A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rosemary de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gonçalves, Danyelle Nilin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21670
Resumo: ALMEIDA, Rosemary de Oliveira; GONÇALVES, Danyelle Nilin. A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência. Revista Cocar, Belém, v. 6, n. 11, p. 77-85, jan./jul. 2012.
id UFC-7_2c9638dd33886a45d3a97b89eedb6b51
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/21670
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a DocênciaThe comprehensive practice in teacher formation in sociology: an experience from 'Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência'Formação docentePráticas educativasSociologiaALMEIDA, Rosemary de Oliveira; GONÇALVES, Danyelle Nilin. A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência. Revista Cocar, Belém, v. 6, n. 11, p. 77-85, jan./jul. 2012.The article reflects on the teacher training of the social scientist who will act in the education of young people in High School, the challenges and uncertainties they face and, consequently, on the direction of Sociology as a social science, able to venture on knowledge, research and pedagogical practice of school routine. The reflections contained herein are based on the results of a reflexive practice that is being consolidated in the Graduate Course in Social Sciences at the State University of Ceara, through the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, which aims to stimulate the choice for undergraduation courses, the enhancement of teaching and the inclusion of undergraduates and in school life.O artigo reflete sobre a formação docente do cientista social que atuará na educação de jovens no Ensino Médio, os desafios e incertezas com os quais se defrontam e, consequentemente, sobre os rumos da Sociologia, como uma área das ciências sociais, apta a se aventurar no conhecimento, na pesquisa e na prática pedagógica do dia a dia escolar. As reflexões aqui contidas são baseadas nos resultados de uma prática reflexiva que está se consolidando no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), que objetiva estimular a escolha pelas licenciaturas, a valorização do magistério e a inserção dos licenciandos na vida escolar.Revista Cocar2017-01-20T17:29:56Z2017-01-20T17:29:56Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAlmeida, R. O.; Gonçalves, D. N. (2012)2237-03151981-9269http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21670Almeida, Rosemary de OliveiraGonçalves, Danyelle Nilininfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-14T18:26:32Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/21670Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:19.339535Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência
The comprehensive practice in teacher formation in sociology: an experience from 'Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência'
title A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência
spellingShingle A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência
Almeida, Rosemary de Oliveira
Formação docente
Práticas educativas
Sociologia
title_short A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência
title_full A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência
title_fullStr A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência
title_full_unstemmed A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência
title_sort A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência
author Almeida, Rosemary de Oliveira
author_facet Almeida, Rosemary de Oliveira
Gonçalves, Danyelle Nilin
author_role author
author2 Gonçalves, Danyelle Nilin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Rosemary de Oliveira
Gonçalves, Danyelle Nilin
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Práticas educativas
Sociologia
topic Formação docente
Práticas educativas
Sociologia
description ALMEIDA, Rosemary de Oliveira; GONÇALVES, Danyelle Nilin. A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência. Revista Cocar, Belém, v. 6, n. 11, p. 77-85, jan./jul. 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2017-01-20T17:29:56Z
2017-01-20T17:29:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Almeida, R. O.; Gonçalves, D. N. (2012)
2237-0315
1981-9269
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21670
identifier_str_mv Almeida, R. O.; Gonçalves, D. N. (2012)
2237-0315
1981-9269
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Cocar
publisher.none.fl_str_mv Revista Cocar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028775656423424