogo por estratégias discursivas e práticas representacionais. A tentativa do personagem é, quase sempre, de construir um pacto de leitura entre o “eu” imaginado e o contemplador.[...]Edições UFC2019-11-14T12:27:35Z2019-11-14T12:27:35Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfPAULA, Silas José de. Bandeira e a performance na fotografia. In: CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de (org.). Antônio Bandeira e a poética das cores. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 111-121.978-85-7463-920-7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47737Paula, Silas José deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-14T12:27:35Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47737Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:24.111710Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bandeira e a performance na fotografia |
title |
Bandeira e a performance na fotografia |
spellingShingle |
Bandeira e a performance na fotografia Paula, Silas José de Bandeira, Antonio, 1922-1967 Pintura moderna Arte e fotografia Arquivos de imagem |
title_short |
Bandeira e a performance na fotografia |
title_full |
Bandeira e a performance na fotografia |
title_fullStr |
Bandeira e a performance na fotografia |
title_full_unstemmed |
Bandeira e a performance na fotografia |
title_sort |
Bandeira e a performance na fotografia |
author |
Paula, Silas José de |
author_facet |
Paula, Silas José de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Silas José de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bandeira, Antonio, 1922-1967 Pintura moderna Arte e fotografia Arquivos de imagem |
topic |
Bandeira, Antonio, 1922-1967 Pintura moderna Arte e fotografia Arquivos de imagem |
description |
Antônio Bandeira deixou um acervo de fotografias do qual é protagonista. Embora o seu trabalho artístico tenha uma importância inquestionável, o que nos interessa aqui é o personagem das fotos. A pergunta a ser feita não é apenas sobre o que essas imagens significam ou fazem, mas o que querem – o que alegam e como respondemos. Ao posarmos para uma foto, estamos respondendo à presença (implícita) do contemplador e assumindo a postura de um ‘eu’ imaginário diante de qualquer contemplação. É uma imagem que ‘apresenta a apresentação’, que realiza a performance do desejo de abrir mão de uma conexão estável e definitiva entre ela e seu referente e que revela a produção infindável da subjetividade. Para Foucault (2005), a nossa subjetividade e identidade estão intimamente ligadas e nada existe fora da linguagem e da representação, tudo é posto em jogo por estratégias discursivas e práticas representacionais. A tentativa do personagem é, quase sempre, de construir um pacto de leitura entre o “eu” imaginado e o contemplador.[...] |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2019-11-14T12:27:35Z 2019-11-14T12:27:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PAULA, Silas José de. Bandeira e a performance na fotografia. In: CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de (org.). Antônio Bandeira e a poética das cores. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 111-121. 978-85-7463-920-7 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47737 |
identifier_str_mv |
PAULA, Silas José de. Bandeira e a performance na fotografia. In: CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de (org.). Antônio Bandeira e a poética das cores. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 111-121. 978-85-7463-920-7 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028846446837760 |