Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Walter Vieira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa, Marco Antônio Margarido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/931
Resumo: O objetivo deste texto é apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou como o uso de imagens em aulas de língua inglesa no ensino médio pode contribuir para a desconstrução de estereótipos e para o desenvolvimento da cidadania participativa. Para isso, fundamentados em uma perspectiva crítica (CERVETTI et al., 2001; MATTOS, 2014), planejamos nossas aulas visando problematizar estereótipos recorrentes no contexto local dos alunos, com base em leituras e discussões de imagens, uma vez que estas incentivam a construção de sentidos (FERRAZ, 2014; MIZAN 2014). Dessa forma, procuramos estimular as diferentes leituras que os alunos faziam de tais textos, bem como questionar o porquê dessas leituras. Essa investigação aconteceu durante o período de regência do estágio supervisionado que ocorreu em uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Campina Grande – PB, em 2016. Em nossa análise, percebemos que as leituras e discussões das imagens causaram rupturas nas representações cristalizadas que os alunos tinham acerca dos Estados Unidos e do continente Africano, por exemplo, bem como sobre estereótipos presentes nos contextos locais dos alunos, durante a produção de um banner para conscientização da própria comunidade escolar.
id UFC-9_9f0d9f75fef0efc020a7d1d0ea3e0910
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/931
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótiposLetramento Crítico; Imagens; Estereótipos.O objetivo deste texto é apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou como o uso de imagens em aulas de língua inglesa no ensino médio pode contribuir para a desconstrução de estereótipos e para o desenvolvimento da cidadania participativa. Para isso, fundamentados em uma perspectiva crítica (CERVETTI et al., 2001; MATTOS, 2014), planejamos nossas aulas visando problematizar estereótipos recorrentes no contexto local dos alunos, com base em leituras e discussões de imagens, uma vez que estas incentivam a construção de sentidos (FERRAZ, 2014; MIZAN 2014). Dessa forma, procuramos estimular as diferentes leituras que os alunos faziam de tais textos, bem como questionar o porquê dessas leituras. Essa investigação aconteceu durante o período de regência do estágio supervisionado que ocorreu em uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Campina Grande – PB, em 2016. Em nossa análise, percebemos que as leituras e discussões das imagens causaram rupturas nas representações cristalizadas que os alunos tinham acerca dos Estados Unidos e do continente Africano, por exemplo, bem como sobre estereótipos presentes nos contextos locais dos alunos, durante a produção de um banner para conscientização da própria comunidade escolar.Universidade Federal do CearáBarros, Walter VieiraCosta, Marco Antônio Margarido2017-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/93110.22168/2237-6321.7.7.1.550-570Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 550-570Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 550-570Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 550-570Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 550-570Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 550-5702237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/931/432Direitos autorais 2017 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-09T18:01:35Zoai:ojs.localhost:article/931Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2017-10-09T18:01:35Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos
title Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos
spellingShingle Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos
Barros, Walter Vieira
Letramento Crítico; Imagens; Estereótipos.
title_short Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos
title_full Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos
title_fullStr Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos
title_full_unstemmed Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos
title_sort Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos
author Barros, Walter Vieira
author_facet Barros, Walter Vieira
Costa, Marco Antônio Margarido
author_role author
author2 Costa, Marco Antônio Margarido
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Walter Vieira
Costa, Marco Antônio Margarido
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento Crítico; Imagens; Estereótipos.
topic Letramento Crítico; Imagens; Estereótipos.
description O objetivo deste texto é apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou como o uso de imagens em aulas de língua inglesa no ensino médio pode contribuir para a desconstrução de estereótipos e para o desenvolvimento da cidadania participativa. Para isso, fundamentados em uma perspectiva crítica (CERVETTI et al., 2001; MATTOS, 2014), planejamos nossas aulas visando problematizar estereótipos recorrentes no contexto local dos alunos, com base em leituras e discussões de imagens, uma vez que estas incentivam a construção de sentidos (FERRAZ, 2014; MIZAN 2014). Dessa forma, procuramos estimular as diferentes leituras que os alunos faziam de tais textos, bem como questionar o porquê dessas leituras. Essa investigação aconteceu durante o período de regência do estágio supervisionado que ocorreu em uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Campina Grande – PB, em 2016. Em nossa análise, percebemos que as leituras e discussões das imagens causaram rupturas nas representações cristalizadas que os alunos tinham acerca dos Estados Unidos e do continente Africano, por exemplo, bem como sobre estereótipos presentes nos contextos locais dos alunos, durante a produção de um banner para conscientização da própria comunidade escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-23
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/931
10.22168/2237-6321.7.7.1.550-570
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/931
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321.7.7.1.550-570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/931/432
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Entrepalavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Entrepalavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 550-570
Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 550-570
Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 550-570
Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 550-570
Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 550-570
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329730527657984