Cultura de paz e contribuições para a educação e a emancipação humana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38905 |
Resumo: | A paz, conceito por vezes apresentado de forma dúbia, mostra-se cada vez mais em pauta nas discussões inter-religiosas, políticas e educacionais da atualidade, considerando a necessidade urgente do debate e de ações concretas, voltadas ao estabelecimento e construção da paz. Apresentamos algumas reflexões que fundamentam o que denominamos paz positiva, pautada na justiça social, respeito aos direitos humanos e fomento de relações democráticas, o que, em muitos casos se dá também através da forma como são resolvidos os conflitos (JARES, 2002). Apresenta-se aqui um segundo conceito, o de conflito positivo, que ocorre pela contraposição de ideias, crenças ou valores, através do diálogo e respeito ao posicionamento do outro, renegando qualquer ato violento contra quem defende algo que difere daquilo que pensamos. Vemos aqui a defesa de uma paz que se apresenta de maneira dinâmica, consciente e crítica, contrapondo-se ao conceito de uma paz alienante, que faz silêncio e se submete ao poder estabelecido. Em contraposição à crença de que a paz se dá pela aceitação passiva, a paz positiva prega a realização de ações concretas com o objetivo de transformação de relações opressoras.[...] |
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