A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21670 |
Resumo: | ALMEIDA, Rosemary de Oliveira; GONÇALVES, Danyelle Nilin. A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência. Revista Cocar, Belém, v. 6, n. 11, p. 77-85, jan./jul. 2012. |
id |
UFC-7_2c9638dd33886a45d3a97b89eedb6b51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/21670 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a DocênciaThe comprehensive practice in teacher formation in sociology: an experience from 'Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência'Formação docentePráticas educativasSociologiaALMEIDA, Rosemary de Oliveira; GONÇALVES, Danyelle Nilin. A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência. Revista Cocar, Belém, v. 6, n. 11, p. 77-85, jan./jul. 2012.The article reflects on the teacher training of the social scientist who will act in the education of young people in High School, the challenges and uncertainties they face and, consequently, on the direction of Sociology as a social science, able to venture on knowledge, research and pedagogical practice of school routine. The reflections contained herein are based on the results of a reflexive practice that is being consolidated in the Graduate Course in Social Sciences at the State University of Ceara, through the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, which aims to stimulate the choice for undergraduation courses, the enhancement of teaching and the inclusion of undergraduates and in school life.O artigo reflete sobre a formação docente do cientista social que atuará na educação de jovens no Ensino Médio, os desafios e incertezas com os quais se defrontam e, consequentemente, sobre os rumos da Sociologia, como uma área das ciências sociais, apta a se aventurar no conhecimento, na pesquisa e na prática pedagógica do dia a dia escolar. As reflexões aqui contidas são baseadas nos resultados de uma prática reflexiva que está se consolidando no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), que objetiva estimular a escolha pelas licenciaturas, a valorização do magistério e a inserção dos licenciandos na vida escolar.Revista Cocar2017-01-20T17:29:56Z2017-01-20T17:29:56Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAlmeida, R. O.; Gonçalves, D. N. (2012)2237-03151981-9269http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21670Almeida, Rosemary de OliveiraGonçalves, Danyelle Nilininfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-14T18:26:32Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/21670Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:19.339535Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência The comprehensive practice in teacher formation in sociology: an experience from 'Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência' |
title |
A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência |
spellingShingle |
A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência Almeida, Rosemary de Oliveira Formação docente Práticas educativas Sociologia |
title_short |
A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência |
title_full |
A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência |
title_fullStr |
A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência |
title_full_unstemmed |
A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência |
title_sort |
A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência |
author |
Almeida, Rosemary de Oliveira |
author_facet |
Almeida, Rosemary de Oliveira Gonçalves, Danyelle Nilin |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Danyelle Nilin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Rosemary de Oliveira Gonçalves, Danyelle Nilin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Práticas educativas Sociologia |
topic |
Formação docente Práticas educativas Sociologia |
description |
ALMEIDA, Rosemary de Oliveira; GONÇALVES, Danyelle Nilin. A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência. Revista Cocar, Belém, v. 6, n. 11, p. 77-85, jan./jul. 2012. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2017-01-20T17:29:56Z 2017-01-20T17:29:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Almeida, R. O.; Gonçalves, D. N. (2012) 2237-0315 1981-9269 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21670 |
identifier_str_mv |
Almeida, R. O.; Gonçalves, D. N. (2012) 2237-0315 1981-9269 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Cocar |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Cocar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028775656423424 |