Participação dos estudantes do Curso de Pedagogia no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica: o perfil da geração pós-cotas (2017-2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Yasmin da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65690
Resumo: This undergraduate thesis aims to analyze the impacts of law nº 12,711 of 2012 (quota law) in the formation of the profile of the scholarship holders of the Institutional Scientific Initiation Scholarship Program, within the time frame from 2017.1 to 2020.1. Based on a descriptive data analysis, information was obtained from 566 students of the undergraduate degree in Pedagogy major at the Federal University of Ceará (UFC), of which the focus was given to the 61 scholarship holders. The database was built with demographic, socioeconomic and academic information from the students, from the junction of information from the Lattes curriculum and Encontros Universitários to the research carried out by the Faculty of Education during the Covid-19 pandemic. The main results found point to: (1) the participation in a greater number of non-quota students; (2) an expressive participation among the quota holders of students with racial criteria; (3) low participation of quota students with disabilities; (4) profile of mostly low-income students. Thus, it was observed that there is a representative participation of most groups of quota holders, however, even if in different proportions, the inequalities of access between quota holders and non-quota holders in the Institutional Scientific Initiation Scholarship Program are evident.
id UFC-7_2e88a61609fadca6911080a984a79ff0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/65690
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Participação dos estudantes do Curso de Pedagogia no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica: o perfil da geração pós-cotas (2017-2020)Ensino SuperiorIniciação CientíficaAções afirmativasDesigualdadesHigher EducationAffirmative actionsThis undergraduate thesis aims to analyze the impacts of law nº 12,711 of 2012 (quota law) in the formation of the profile of the scholarship holders of the Institutional Scientific Initiation Scholarship Program, within the time frame from 2017.1 to 2020.1. Based on a descriptive data analysis, information was obtained from 566 students of the undergraduate degree in Pedagogy major at the Federal University of Ceará (UFC), of which the focus was given to the 61 scholarship holders. The database was built with demographic, socioeconomic and academic information from the students, from the junction of information from the Lattes curriculum and Encontros Universitários to the research carried out by the Faculty of Education during the Covid-19 pandemic. The main results found point to: (1) the participation in a greater number of non-quota students; (2) an expressive participation among the quota holders of students with racial criteria; (3) low participation of quota students with disabilities; (4) profile of mostly low-income students. Thus, it was observed that there is a representative participation of most groups of quota holders, however, even if in different proportions, the inequalities of access between quota holders and non-quota holders in the Institutional Scientific Initiation Scholarship Program are evident.O presente trabalho tem como objetivo analisar o perfil dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), tendo como uma das principais categorias de análise a observação dos impactos da lei nº 12.711 de 2012 (Lei de cotas) em sua constituição. A partir de uma análise descritiva de dados, observaram-se as informações de 566 alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), dos quais se deu foco aos 61 bolsistas PIBIC dentro do recorte temporal de 2017.1 a 2020.1. O banco de dados foi construído com informações demográficas, socioeconômicas e acadêmicas dos discentes, a partir da junção de informações do currículo lattes e dos Encontros Universitários da UFC à pesquisa realizada pela Faculdade de Educação durante a pandemia da Covid-19. Os principais resultados encontrados apontam para: (1) a participação em maior número dos estudantes não cotistas; (2) uma expressiva participação entre os bolsistas cotistas de discentes com critério racial; (3) baixa participação de estudantes cotistas com deficiência; (4) perfil de discentes majoritariamente de baixa renda. Dessa forma, observou que há uma participação representativa da maioria dos grupos de cotistas, no entanto, mesmo que em proporções diferentes, as desigualdades de acesso entre bolsistas cotistas e não cotistas no PIBIC são evidentes.Mello Neto, Ruy de Deus eBarros, Yasmin da Silva2022-05-10T12:45:30Z2022-05-10T12:45:30Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBARROS, Yasmin da Silva. Participação dos estudantes do Curso de Pedagogia no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica: o perfil da geração pós-cotas (2017-2020). Orientador: Ruy de Deus e Mello Neto. 2022. 60 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65690porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-09T19:18:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/65690Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:33:40.449668Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Participação dos estudantes do Curso de Pedagogia no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica: o perfil da geração pós-cotas (2017-2020)
title Participação dos estudantes do Curso de Pedagogia no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica: o perfil da geração pós-cotas (2017-2020)
spellingShingle Participação dos estudantes do Curso de Pedagogia no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica: o perfil da geração pós-cotas (2017-2020)
Barros, Yasmin da Silva
Ensino Superior
Iniciação Científica
Ações afirmativas
Desigualdades
Higher Education
Affirmative actions
title_short Participação dos estudantes do Curso de Pedagogia no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica: o perfil da geração pós-cotas (2017-2020)
title_full Participação dos estudantes do Curso de Pedagogia no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica: o perfil da geração pós-cotas (2017-2020)
title_fullStr Participação dos estudantes do Curso de Pedagogia no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica: o perfil da geração pós-cotas (2017-2020)
title_full_unstemmed Participação dos estudantes do Curso de Pedagogia no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica: o perfil da geração pós-cotas (2017-2020)
title_sort Participação dos estudantes do Curso de Pedagogia no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica: o perfil da geração pós-cotas (2017-2020)
author Barros, Yasmin da Silva
author_facet Barros, Yasmin da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello Neto, Ruy de Deus e
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Yasmin da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Iniciação Científica
Ações afirmativas
Desigualdades
Higher Education
Affirmative actions
topic Ensino Superior
Iniciação Científica
Ações afirmativas
Desigualdades
Higher Education
Affirmative actions
description This undergraduate thesis aims to analyze the impacts of law nº 12,711 of 2012 (quota law) in the formation of the profile of the scholarship holders of the Institutional Scientific Initiation Scholarship Program, within the time frame from 2017.1 to 2020.1. Based on a descriptive data analysis, information was obtained from 566 students of the undergraduate degree in Pedagogy major at the Federal University of Ceará (UFC), of which the focus was given to the 61 scholarship holders. The database was built with demographic, socioeconomic and academic information from the students, from the junction of information from the Lattes curriculum and Encontros Universitários to the research carried out by the Faculty of Education during the Covid-19 pandemic. The main results found point to: (1) the participation in a greater number of non-quota students; (2) an expressive participation among the quota holders of students with racial criteria; (3) low participation of quota students with disabilities; (4) profile of mostly low-income students. Thus, it was observed that there is a representative participation of most groups of quota holders, however, even if in different proportions, the inequalities of access between quota holders and non-quota holders in the Institutional Scientific Initiation Scholarship Program are evident.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-10T12:45:30Z
2022-05-10T12:45:30Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS, Yasmin da Silva. Participação dos estudantes do Curso de Pedagogia no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica: o perfil da geração pós-cotas (2017-2020). Orientador: Ruy de Deus e Mello Neto. 2022. 60 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65690
identifier_str_mv BARROS, Yasmin da Silva. Participação dos estudantes do Curso de Pedagogia no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica: o perfil da geração pós-cotas (2017-2020). Orientador: Ruy de Deus e Mello Neto. 2022. 60 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028855483465728