Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goes, Graciete Tozetto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Brandalise, Mary Ângela Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21272
Resumo: GOES, Graciete Tozetto; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 105-117, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.
id UFC-7_2a9940825d5e0db6f75245e9f1ea5a58
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/21272
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricularEvaluation of undergraduate academic degree courses by graduated students: contributions to curricular organizationAvaliação de cursos de licenciaturaFormação de ProfessoresEgressosGOES, Graciete Tozetto; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 105-117, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.The current research presents, as a theme, the need to evaluate undergraduate academic degree courses in an institution in Paraná-Brazil. The main purpose was to analyze the teachers’ formation based on their statements after graduation. Therefore, data regarding suggestions about the curricular organization of the course were collected. Those data was categorized according to Lefrève and Lefrève (2005) method about Discourse of the collective subject.This paper is systematized into three sections, besides introduction and final dispositions. The first section presents a brief reflection about the initial teacher’s formation. The second one exposes the evaluation process, and finally, the third one presents the data and its analysis. As a result, it is possible to point out that the graduates realize a devaluation of undergraduate academic degree courses compared to bachelor degrees. In addition, their statements revealed a conflictive relationship between graduated from bachelor degrees and the ones from undergraduate academic degree courses regarding inclusion or exclusion of disciplines.A presente pesquisa tem como tema a avaliação dos cursos de graduação em licenciatura em uma instituição paranaense. O objetivo foi analisar a formação de professores a partir dos depoimentos dos licenciados egressos dos cursos de licenciatura. Para tanto, inicialmente, foram selecionados os depoimentos sobre as sugestões relativas à organização curricular do curso. Os dados foram categorizados e organizados segundo a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), proposta por Lefrève e Lefrève (2005). O artigo está organizado em três seções, além da introdução e das disposições finais. Na primeira, apresenta-se uma breve reflexão sobre a formação inicial de professores. Na segunda, informa-se sobre o processo de avaliação realizado. Por fim, na terceira seção, apresentam-se os dados e sua análise. Como resultados, é possível destacar que os egressos percebem a desvalorização das licenciaturas em relação aos bacharelados e valorizam a relação com a escola no processo formativo. Além disso, observa-se, nos depoimentos, a relação conflitiva entre bacharelados e licenciaturas quanto à inclusão ou exclusão de disciplinas.Revista Educação em Debate2016-12-13T12:59:45Z2016-12-13T12:59:45Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGoes, G. T.; Brandalise, M. A. T. (2016)2526-0847 (online)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21272Goes, Graciete TozettoBrandalise, Mary Ângela Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:06:22Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/21272Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-12-07T19:06:22Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular
Evaluation of undergraduate academic degree courses by graduated students: contributions to curricular organization
title Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular
spellingShingle Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular
Goes, Graciete Tozetto
Avaliação de cursos de licenciatura
Formação de Professores
Egressos
title_short Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular
title_full Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular
title_fullStr Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular
title_full_unstemmed Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular
title_sort Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular
author Goes, Graciete Tozetto
author_facet Goes, Graciete Tozetto
Brandalise, Mary Ângela Teixeira
author_role author
author2 Brandalise, Mary Ângela Teixeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goes, Graciete Tozetto
Brandalise, Mary Ângela Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de cursos de licenciatura
Formação de Professores
Egressos
topic Avaliação de cursos de licenciatura
Formação de Professores
Egressos
description GOES, Graciete Tozetto; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 105-117, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-13T12:59:45Z
2016-12-13T12:59:45Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Goes, G. T.; Brandalise, M. A. T. (2016)
2526-0847 (online)
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21272
identifier_str_mv Goes, G. T.; Brandalise, M. A. T. (2016)
2526-0847 (online)
0102-1117 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935786450092032