Priorização passiva do transporte coletivo por ônibus em sistemas centralizados de controle de tráfego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Neto, Francisco Moraes de
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69381
Resumo: This work had as its main objective to assess the operational performance of passive bus priority techniques in fixed and real time signal systems at one of the main arterial corridors in Fortaleza. As a secondary objective, it also evaluated the operational benefits of SCOOT adaptive signal control, comparing it to well adjusted fixed time plans optimized by TRANSYT, for periods of medium and high traffic volumes. In evaluating scenarios, the following performance measures were considered: vehicle delay and number of stops simulated by SCOOT, as well as buses and autos travel times observed in the field during each scenario’s operation. The results did not favor the adoption of passive priority schemes in the selected corridor, leading to the conclusion that SCOOT real time control, programmed for a good signal progression of the general traffic (buses and autos), is the best signal control strategy for an arterial corridor with similar characteristics as the one under analysis.
id UFC-7_296f15c75f310de81718eec2452c43d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/69381
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Priorização passiva do transporte coletivo por ônibus em sistemas centralizados de controle de tráfegoEngenharia de transportesThis work had as its main objective to assess the operational performance of passive bus priority techniques in fixed and real time signal systems at one of the main arterial corridors in Fortaleza. As a secondary objective, it also evaluated the operational benefits of SCOOT adaptive signal control, comparing it to well adjusted fixed time plans optimized by TRANSYT, for periods of medium and high traffic volumes. In evaluating scenarios, the following performance measures were considered: vehicle delay and number of stops simulated by SCOOT, as well as buses and autos travel times observed in the field during each scenario’s operation. The results did not favor the adoption of passive priority schemes in the selected corridor, leading to the conclusion that SCOOT real time control, programmed for a good signal progression of the general traffic (buses and autos), is the best signal control strategy for an arterial corridor with similar characteristics as the one under analysis.Este trabalho teve como objetivo principal avaliar o desempenho operacional da prioridade semafórica do tipo passiva no controle em tempo real e em tempo fixo de um dos principais corredores arteriais de Fortaleza. Como objetivo secundário, buscou-se também avaliar os ganhos operacionais obtidos com o controle adaptativo do SCOOT, comparando-o com cenários de operação em tempo fixo com planos otimizados pelo TRANSYT, para períodos de média e alta demanda. Na avaliação dos cenários, foram consideradas as seguintes medidas de desempenho: atraso veicular e número de paradas estimados pelo sistema SCOOT, assim como tempo de percurso para ônibus e automóveis coletados em campo durante a operação de cada cenário. Os resultados não foram favoráveis à adoção da prioridade passiva no corredor de estudo, levando à conclusão de que o controle em tempo real do SCOOT, programado para uma boa progressão semafórica do tráfego geral (ônibus e automóveis), é o mais indicado para um corredor arterial com características semelhantes ao analisado.Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes2022-11-22T16:39:38Z2022-11-22T16:39:38Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfOLIVEIRA NETO, F. M.; LOUREIRO, C. F. G. Priorização passiva do transporte coletivo por ônibus em sistemas centralizados de controle de tráfego. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 18., 2004, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2004. p. 537-548.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69381Oliveira Neto, Francisco Moraes deLoureiro, Carlos Felipe Grangeiroporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-22T16:39:38Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/69381Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2022-11-22T16:39:38Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Priorização passiva do transporte coletivo por ônibus em sistemas centralizados de controle de tráfego
title Priorização passiva do transporte coletivo por ônibus em sistemas centralizados de controle de tráfego
spellingShingle Priorização passiva do transporte coletivo por ônibus em sistemas centralizados de controle de tráfego
Oliveira Neto, Francisco Moraes de
Engenharia de transportes
title_short Priorização passiva do transporte coletivo por ônibus em sistemas centralizados de controle de tráfego
title_full Priorização passiva do transporte coletivo por ônibus em sistemas centralizados de controle de tráfego
title_fullStr Priorização passiva do transporte coletivo por ônibus em sistemas centralizados de controle de tráfego
title_full_unstemmed Priorização passiva do transporte coletivo por ônibus em sistemas centralizados de controle de tráfego
title_sort Priorização passiva do transporte coletivo por ônibus em sistemas centralizados de controle de tráfego
author Oliveira Neto, Francisco Moraes de
author_facet Oliveira Neto, Francisco Moraes de
Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
author_role author
author2 Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Neto, Francisco Moraes de
Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de transportes
topic Engenharia de transportes
description This work had as its main objective to assess the operational performance of passive bus priority techniques in fixed and real time signal systems at one of the main arterial corridors in Fortaleza. As a secondary objective, it also evaluated the operational benefits of SCOOT adaptive signal control, comparing it to well adjusted fixed time plans optimized by TRANSYT, for periods of medium and high traffic volumes. In evaluating scenarios, the following performance measures were considered: vehicle delay and number of stops simulated by SCOOT, as well as buses and autos travel times observed in the field during each scenario’s operation. The results did not favor the adoption of passive priority schemes in the selected corridor, leading to the conclusion that SCOOT real time control, programmed for a good signal progression of the general traffic (buses and autos), is the best signal control strategy for an arterial corridor with similar characteristics as the one under analysis.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2022-11-22T16:39:38Z
2022-11-22T16:39:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA NETO, F. M.; LOUREIRO, C. F. G. Priorização passiva do transporte coletivo por ônibus em sistemas centralizados de controle de tráfego. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 18., 2004, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2004. p. 537-548.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69381
identifier_str_mv OLIVEIRA NETO, F. M.; LOUREIRO, C. F. G. Priorização passiva do transporte coletivo por ônibus em sistemas centralizados de controle de tráfego. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 18., 2004, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2004. p. 537-548.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes
publisher.none.fl_str_mv Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935807538003968