Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28572 |
Resumo: | BARROS, Walter Vieira; COSTA, Marco Antônio Margarido. Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 550-570, jan./jun. 2017. |
id |
UFC-7_2be251fd2ec7b474aa2167f2d0af1294 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/28572 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótiposCritical literacy and the use of images in EFL classes: deconstructing stereotypesLetramento críticoImagensEstereótiposCritical literacyBARROS, Walter Vieira; COSTA, Marco Antônio Margarido. Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 550-570, jan./jun. 2017.This text aims to present the result from a research, which investigated how the use of images in English as a foreign language classes on secondary school can contribute to deconstruct stereotypes and to develop participative citizenship. In order to do so, underpinned by a critical perspective (CERVETTI et al., 2001; MATTOS, 2014), we planned our classes aiming at questioning recurrent stereotypes in students’ local context, based on readings and discussions of images, once they stimulate meaning making (FERRAZ, 2014; MIZAN 2014). By doing this, we tried to encourage different readings from the students, and question the underlying reasons of those readings, as well. This investigation happened during internship, which happened in a 1st grade group of a public secondary school in Campina Grande – PB, in 2016. As a result of our analysis, we noticed that the readings and discussions of images caused destabilisation of the students’ crystallised representations of the USA and Africa, for instance. Besides, it enabled a rethinking about stereotypes existent on students’ local contexts by the making of a banner as an attempt to bring awareness of their own school community.O objetivo deste texto é apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou como o uso de imagens em aulas de língua inglesa no ensino médio pode contribuir para a desconstrução de estereótipos e para o desenvolvimento da cidadania participativa. Para isso, fundamentados em uma perspectiva crítica (CERVETTI et al., 2001; MATTOS, 2014), planejamos nossas aulas visando problematizar estereótipos recorrentes no contexto local dos alunos, com base em leituras e discussões de imagens, uma vez que estas incentivam a construção de sentidos (FERRAZ, 2014; MIZAN 2014). Dessa forma, procuramos estimular as diferentes leituras que os alunos faziam de tais textos, bem como questionar o porquê dessas leituras. Essa investigação aconteceu durante o período de regência do estágio supervisionado que ocorreu em uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Campina Grande – PB, em 2016. Em nossa análise, percebemos que as leituras e discussões das imagens causaram rupturas nas representações cristalizadas que os alunos tinham acerca dos Estados Unidos e do continente Africano, por exemplo, bem como sobre estereótipos presentes nos contextos locais dos alunos, durante a produção de um banner para conscientização da própria comunidade escolar.Revista Entrepalavras2017-12-18T13:44:29Z2017-12-18T13:44:29Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBarros, W. V.; Costa, M. A. M. (2017)2237-6321 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28572Barros, Walter VieiraCosta, Marco Antônio Margaridoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T16:49:45Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/28572Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:40:22.032792Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos Critical literacy and the use of images in EFL classes: deconstructing stereotypes |
title |
Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos |
spellingShingle |
Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos Barros, Walter Vieira Letramento crítico Imagens Estereótipos Critical literacy |
title_short |
Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos |
title_full |
Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos |
title_fullStr |
Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos |
title_full_unstemmed |
Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos |
title_sort |
Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos |
author |
Barros, Walter Vieira |
author_facet |
Barros, Walter Vieira Costa, Marco Antônio Margarido |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Marco Antônio Margarido |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Walter Vieira Costa, Marco Antônio Margarido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento crítico Imagens Estereótipos Critical literacy |
topic |
Letramento crítico Imagens Estereótipos Critical literacy |
description |
BARROS, Walter Vieira; COSTA, Marco Antônio Margarido. Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 550-570, jan./jun. 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-18T13:44:29Z 2017-12-18T13:44:29Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Barros, W. V.; Costa, M. A. M. (2017) 2237-6321 (online) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28572 |
identifier_str_mv |
Barros, W. V.; Costa, M. A. M. (2017) 2237-6321 (online) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Entrepalavras |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Entrepalavras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028900833329152 |