Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/931 |
Resumo: | O objetivo deste texto é apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou como o uso de imagens em aulas de língua inglesa no ensino médio pode contribuir para a desconstrução de estereótipos e para o desenvolvimento da cidadania participativa. Para isso, fundamentados em uma perspectiva crítica (CERVETTI et al., 2001; MATTOS, 2014), planejamos nossas aulas visando problematizar estereótipos recorrentes no contexto local dos alunos, com base em leituras e discussões de imagens, uma vez que estas incentivam a construção de sentidos (FERRAZ, 2014; MIZAN 2014). Dessa forma, procuramos estimular as diferentes leituras que os alunos faziam de tais textos, bem como questionar o porquê dessas leituras. Essa investigação aconteceu durante o período de regência do estágio supervisionado que ocorreu em uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Campina Grande – PB, em 2016. Em nossa análise, percebemos que as leituras e discussões das imagens causaram rupturas nas representações cristalizadas que os alunos tinham acerca dos Estados Unidos e do continente Africano, por exemplo, bem como sobre estereótipos presentes nos contextos locais dos alunos, durante a produção de um banner para conscientização da própria comunidade escolar. |
id |
UFC-9_9f0d9f75fef0efc020a7d1d0ea3e0910 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/931 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótiposLetramento Crítico; Imagens; Estereótipos.O objetivo deste texto é apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou como o uso de imagens em aulas de língua inglesa no ensino médio pode contribuir para a desconstrução de estereótipos e para o desenvolvimento da cidadania participativa. Para isso, fundamentados em uma perspectiva crítica (CERVETTI et al., 2001; MATTOS, 2014), planejamos nossas aulas visando problematizar estereótipos recorrentes no contexto local dos alunos, com base em leituras e discussões de imagens, uma vez que estas incentivam a construção de sentidos (FERRAZ, 2014; MIZAN 2014). Dessa forma, procuramos estimular as diferentes leituras que os alunos faziam de tais textos, bem como questionar o porquê dessas leituras. Essa investigação aconteceu durante o período de regência do estágio supervisionado que ocorreu em uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Campina Grande – PB, em 2016. Em nossa análise, percebemos que as leituras e discussões das imagens causaram rupturas nas representações cristalizadas que os alunos tinham acerca dos Estados Unidos e do continente Africano, por exemplo, bem como sobre estereótipos presentes nos contextos locais dos alunos, durante a produção de um banner para conscientização da própria comunidade escolar.Universidade Federal do CearáBarros, Walter VieiraCosta, Marco Antônio Margarido2017-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/93110.22168/2237-6321.7.7.1.550-570Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 550-570Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 550-570Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 550-570Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 550-570Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 550-5702237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/931/432Direitos autorais 2017 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-09T18:01:35Zoai:ojs.localhost:article/931Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2017-10-09T18:01:35Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos |
title |
Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos |
spellingShingle |
Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos Barros, Walter Vieira Letramento Crítico; Imagens; Estereótipos. |
title_short |
Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos |
title_full |
Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos |
title_fullStr |
Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos |
title_full_unstemmed |
Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos |
title_sort |
Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos |
author |
Barros, Walter Vieira |
author_facet |
Barros, Walter Vieira Costa, Marco Antônio Margarido |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Marco Antônio Margarido |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Walter Vieira Costa, Marco Antônio Margarido |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Crítico; Imagens; Estereótipos. |
topic |
Letramento Crítico; Imagens; Estereótipos. |
description |
O objetivo deste texto é apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou como o uso de imagens em aulas de língua inglesa no ensino médio pode contribuir para a desconstrução de estereótipos e para o desenvolvimento da cidadania participativa. Para isso, fundamentados em uma perspectiva crítica (CERVETTI et al., 2001; MATTOS, 2014), planejamos nossas aulas visando problematizar estereótipos recorrentes no contexto local dos alunos, com base em leituras e discussões de imagens, uma vez que estas incentivam a construção de sentidos (FERRAZ, 2014; MIZAN 2014). Dessa forma, procuramos estimular as diferentes leituras que os alunos faziam de tais textos, bem como questionar o porquê dessas leituras. Essa investigação aconteceu durante o período de regência do estágio supervisionado que ocorreu em uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Campina Grande – PB, em 2016. Em nossa análise, percebemos que as leituras e discussões das imagens causaram rupturas nas representações cristalizadas que os alunos tinham acerca dos Estados Unidos e do continente Africano, por exemplo, bem como sobre estereótipos presentes nos contextos locais dos alunos, durante a produção de um banner para conscientização da própria comunidade escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/931 10.22168/2237-6321.7.7.1.550-570 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/931 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321.7.7.1.550-570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/931/432 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Entrepalavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Entrepalavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 550-570 Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 550-570 Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 550-570 Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 550-570 Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 550-570 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329730527657984 |