Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21272 |
Resumo: | GOES, Graciete Tozetto; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 105-117, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016. |
id |
UFC-7_2a9940825d5e0db6f75245e9f1ea5a58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/21272 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricularEvaluation of undergraduate academic degree courses by graduated students: contributions to curricular organizationAvaliação de cursos de licenciaturaFormação de ProfessoresEgressosGOES, Graciete Tozetto; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 105-117, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.The current research presents, as a theme, the need to evaluate undergraduate academic degree courses in an institution in Paraná-Brazil. The main purpose was to analyze the teachers’ formation based on their statements after graduation. Therefore, data regarding suggestions about the curricular organization of the course were collected. Those data was categorized according to Lefrève and Lefrève (2005) method about Discourse of the collective subject.This paper is systematized into three sections, besides introduction and final dispositions. The first section presents a brief reflection about the initial teacher’s formation. The second one exposes the evaluation process, and finally, the third one presents the data and its analysis. As a result, it is possible to point out that the graduates realize a devaluation of undergraduate academic degree courses compared to bachelor degrees. In addition, their statements revealed a conflictive relationship between graduated from bachelor degrees and the ones from undergraduate academic degree courses regarding inclusion or exclusion of disciplines.A presente pesquisa tem como tema a avaliação dos cursos de graduação em licenciatura em uma instituição paranaense. O objetivo foi analisar a formação de professores a partir dos depoimentos dos licenciados egressos dos cursos de licenciatura. Para tanto, inicialmente, foram selecionados os depoimentos sobre as sugestões relativas à organização curricular do curso. Os dados foram categorizados e organizados segundo a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), proposta por Lefrève e Lefrève (2005). O artigo está organizado em três seções, além da introdução e das disposições finais. Na primeira, apresenta-se uma breve reflexão sobre a formação inicial de professores. Na segunda, informa-se sobre o processo de avaliação realizado. Por fim, na terceira seção, apresentam-se os dados e sua análise. Como resultados, é possível destacar que os egressos percebem a desvalorização das licenciaturas em relação aos bacharelados e valorizam a relação com a escola no processo formativo. Além disso, observa-se, nos depoimentos, a relação conflitiva entre bacharelados e licenciaturas quanto à inclusão ou exclusão de disciplinas.Revista Educação em Debate2016-12-13T12:59:45Z2016-12-13T12:59:45Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGoes, G. T.; Brandalise, M. A. T. (2016)2526-0847 (online)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21272Goes, Graciete TozettoBrandalise, Mary Ângela Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:06:22Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/21272Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:51.226568Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular Evaluation of undergraduate academic degree courses by graduated students: contributions to curricular organization |
title |
Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular |
spellingShingle |
Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular Goes, Graciete Tozetto Avaliação de cursos de licenciatura Formação de Professores Egressos |
title_short |
Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular |
title_full |
Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular |
title_fullStr |
Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular |
title_full_unstemmed |
Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular |
title_sort |
Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular |
author |
Goes, Graciete Tozetto |
author_facet |
Goes, Graciete Tozetto Brandalise, Mary Ângela Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Brandalise, Mary Ângela Teixeira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goes, Graciete Tozetto Brandalise, Mary Ângela Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de cursos de licenciatura Formação de Professores Egressos |
topic |
Avaliação de cursos de licenciatura Formação de Professores Egressos |
description |
GOES, Graciete Tozetto; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 105-117, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-13T12:59:45Z 2016-12-13T12:59:45Z 2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Goes, G. T.; Brandalise, M. A. T. (2016) 2526-0847 (online) 0102-1117 (impresso) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21272 |
identifier_str_mv |
Goes, G. T.; Brandalise, M. A. T. (2016) 2526-0847 (online) 0102-1117 (impresso) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028735969918976 |