Sistemas inteligentes no transporte público coletivo por ônibus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/3134 |
Resumo: | Desenvolvimentos recentes na tecnologia de informação têm proporcionado grandes avanços no gerenciamento dos sistemas de transportes. No mundo já existem várias tecnologias testadas e em funcionamento que estão auxiliando na tarefa de controle da operação do transporte público por ônibus. Esses sistemas geram informações úteis para o planejamento e operação dos sistemas de transportes. No Brasil, os investimentos em tecnologias avançadas ainda são muito modestos e estão focados em equipamentos que auxiliam no controle da evasão da receita. No entanto, percebe-se um crescente interesse, por parte dos órgão gestores e operadores, em implementar sistemas automatizados para auxiliar na melhoria da qualidade dos sistemas de transportes e como forma de aumentar a produtividade do setor. Esse trabalho traz à discussão os sistemas avançados desenvolvidos para o transporte público coletivo, com o objetivo de definir o perfil da tecnologia avançada que está de acordo com as necessidades dos gestores e operadores brasileiros. Na realização do trabalho foi empregada uma ferramenta de planejamento denominada Desdobramento da Função Qualidade – QFD (Quality Function Deployment), bastante utilizada para direcionar os processos de manufatura e produto, e para hierarquizar os atributos considerados importantes para o gerenciamento do transporte público urbano no Brasil. O resultado do trabalho indica um grande interesse em implantar tecnologia avançada para auxiliar no monitoramento dos tempos de viagem e tempos perdidos durante a operação do transporte público. Essa tecnologia também é tida como capaz de melhorar o desempenho das linhas, através da manutenção da regularidade e pontualidade. Ainda, sistemas inteligentes que propiciam informações precisas aos usuários contribuem para melhorar a imagem do modal ônibus. |
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Silva, Danyela Moraes daLindau, Luis Antonio2007-06-06T17:26:32Z2000http://hdl.handle.net/10183/3134000287914Desenvolvimentos recentes na tecnologia de informação têm proporcionado grandes avanços no gerenciamento dos sistemas de transportes. No mundo já existem várias tecnologias testadas e em funcionamento que estão auxiliando na tarefa de controle da operação do transporte público por ônibus. Esses sistemas geram informações úteis para o planejamento e operação dos sistemas de transportes. No Brasil, os investimentos em tecnologias avançadas ainda são muito modestos e estão focados em equipamentos que auxiliam no controle da evasão da receita. No entanto, percebe-se um crescente interesse, por parte dos órgão gestores e operadores, em implementar sistemas automatizados para auxiliar na melhoria da qualidade dos sistemas de transportes e como forma de aumentar a produtividade do setor. Esse trabalho traz à discussão os sistemas avançados desenvolvidos para o transporte público coletivo, com o objetivo de definir o perfil da tecnologia avançada que está de acordo com as necessidades dos gestores e operadores brasileiros. Na realização do trabalho foi empregada uma ferramenta de planejamento denominada Desdobramento da Função Qualidade – QFD (Quality Function Deployment), bastante utilizada para direcionar os processos de manufatura e produto, e para hierarquizar os atributos considerados importantes para o gerenciamento do transporte público urbano no Brasil. O resultado do trabalho indica um grande interesse em implantar tecnologia avançada para auxiliar no monitoramento dos tempos de viagem e tempos perdidos durante a operação do transporte público. Essa tecnologia também é tida como capaz de melhorar o desempenho das linhas, através da manutenção da regularidade e pontualidade. Ainda, sistemas inteligentes que propiciam informações precisas aos usuários contribuem para melhorar a imagem do modal ônibus.Recent developments in information technology have enabled great improvements in the management of transportation systems. All over the world, there are systems being tested and others that are fully implemented; they all help in controlling the operation of bus transit. These systems also provide useful data for planning the operation of transportation services. In Brazil, investments in transit information technology are still at a very modest level and focused on equipments for controling fare evasion. On the other hand, regulators and operators demonstrate a growing interest in implementing automated systems to improve the quality and productivity of urban bus transit systems. The dissertation discusses the application of Intelligent Transportation Systems - ITS - to transit. It aims at defining the elements of the technology that better adjust to requirements set by regulators and operators. Quality Funcion Deployment - QFD, a planning tool largely used by industrial engineers while directing the processes of manufacturing and product, was applied to set a hierarchy of attributes ranked as important for managing bus transit in Brazilian cities. The results indicate a strong interest in the implementation of ITS to help monitoring travel time and time lost during the operation of buses in urban areas. ITS is also taken as capable of improving the performance by keeping the regularity of bus schedules along the route. The delivery of precise and updated information to users contribute to improve the image of bus transit.application/pdfporSistemas inteligentesÔnibusTransporte coletivo urbanoSistemas inteligentes no transporte público coletivo por ônibusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2000mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000287914.pdf000287914.pdfTexto completoapplication/pdf646479http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3134/1/000287914.pdf6edc647a40ec99095ea061ed90333ea9MD51TEXT000287914.pdf.txt000287914.pdf.txtExtracted Texttext/plain270921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3134/2/000287914.pdf.txta4dcf05ca2662fb0b4a010d460cb65c2MD52THUMBNAIL000287914.pdf.jpg000287914.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3134/3/000287914.pdf.jpg3e4b5719628625ecebcec10b92bfc684MD5310183/31342018-10-10 08:22:18.986oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3134Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T11:22:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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