Sobre a história da educação/disciplinamento do corpo: reflexões epistemológicas da educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sammia Castro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Vasconcelos, José Gerardo, Mota, Bruna Germana Nunes
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45300
Resumo: O presente texto traz uma reflexão sobre as relações existentes entre os aspectos que envolveram o surgimento de sistemas educativos/disciplinares do corpo e a área do conhecimento intitulada “Educação Física” como um importante setor de produção intelectual, em diversos países do mundo e no Brasil. Estando a serviço dos interesses político-econômicos vigentes das organizações societárias em sua gênese, esse processo culminou na implementação da Educação Física como componente curricular de milhares de escolas ao redor do globo. Através de uma breve análise bibliográfica de aspectos históricos inerentes às principais tendências pedagógicas veiculadas pela comunidade acadêmica dessa área, procuramos refletir sobre principais ideias relacionadas ao movimento e ao disciplinamento do corpo. Observamos que, no Brasil, esse processo culminou numa produção intelectual que se mostra permeada por uma construção ideológica e perspectiva de promoção de uma educação crítica e emancipatória dos indivíduos através da cultura corporal de movimento. Atualmente, o desafio que se verifica nesse contexto educacional é a superação das barreiras existentes entre teoria e práxis pedagógica. Vivenciando-se uma esperança e expectativa de uma educação holística, transdisciplinar e lúdica do ser humano, havendo o interesse em proporcionar reintegração entre mente, alma e natureza, expressas na formação de um indivíduo reflexivo e inserido numa sociedade mais harmoniosa, democrática e inclusiva.
id UFC-7_2a24e0e4ecaa6fc234db4d86f156cf23
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/45300
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Sobre a história da educação/disciplinamento do corpo: reflexões epistemológicas da educação físicaCorpoMovimentoEducaçãoO presente texto traz uma reflexão sobre as relações existentes entre os aspectos que envolveram o surgimento de sistemas educativos/disciplinares do corpo e a área do conhecimento intitulada “Educação Física” como um importante setor de produção intelectual, em diversos países do mundo e no Brasil. Estando a serviço dos interesses político-econômicos vigentes das organizações societárias em sua gênese, esse processo culminou na implementação da Educação Física como componente curricular de milhares de escolas ao redor do globo. Através de uma breve análise bibliográfica de aspectos históricos inerentes às principais tendências pedagógicas veiculadas pela comunidade acadêmica dessa área, procuramos refletir sobre principais ideias relacionadas ao movimento e ao disciplinamento do corpo. Observamos que, no Brasil, esse processo culminou numa produção intelectual que se mostra permeada por uma construção ideológica e perspectiva de promoção de uma educação crítica e emancipatória dos indivíduos através da cultura corporal de movimento. Atualmente, o desafio que se verifica nesse contexto educacional é a superação das barreiras existentes entre teoria e práxis pedagógica. Vivenciando-se uma esperança e expectativa de uma educação holística, transdisciplinar e lúdica do ser humano, havendo o interesse em proporcionar reintegração entre mente, alma e natureza, expressas na formação de um indivíduo reflexivo e inserido numa sociedade mais harmoniosa, democrática e inclusiva.Edições UFC2019-08-29T12:40:11Z2019-08-29T12:40:11Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Sammia Castro; VASCONCELOS, José Gerardo; MOTA, Bruna Germana Nunes. Sobre a história da educação/disciplinamento do corpo: reflexões epistemológicas da “educação física”. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 1028-1037.2447 2085http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45300Silva, Sammia CastroVasconcelos, José GerardoMota, Bruna Germana Nunesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45300Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:13.931648Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a história da educação/disciplinamento do corpo: reflexões epistemológicas da educação física
title Sobre a história da educação/disciplinamento do corpo: reflexões epistemológicas da educação física
spellingShingle Sobre a história da educação/disciplinamento do corpo: reflexões epistemológicas da educação física
Silva, Sammia Castro
Corpo
Movimento
Educação
title_short Sobre a história da educação/disciplinamento do corpo: reflexões epistemológicas da educação física
title_full Sobre a história da educação/disciplinamento do corpo: reflexões epistemológicas da educação física
title_fullStr Sobre a história da educação/disciplinamento do corpo: reflexões epistemológicas da educação física
title_full_unstemmed Sobre a história da educação/disciplinamento do corpo: reflexões epistemológicas da educação física
title_sort Sobre a história da educação/disciplinamento do corpo: reflexões epistemológicas da educação física
author Silva, Sammia Castro
author_facet Silva, Sammia Castro
Vasconcelos, José Gerardo
Mota, Bruna Germana Nunes
author_role author
author2 Vasconcelos, José Gerardo
Mota, Bruna Germana Nunes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sammia Castro
Vasconcelos, José Gerardo
Mota, Bruna Germana Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Movimento
Educação
topic Corpo
Movimento
Educação
description O presente texto traz uma reflexão sobre as relações existentes entre os aspectos que envolveram o surgimento de sistemas educativos/disciplinares do corpo e a área do conhecimento intitulada “Educação Física” como um importante setor de produção intelectual, em diversos países do mundo e no Brasil. Estando a serviço dos interesses político-econômicos vigentes das organizações societárias em sua gênese, esse processo culminou na implementação da Educação Física como componente curricular de milhares de escolas ao redor do globo. Através de uma breve análise bibliográfica de aspectos históricos inerentes às principais tendências pedagógicas veiculadas pela comunidade acadêmica dessa área, procuramos refletir sobre principais ideias relacionadas ao movimento e ao disciplinamento do corpo. Observamos que, no Brasil, esse processo culminou numa produção intelectual que se mostra permeada por uma construção ideológica e perspectiva de promoção de uma educação crítica e emancipatória dos indivíduos através da cultura corporal de movimento. Atualmente, o desafio que se verifica nesse contexto educacional é a superação das barreiras existentes entre teoria e práxis pedagógica. Vivenciando-se uma esperança e expectativa de uma educação holística, transdisciplinar e lúdica do ser humano, havendo o interesse em proporcionar reintegração entre mente, alma e natureza, expressas na formação de um indivíduo reflexivo e inserido numa sociedade mais harmoniosa, democrática e inclusiva.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-29T12:40:11Z
2019-08-29T12:40:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Sammia Castro; VASCONCELOS, José Gerardo; MOTA, Bruna Germana Nunes. Sobre a história da educação/disciplinamento do corpo: reflexões epistemológicas da “educação física”. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 1028-1037.
2447 2085
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45300
identifier_str_mv SILVA, Sammia Castro; VASCONCELOS, José Gerardo; MOTA, Bruna Germana Nunes. Sobre a história da educação/disciplinamento do corpo: reflexões epistemológicas da “educação física”. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 1028-1037.
2447 2085
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028939469160448