O escorpião atrás do espelho: a tortura no regime de 1964 e o declínio da narrativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39230 |
Resumo: | Compreender a historicidade desse sofrimento é exatamente o meu intuito. Procuro perceber como interdições e constrangimentos marcam as denúncias contra o regime de 1964. Pergunto-me sobre a representação da tortura nos relatos. Especificamente, indago-me sobre a sequência de fatos que fazem a narrativa ter sentido. Mas não me atenho somente à ficção, porque a entendo como parte de outros relatos, orais ou escritos. Os textos escritos podem ser divididos em, pelos menos, três modalidades: testemunhais (quando o torturado relata em primeira pessoa),literários (quando o relato é de um personagem ou sobre um personagem de romances, novelas ou contos) ou jornalísticos (quando o relato aparece em forma de reportagem). A divisão, obviamente, pressupõe não apenas a existência de conexões e trocas entre as modalidades, mas também a deliberada disposição dos autores em borrar as fronteiras, gerando textos ambíguos, como é o caso de Érico Veríssimo, que faz da fantástica cidadela de Antares um microcosmo da realidade do Brasil. |
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O escorpião atrás do espelho: a tortura no regime de 1964 e o declínio da narrativaHistoriografia do BrasilDitatura no BrasilTortura no BrasilCompreender a historicidade desse sofrimento é exatamente o meu intuito. Procuro perceber como interdições e constrangimentos marcam as denúncias contra o regime de 1964. Pergunto-me sobre a representação da tortura nos relatos. Especificamente, indago-me sobre a sequência de fatos que fazem a narrativa ter sentido. Mas não me atenho somente à ficção, porque a entendo como parte de outros relatos, orais ou escritos. Os textos escritos podem ser divididos em, pelos menos, três modalidades: testemunhais (quando o torturado relata em primeira pessoa),literários (quando o relato é de um personagem ou sobre um personagem de romances, novelas ou contos) ou jornalísticos (quando o relato aparece em forma de reportagem). A divisão, obviamente, pressupõe não apenas a existência de conexões e trocas entre as modalidades, mas também a deliberada disposição dos autores em borrar as fronteiras, gerando textos ambíguos, como é o caso de Érico Veríssimo, que faz da fantástica cidadela de Antares um microcosmo da realidade do Brasil.Imprensa Universitária2019-01-25T14:39:26Z2019-01-25T14:39:26Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfRAMOS, Francisco Régis Lopes. O escorpião atrás do espelho: a tortura no regime de 1964 e o declínio da narrativa. E-book. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2016. 90 p. (Estudos da Pós-Graduação). Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39230. Acesso em:http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39230Ramos, Francisco Régis Lopesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-24T14:55:24Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39230Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:01:11.605981Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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