Perfil pedagógico de uma docência no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38834 |
Resumo: | Atualmente os conflitos vividos pelos docentes em sua prática diária com os alunos, relacionados a utilização de metodologias pedagógicas, planejamento e avaliação necessitam ser mais utilizados e discutidos, no sentido de atuarem como ferramentas facilitadoras e emancipatórias no processo de ensino-aprendizagem e dêem uma maior autonomia do docente em sua prática universitária. A presente temática faz parte de uma atividade prática discente da disciplina de Metodologia do Ensino, ministrada do Curso de Mestrado em Educação em Saúde, fundamentada na utilização de métodos de coleta de dados em pesquisa qualitativa, onde através da escolha, elaboração e aplicação de um instrumento de levantamento de dados procuramos identificar nos docentes de uma instituição de nível superior, as estratégias pedagógicas utilizadas, o planejamento de suas atividades em sala de aula e as técnicas de avaliação usadas para mensurar e qualificar o desempenho dos alunos nas atividades teóricas e práticas das disciplinas conduzidas pelos sujeitos participantes dessa pesquisa. Optamos pelo método descritivo com abordagem qualitativa que Santos (1999), parte do fundamento de que existe um vínculo dinâmico e indissolúvel entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito, o que nos permite buscar o significado e a intencionalidade dos atos sociais de forma detalhada, aprofundada, descritiva e orientada para as relações e estruturas sociais.[...] |
id |
UFC-7_2cb2c274c4ca2e7c839ec28d74e744a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38834 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil pedagógico de uma docência no ensino superiorAtividade pedagogicaPlanejamentoAvaliação EducacionalAtualmente os conflitos vividos pelos docentes em sua prática diária com os alunos, relacionados a utilização de metodologias pedagógicas, planejamento e avaliação necessitam ser mais utilizados e discutidos, no sentido de atuarem como ferramentas facilitadoras e emancipatórias no processo de ensino-aprendizagem e dêem uma maior autonomia do docente em sua prática universitária. A presente temática faz parte de uma atividade prática discente da disciplina de Metodologia do Ensino, ministrada do Curso de Mestrado em Educação em Saúde, fundamentada na utilização de métodos de coleta de dados em pesquisa qualitativa, onde através da escolha, elaboração e aplicação de um instrumento de levantamento de dados procuramos identificar nos docentes de uma instituição de nível superior, as estratégias pedagógicas utilizadas, o planejamento de suas atividades em sala de aula e as técnicas de avaliação usadas para mensurar e qualificar o desempenho dos alunos nas atividades teóricas e práticas das disciplinas conduzidas pelos sujeitos participantes dessa pesquisa. Optamos pelo método descritivo com abordagem qualitativa que Santos (1999), parte do fundamento de que existe um vínculo dinâmico e indissolúvel entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito, o que nos permite buscar o significado e a intencionalidade dos atos sociais de forma detalhada, aprofundada, descritiva e orientada para as relações e estruturas sociais.[...]2019-01-17T13:53:29Z2019-01-17T13:53:29Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSANTOS, Rita de Cássia Andrade Neiva; CATRIB, Ana Maria Fontenelle; SILVA, Raimunda Magalhães da; FROTA, Mirna Albuquerque; ALBUQUERQUE, Conceição de Maria de; MARTINS, Mariana Cavalcante. Perfil pedagógico de uma docência no ensino superior. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.85-7485-091-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38834Santos, Rita de Cássia Andrade NeivaCatrib, Ana Maria FontenelleSilva, Raimunda Magalhães daFrota, Mirna AlbuquerqueAlbuquerque, Conceição de Maria deMartins, Mariana Cavalcanteporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:07Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38834Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:50.535376Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil pedagógico de uma docência no ensino superior |
title |
Perfil pedagógico de uma docência no ensino superior |
spellingShingle |
Perfil pedagógico de uma docência no ensino superior Santos, Rita de Cássia Andrade Neiva Atividade pedagogica Planejamento Avaliação Educacional |
title_short |
Perfil pedagógico de uma docência no ensino superior |
title_full |
Perfil pedagógico de uma docência no ensino superior |
title_fullStr |
Perfil pedagógico de uma docência no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Perfil pedagógico de uma docência no ensino superior |
title_sort |
Perfil pedagógico de uma docência no ensino superior |
author |
Santos, Rita de Cássia Andrade Neiva |
author_facet |
Santos, Rita de Cássia Andrade Neiva Catrib, Ana Maria Fontenelle Silva, Raimunda Magalhães da Frota, Mirna Albuquerque Albuquerque, Conceição de Maria de Martins, Mariana Cavalcante |
author_role |
author |
author2 |
Catrib, Ana Maria Fontenelle Silva, Raimunda Magalhães da Frota, Mirna Albuquerque Albuquerque, Conceição de Maria de Martins, Mariana Cavalcante |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rita de Cássia Andrade Neiva Catrib, Ana Maria Fontenelle Silva, Raimunda Magalhães da Frota, Mirna Albuquerque Albuquerque, Conceição de Maria de Martins, Mariana Cavalcante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade pedagogica Planejamento Avaliação Educacional |
topic |
Atividade pedagogica Planejamento Avaliação Educacional |
description |
Atualmente os conflitos vividos pelos docentes em sua prática diária com os alunos, relacionados a utilização de metodologias pedagógicas, planejamento e avaliação necessitam ser mais utilizados e discutidos, no sentido de atuarem como ferramentas facilitadoras e emancipatórias no processo de ensino-aprendizagem e dêem uma maior autonomia do docente em sua prática universitária. A presente temática faz parte de uma atividade prática discente da disciplina de Metodologia do Ensino, ministrada do Curso de Mestrado em Educação em Saúde, fundamentada na utilização de métodos de coleta de dados em pesquisa qualitativa, onde através da escolha, elaboração e aplicação de um instrumento de levantamento de dados procuramos identificar nos docentes de uma instituição de nível superior, as estratégias pedagógicas utilizadas, o planejamento de suas atividades em sala de aula e as técnicas de avaliação usadas para mensurar e qualificar o desempenho dos alunos nas atividades teóricas e práticas das disciplinas conduzidas pelos sujeitos participantes dessa pesquisa. Optamos pelo método descritivo com abordagem qualitativa que Santos (1999), parte do fundamento de que existe um vínculo dinâmico e indissolúvel entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito, o que nos permite buscar o significado e a intencionalidade dos atos sociais de forma detalhada, aprofundada, descritiva e orientada para as relações e estruturas sociais.[...] |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2019-01-17T13:53:29Z 2019-01-17T13:53:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Rita de Cássia Andrade Neiva; CATRIB, Ana Maria Fontenelle; SILVA, Raimunda Magalhães da; FROTA, Mirna Albuquerque; ALBUQUERQUE, Conceição de Maria de; MARTINS, Mariana Cavalcante. Perfil pedagógico de uma docência no ensino superior. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. 85-7485-091-8 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38834 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Rita de Cássia Andrade Neiva; CATRIB, Ana Maria Fontenelle; SILVA, Raimunda Magalhães da; FROTA, Mirna Albuquerque; ALBUQUERQUE, Conceição de Maria de; MARTINS, Mariana Cavalcante. Perfil pedagógico de uma docência no ensino superior. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. 85-7485-091-8 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028863164284928 |