Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Walter Vieira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa, Marco Antônio Margarido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28572
Resumo: BARROS, Walter Vieira; COSTA, Marco Antônio Margarido. Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 550-570, jan./jun. 2017.
id UFC-7_2be251fd2ec7b474aa2167f2d0af1294
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/28572
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótiposCritical literacy and the use of images in EFL classes: deconstructing stereotypesLetramento críticoImagensEstereótiposCritical literacyBARROS, Walter Vieira; COSTA, Marco Antônio Margarido. Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 550-570, jan./jun. 2017.This text aims to present the result from a research, which investigated how the use of images in English as a foreign language classes on secondary school can contribute to deconstruct stereotypes and to develop participative citizenship. In order to do so, underpinned by a critical perspective (CERVETTI et al., 2001; MATTOS, 2014), we planned our classes aiming at questioning recurrent stereotypes in students’ local context, based on readings and discussions of images, once they stimulate meaning making (FERRAZ, 2014; MIZAN 2014). By doing this, we tried to encourage different readings from the students, and question the underlying reasons of those readings, as well. This investigation happened during internship, which happened in a 1st grade group of a public secondary school in Campina Grande – PB, in 2016. As a result of our analysis, we noticed that the readings and discussions of images caused destabilisation of the students’ crystallised representations of the USA and Africa, for instance. Besides, it enabled a rethinking about stereotypes existent on students’ local contexts by the making of a banner as an attempt to bring awareness of their own school community.O objetivo deste texto é apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou como o uso de imagens em aulas de língua inglesa no ensino médio pode contribuir para a desconstrução de estereótipos e para o desenvolvimento da cidadania participativa. Para isso, fundamentados em uma perspectiva crítica (CERVETTI et al., 2001; MATTOS, 2014), planejamos nossas aulas visando problematizar estereótipos recorrentes no contexto local dos alunos, com base em leituras e discussões de imagens, uma vez que estas incentivam a construção de sentidos (FERRAZ, 2014; MIZAN 2014). Dessa forma, procuramos estimular as diferentes leituras que os alunos faziam de tais textos, bem como questionar o porquê dessas leituras. Essa investigação aconteceu durante o período de regência do estágio supervisionado que ocorreu em uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Campina Grande – PB, em 2016. Em nossa análise, percebemos que as leituras e discussões das imagens causaram rupturas nas representações cristalizadas que os alunos tinham acerca dos Estados Unidos e do continente Africano, por exemplo, bem como sobre estereótipos presentes nos contextos locais dos alunos, durante a produção de um banner para conscientização da própria comunidade escolar.Revista Entrepalavras2017-12-18T13:44:29Z2017-12-18T13:44:29Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBarros, W. V.; Costa, M. A. M. (2017)2237-6321 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28572Barros, Walter VieiraCosta, Marco Antônio Margaridoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T16:49:45Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/28572Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:40:22.032792Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos
Critical literacy and the use of images in EFL classes: deconstructing stereotypes
title Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos
spellingShingle Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos
Barros, Walter Vieira
Letramento crítico
Imagens
Estereótipos
Critical literacy
title_short Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos
title_full Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos
title_fullStr Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos
title_full_unstemmed Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos
title_sort Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos
author Barros, Walter Vieira
author_facet Barros, Walter Vieira
Costa, Marco Antônio Margarido
author_role author
author2 Costa, Marco Antônio Margarido
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Walter Vieira
Costa, Marco Antônio Margarido
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento crítico
Imagens
Estereótipos
Critical literacy
topic Letramento crítico
Imagens
Estereótipos
Critical literacy
description BARROS, Walter Vieira; COSTA, Marco Antônio Margarido. Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 550-570, jan./jun. 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18T13:44:29Z
2017-12-18T13:44:29Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Barros, W. V.; Costa, M. A. M. (2017)
2237-6321 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28572
identifier_str_mv Barros, W. V.; Costa, M. A. M. (2017)
2237-6321 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028900833329152