Avaliação da Mediação On- Line nos Cursos Semipresenciais da Universidade Federal do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Naíola Paiva de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49705
Resumo: MIRANDA, Naíola Paiva de. Avaliação da Mediação On- Line nos Cursos Semipresenciais da Universidade Federal do Ceará. 2014. 134f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza(CE), 2020.
id UFC-7_29f8e19ef83cdd849d08ffa09207a976
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/49705
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação da Mediação On- Line nos Cursos Semipresenciais da Universidade Federal do CearáAvaliação educacionaEducação a distânciaMediação on-lineTutor à distânciaMIRANDA, Naíola Paiva de. Avaliação da Mediação On- Line nos Cursos Semipresenciais da Universidade Federal do Ceará. 2014. 134f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza(CE), 2020.The study entitled Mediação on line: Construto na Avaliação Educacional intends to evaluate the performance of tutors of courses of Distance Education (D.Ed.) according to the following dimensions: didactics, pedagogic, technological, social and political. The theoretical approach that subsidized the discussions was based on the theory of the mediation and on the concept of Educational Assessment established on the model CIPP created by Daniel Lorey Stuffebleam. The research was characterized as a quantitative and qualitative study of statistical data analyzed by the software SPSS version 20.0. The data were obtained through a virtual learning platform named Solar that belongs to Instituto Universidade Virtual da Universidade Federal do Ceará (UFC). A simple random sample was composed by 50 tutors and 550 students of semipresential courses of D.Ed., two baccalaureate courses and seven licentiate courses. A questionnaire with the characterization of the tutor and a scale of self-evaluation with 40 items - each one measured in a likert scale with three categories of measures - were applied to the tutors. A questionnaire with 16 questions about characterization was applied to the students as well as a scale with 16 items to evaluate the tutor, each one measured in a likert scale with three categories of measures. The analysis of the results revealed that: the students evaluated the tutor with average 7,1 through the applied scale. The item that presented the lower evaluation was regarding the technological mediation with average 1,0. The item that presented the higher evaluation was regarding the domain of content of the discipline with average 1,7. Concerning the group of the students' evaluations, they tend to see the tutor as a traditional professor. Relating to the self-evaluation of the tutor, the applied scale presented average 8,9 and the applied questionnaire presented the tutor as a traditional professor (36%) and mediator (14%). It should be pointed out that the tutors participated in a course about the theme of how their performance should be.O estudo sob Avaliação da mediação on-line, nos cursos semipresenciais da Universidade Federal do Ceará, consiste em avaliar a ação do tutor à distância nas dimensões didática, pedagógica, tecnológica e sócio-política. A abordagem teórica que subsidiou as discussões se fundamentou na teoria da Mediação e no Construto da Avaliação Educacional baseado no modelo CIPP em Daniel Lorey Stufflebeam. A pesquisa caracterizou-se como estudo quantitativo com dados estatísticos e utilização do SPSS versão 20.0; os achados da pesquisa foram colhidos no ambiente virtual de aprendizagem-Solar no Instituto Universidade Virtual da Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalhou-se uma amostra aleatória simples com 50 tutores e 550 alunos de dois cursos de bacharelado e sete cursos de licenciatura semipresenciais. Nos tutores avaliados, aplicou-se um questionário constituído de caracterização do tutor e uma escala de autoavaliação com 40 itens, medidos cada um em uma escala tipo likert com três categorias de medidas. Dos alunos a amostra, aplicou-se um questionário com 16 questões de caracterização, em uma escala de avaliação do tutor com 16 itens, medidos em três categorias de medida na escala likert. Nos resultados gerais foi observado o seguinte na mediação: Em relação à escala de avaliação, os alunos avaliaram o tutor com média 7,1. O item com avaliação mais baixa foi referente à mediação tecnológica com média 1,0. O mais bem avaliado foi o referente ao domínio de conteúdo da disciplina com média 1,7. Quanto ao conjunto das avaliações dos alunos, indicam que eles tendem a ver o tutor como um professor tradicional. Na autoavaliação do tutor observou-se na escala a média de 8,9 e no questionário, os tutores se consideraram como um professor tradicional (36%) e mediador (14%), apesar de terem passado por cursos de tutoria nos moldes que se considera como deve ser a atuação do tutor ainda precisam se conscientizar que o tutor é um professor mediador.Trompieri Filho, NicolinoRibeiro, Júlio WilsonMiranda, Naíola Paiva de2020-01-29T18:20:54Z2020-01-29T18:20:54Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMIRANDA, Naíola Paiva de. Avaliação da Mediação On- Line nos Cursos Semipresenciais da Universidade Federal do Ceará. 2014. 133f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza(CE), 2020.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49705porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-10T14:26:59Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/49705Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:20.410273Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da Mediação On- Line nos Cursos Semipresenciais da Universidade Federal do Ceará
title Avaliação da Mediação On- Line nos Cursos Semipresenciais da Universidade Federal do Ceará
spellingShingle Avaliação da Mediação On- Line nos Cursos Semipresenciais da Universidade Federal do Ceará
Miranda, Naíola Paiva de
Avaliação educaciona
Educação a distância
Mediação on-line
Tutor à distância
title_short Avaliação da Mediação On- Line nos Cursos Semipresenciais da Universidade Federal do Ceará
title_full Avaliação da Mediação On- Line nos Cursos Semipresenciais da Universidade Federal do Ceará
title_fullStr Avaliação da Mediação On- Line nos Cursos Semipresenciais da Universidade Federal do Ceará
title_full_unstemmed Avaliação da Mediação On- Line nos Cursos Semipresenciais da Universidade Federal do Ceará
title_sort Avaliação da Mediação On- Line nos Cursos Semipresenciais da Universidade Federal do Ceará
author Miranda, Naíola Paiva de
author_facet Miranda, Naíola Paiva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Trompieri Filho, Nicolino
Ribeiro, Júlio Wilson
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Naíola Paiva de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educaciona
Educação a distância
Mediação on-line
Tutor à distância
topic Avaliação educaciona
Educação a distância
Mediação on-line
Tutor à distância
description MIRANDA, Naíola Paiva de. Avaliação da Mediação On- Line nos Cursos Semipresenciais da Universidade Federal do Ceará. 2014. 134f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza(CE), 2020.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2020-01-29T18:20:54Z
2020-01-29T18:20:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIRANDA, Naíola Paiva de. Avaliação da Mediação On- Line nos Cursos Semipresenciais da Universidade Federal do Ceará. 2014. 133f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza(CE), 2020.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49705
identifier_str_mv MIRANDA, Naíola Paiva de. Avaliação da Mediação On- Line nos Cursos Semipresenciais da Universidade Federal do Ceará. 2014. 133f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza(CE), 2020.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028946941313024