Perfil pedagógico de uma docência no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rita de Cássia Andrade Neiva
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Catrib, Ana Maria Fontenelle, Silva, Raimunda Magalhães da, Frota, Mirna Albuquerque, Albuquerque, Conceição de Maria de, Martins, Mariana Cavalcante
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38834
Resumo: Atualmente os conflitos vividos pelos docentes em sua prática diária com os alunos, relacionados a utilização de metodologias pedagógicas, planejamento e avaliação necessitam ser mais utilizados e discutidos, no sentido de atuarem como ferramentas facilitadoras e emancipatórias no processo de ensino-aprendizagem e dêem uma maior autonomia do docente em sua prática universitária. A presente temática faz parte de uma atividade prática discente da disciplina de Metodologia do Ensino, ministrada do Curso de Mestrado em Educação em Saúde, fundamentada na utilização de métodos de coleta de dados em pesquisa qualitativa, onde através da escolha, elaboração e aplicação de um instrumento de levantamento de dados procuramos identificar nos docentes de uma instituição de nível superior, as estratégias pedagógicas utilizadas, o planejamento de suas atividades em sala de aula e as técnicas de avaliação usadas para mensurar e qualificar o desempenho dos alunos nas atividades teóricas e práticas das disciplinas conduzidas pelos sujeitos participantes dessa pesquisa. Optamos pelo método descritivo com abordagem qualitativa que Santos (1999), parte do fundamento de que existe um vínculo dinâmico e indissolúvel entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito, o que nos permite buscar o significado e a intencionalidade dos atos sociais de forma detalhada, aprofundada, descritiva e orientada para as relações e estruturas sociais.[...]
id UFC-7_2cb2c274c4ca2e7c839ec28d74e744a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38834
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Perfil pedagógico de uma docência no ensino superiorAtividade pedagogicaPlanejamentoAvaliação EducacionalAtualmente os conflitos vividos pelos docentes em sua prática diária com os alunos, relacionados a utilização de metodologias pedagógicas, planejamento e avaliação necessitam ser mais utilizados e discutidos, no sentido de atuarem como ferramentas facilitadoras e emancipatórias no processo de ensino-aprendizagem e dêem uma maior autonomia do docente em sua prática universitária. A presente temática faz parte de uma atividade prática discente da disciplina de Metodologia do Ensino, ministrada do Curso de Mestrado em Educação em Saúde, fundamentada na utilização de métodos de coleta de dados em pesquisa qualitativa, onde através da escolha, elaboração e aplicação de um instrumento de levantamento de dados procuramos identificar nos docentes de uma instituição de nível superior, as estratégias pedagógicas utilizadas, o planejamento de suas atividades em sala de aula e as técnicas de avaliação usadas para mensurar e qualificar o desempenho dos alunos nas atividades teóricas e práticas das disciplinas conduzidas pelos sujeitos participantes dessa pesquisa. Optamos pelo método descritivo com abordagem qualitativa que Santos (1999), parte do fundamento de que existe um vínculo dinâmico e indissolúvel entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito, o que nos permite buscar o significado e a intencionalidade dos atos sociais de forma detalhada, aprofundada, descritiva e orientada para as relações e estruturas sociais.[...]2019-01-17T13:53:29Z2019-01-17T13:53:29Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSANTOS, Rita de Cássia Andrade Neiva; CATRIB, Ana Maria Fontenelle; SILVA, Raimunda Magalhães da; FROTA, Mirna Albuquerque; ALBUQUERQUE, Conceição de Maria de; MARTINS, Mariana Cavalcante. Perfil pedagógico de uma docência no ensino superior. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.85-7485-091-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38834Santos, Rita de Cássia Andrade NeivaCatrib, Ana Maria FontenelleSilva, Raimunda Magalhães daFrota, Mirna AlbuquerqueAlbuquerque, Conceição de Maria deMartins, Mariana Cavalcanteporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:07Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38834Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:50.535376Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil pedagógico de uma docência no ensino superior
title Perfil pedagógico de uma docência no ensino superior
spellingShingle Perfil pedagógico de uma docência no ensino superior
Santos, Rita de Cássia Andrade Neiva
Atividade pedagogica
Planejamento
Avaliação Educacional
title_short Perfil pedagógico de uma docência no ensino superior
title_full Perfil pedagógico de uma docência no ensino superior
title_fullStr Perfil pedagógico de uma docência no ensino superior
title_full_unstemmed Perfil pedagógico de uma docência no ensino superior
title_sort Perfil pedagógico de uma docência no ensino superior
author Santos, Rita de Cássia Andrade Neiva
author_facet Santos, Rita de Cássia Andrade Neiva
Catrib, Ana Maria Fontenelle
Silva, Raimunda Magalhães da
Frota, Mirna Albuquerque
Albuquerque, Conceição de Maria de
Martins, Mariana Cavalcante
author_role author
author2 Catrib, Ana Maria Fontenelle
Silva, Raimunda Magalhães da
Frota, Mirna Albuquerque
Albuquerque, Conceição de Maria de
Martins, Mariana Cavalcante
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rita de Cássia Andrade Neiva
Catrib, Ana Maria Fontenelle
Silva, Raimunda Magalhães da
Frota, Mirna Albuquerque
Albuquerque, Conceição de Maria de
Martins, Mariana Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade pedagogica
Planejamento
Avaliação Educacional
topic Atividade pedagogica
Planejamento
Avaliação Educacional
description Atualmente os conflitos vividos pelos docentes em sua prática diária com os alunos, relacionados a utilização de metodologias pedagógicas, planejamento e avaliação necessitam ser mais utilizados e discutidos, no sentido de atuarem como ferramentas facilitadoras e emancipatórias no processo de ensino-aprendizagem e dêem uma maior autonomia do docente em sua prática universitária. A presente temática faz parte de uma atividade prática discente da disciplina de Metodologia do Ensino, ministrada do Curso de Mestrado em Educação em Saúde, fundamentada na utilização de métodos de coleta de dados em pesquisa qualitativa, onde através da escolha, elaboração e aplicação de um instrumento de levantamento de dados procuramos identificar nos docentes de uma instituição de nível superior, as estratégias pedagógicas utilizadas, o planejamento de suas atividades em sala de aula e as técnicas de avaliação usadas para mensurar e qualificar o desempenho dos alunos nas atividades teóricas e práticas das disciplinas conduzidas pelos sujeitos participantes dessa pesquisa. Optamos pelo método descritivo com abordagem qualitativa que Santos (1999), parte do fundamento de que existe um vínculo dinâmico e indissolúvel entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito, o que nos permite buscar o significado e a intencionalidade dos atos sociais de forma detalhada, aprofundada, descritiva e orientada para as relações e estruturas sociais.[...]
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-01-17T13:53:29Z
2019-01-17T13:53:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Rita de Cássia Andrade Neiva; CATRIB, Ana Maria Fontenelle; SILVA, Raimunda Magalhães da; FROTA, Mirna Albuquerque; ALBUQUERQUE, Conceição de Maria de; MARTINS, Mariana Cavalcante. Perfil pedagógico de uma docência no ensino superior. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
85-7485-091-8
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38834
identifier_str_mv SANTOS, Rita de Cássia Andrade Neiva; CATRIB, Ana Maria Fontenelle; SILVA, Raimunda Magalhães da; FROTA, Mirna Albuquerque; ALBUQUERQUE, Conceição de Maria de; MARTINS, Mariana Cavalcante. Perfil pedagógico de uma docência no ensino superior. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
85-7485-091-8
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028863164284928