Viagens na memória: estudo sobre a poesia de Jáder de Carvalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Sávio Alencar de Lima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fernandes, Geraldo Augusto
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300001npvn
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48887
Resumo: Jáder de Carvalho (1901-1985), escritor cearense do século passado, está inegavelmente filiado a uma tradição poética que privilegia em seu cabedal temas, figuras e espaços caros ao imaginário e à sensibilidade do homem nordestino. Natural da Serra do Estêvão (Quixadá), parte de sua produção em versos (Terra Bárbara, Terra de Ninguém, Água da fonte) reconhece, pois, nessa configuração sua pedra de toque. Poesia, aliás, que mantém pontos de contato com as linhas de força que constituíram o projeto modernista nos anos 1920 e seus subsequentes, principalmente no que diz respeito a um impulso de fazer figurar nas páginas de nossas letras os elementos de uma identidade nacional (o indígena, o negro, o mestiço, o nordestino etc.) que então começava a se repensar. Daí flagrarmos frequentemente a elaboração literária do telurismo, do pertencimento, da permanência na arte poética de Jáder de Carvalho. No entanto, em outra faceta de sua obra, de inclinação mais lírica e memorialística (e temporalmente mais distante da fase inicial - décadas de 1960 a 1980), irrompe o desejo da mobilidade, da partida, da viagem. O homem abonadona a terra do país vivido e assim começa a sonhar com a paisagem dos países imaginados. Avulta aí um narrador poético que desbrava os mares, naufraga em ilhas, retorna ao porto. Ancorada na tensão que o embate entre essas duas identidades poéticas (sertanejo e viajante) acaba gerando, a poesia de Jáder de Carvalho aciona estados sensíveis bem exemplares de quem, na biografia, dividiu-se entre a aridez dos caminhos da terra e o alento dos caminhos do mar. Isso posto, cabe a esta pesquisa em curso verificar de que maneira esses temas e essas identidades constituem a poética jaderiana.
id UFC-7_2d5ddd6780d62760bcaaab33ffdda5f3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/48887
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Viagens na memória: estudo sobre a poesia de Jáder de CarvalhoJáder de CarvalhoViagemPoesiaJáder de Carvalho (1901-1985), escritor cearense do século passado, está inegavelmente filiado a uma tradição poética que privilegia em seu cabedal temas, figuras e espaços caros ao imaginário e à sensibilidade do homem nordestino. Natural da Serra do Estêvão (Quixadá), parte de sua produção em versos (Terra Bárbara, Terra de Ninguém, Água da fonte) reconhece, pois, nessa configuração sua pedra de toque. Poesia, aliás, que mantém pontos de contato com as linhas de força que constituíram o projeto modernista nos anos 1920 e seus subsequentes, principalmente no que diz respeito a um impulso de fazer figurar nas páginas de nossas letras os elementos de uma identidade nacional (o indígena, o negro, o mestiço, o nordestino etc.) que então começava a se repensar. Daí flagrarmos frequentemente a elaboração literária do telurismo, do pertencimento, da permanência na arte poética de Jáder de Carvalho. No entanto, em outra faceta de sua obra, de inclinação mais lírica e memorialística (e temporalmente mais distante da fase inicial - décadas de 1960 a 1980), irrompe o desejo da mobilidade, da partida, da viagem. O homem abonadona a terra do país vivido e assim começa a sonhar com a paisagem dos países imaginados. Avulta aí um narrador poético que desbrava os mares, naufraga em ilhas, retorna ao porto. Ancorada na tensão que o embate entre essas duas identidades poéticas (sertanejo e viajante) acaba gerando, a poesia de Jáder de Carvalho aciona estados sensíveis bem exemplares de quem, na biografia, dividiu-se entre a aridez dos caminhos da terra e o alento dos caminhos do mar. Isso posto, cabe a esta pesquisa em curso verificar de que maneira esses temas e essas identidades constituem a poética jaderiana.Universidade Federal do Ceará2019-12-18T17:01:09Z2019-12-18T17:01:09Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLOPES, Sávio Alencar de Lima; FERNANDES, Geraldo Augusto. Viagens na memória: estudo sobre a poesia de Jáder de Carvalho. