A Construção da Memória na Infância: Machuca e o Ano em que meus Pais saíram de Férias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5980 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é estudar a construção narrativa sobre as ditaduras civis militares - Chile e Brasil - pelo olhar infantil nos filmes Machuca (2004), de Andres Wood e O ano em que meus pais saíram de férias (2006), de Cao Hamburger. Para que esta pesquisa seja possível, já que se trata de um espaço de tempo de mais 50 anos, optamos por nos apoiar em dois contextos militares que consideramos muito representativos: o brasileiro e o chileno. Entendemos que as ditaduras civis-militares estão fortemente presentes nos dois filmes, sendo inclusive o eixo narrativo, o que por sua vez reforça a própria narrativa histórica: um período marcado por perseguições políticas, torturas e assassinatos dos opositores aos regimes civis-militares brasileiro e chileno. Assim, pretendemos focalizar o cinema enquanto agente de transformação histórica, por isso, a necessidade de empreendermos um estudo interpretativo dos filmes aqui destacados. |
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A Construção da Memória na Infância: Machuca e o Ano em que meus Pais saíram de FériasBrasil, Chile, Cinema Político, ditatura civil-militarO objetivo deste artigo é estudar a construção narrativa sobre as ditaduras civis militares - Chile e Brasil - pelo olhar infantil nos filmes Machuca (2004), de Andres Wood e O ano em que meus pais saíram de férias (2006), de Cao Hamburger. Para que esta pesquisa seja possível, já que se trata de um espaço de tempo de mais 50 anos, optamos por nos apoiar em dois contextos militares que consideramos muito representativos: o brasileiro e o chileno. Entendemos que as ditaduras civis-militares estão fortemente presentes nos dois filmes, sendo inclusive o eixo narrativo, o que por sua vez reforça a própria narrativa histórica: um período marcado por perseguições políticas, torturas e assassinatos dos opositores aos regimes civis-militares brasileiro e chileno. Assim, pretendemos focalizar o cinema enquanto agente de transformação histórica, por isso, a necessidade de empreendermos um estudo interpretativo dos filmes aqui destacados.OrientaçãoCalil, Anderson Salim2019-12-12info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5980porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:58:04Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5980Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:58:04Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
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