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48887ark:/83112/001300001npvnLopes, Sávio Alencar de LimaFernandes, Geraldo Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:27:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48887Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:49:51.841803Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Viagens na memória: estudo sobre a poesia de Jáder de Carvalho
title Viagens na memória: estudo sobre a poesia de Jáder de Carvalho
spellingShingle Viagens na memória: estudo sobre a poesia de Jáder de Carvalho
Lopes, Sávio Alencar de Lima
Jáder de Carvalho
Viagem
Poesia
title_short Viagens na memória: estudo sobre a poesia de Jáder de Carvalho
title_full Viagens na memória: estudo sobre a poesia de Jáder de Carvalho
title_fullStr Viagens na memória: estudo sobre a poesia de Jáder de Carvalho
title_full_unstemmed Viagens na memória: estudo sobre a poesia de Jáder de Carvalho
title_sort Viagens na memória: estudo sobre a poesia de Jáder de Carvalho
author Lopes, Sávio Alencar de Lima
author_facet Lopes, Sávio Alencar de Lima
Fernandes, Geraldo Augusto
author_role author
author2 Fernandes, Geraldo Augusto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Sávio Alencar de Lima
Fernandes, Geraldo Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Jáder de Carvalho
Viagem
Poesia
topic Jáder de Carvalho
Viagem
Poesia
description Jáder de Carvalho (1901-1985), escritor cearense do século passado, está inegavelmente filiado a uma tradição poética que privilegia em seu cabedal temas, figuras e espaços caros ao imaginário e à sensibilidade do homem nordestino. Natural da Serra do Estêvão (Quixadá), parte de sua produção em versos (Terra Bárbara, Terra de Ninguém, Água da fonte) reconhece, pois, nessa configuração sua pedra de toque. Poesia, aliás, que mantém pontos de contato com as linhas de força que constituíram o projeto modernista nos anos 1920 e seus subsequentes, principalmente no que diz respeito a um impulso de fazer figurar nas páginas de nossas letras os elementos de uma identidade nacional (o indígena, o negro, o mestiço, o nordestino etc.) que então começava a se repensar. Daí flagrarmos frequentemente a elaboração literária do telurismo, do pertencimento, da permanência na arte poética de Jáder de Carvalho. No entanto, em outra faceta de sua obra, de inclinação mais lírica e memorialística (e temporalmente mais distante da fase inicial - décadas de 1960 a 1980), irrompe o desejo da mobilidade, da partida, da viagem. O homem abonadona a terra do país vivido e assim começa a sonhar com a paisagem dos países imaginados. Avulta aí um narrador poético que desbrava os mares, naufraga em ilhas, retorna ao porto. Ancorada na tensão que o embate entre essas duas identidades poéticas (sertanejo e viajante) acaba gerando, a poesia de Jáder de Carvalho aciona estados sensíveis bem exemplares de quem, na biografia, dividiu-se entre a aridez dos caminhos da terra e o alento dos caminhos do mar. Isso posto, cabe a esta pesquisa em curso verificar de que maneira esses temas e essas identidades constituem a poética jaderiana.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-12-18T17:01:09Z
2019-12-18T17:01:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Sávio Alencar de Lima; FERNANDES, Geraldo Augusto. Viagens na memória: estudo sobre a poesia de Jáder de Carvalho. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48887
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300001npvn
identifier_str_mv LOPES, Sávio Alencar de Lima; FERNANDES, Geraldo Augusto. Viagens na memória: estudo sobre a poesia de Jáder de Carvalho. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
ark:/83112/001300001npvn
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373991487766528