A importância do contrato de convivência na metodologia em aprendizagem cooperativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ida Kerla Tavares
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sousa, Ana Sarah Teles de, Silva, Gabrielle Felix, Aragão, Lucelia Maria Santos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42568
Resumo: Neste trabalho abordaremos um método da Aprendizagem Cooperativa utilizado no Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), conhecido como, Contrato de Convivência, utilizado para aumentar a sinergia, responsabilidade e rendimento de uma equipe. Levando em consideração que, no ensino tradicional os envolvidos não utilizam esta metodologia e os objetivos nem sempre visam beneficiar a todos, e o ambiente não agrega respeito mútuo. Nesse contexto o Contrato de Convivência poderá ser inserido como uma ferramenta de colaboração, pois o mesmo trabalha os cinco pilares característicos da Aprendizagem Cooperativa que são: Interdependência Positiva, Interação Social, Responsabilidade individual, Processamento de Grupo e Habilidades Sociais. Com isso, esse estudo tem como objetivo avaliar a importância do Contrato de Convivência dentro da diversidade existente no ensino superior. Foram utilizados questionários com perguntas objetivas, aplicados a pessoas que possuem ou não um contato com a metodologia e sua aplicação, tendo como amostra referente quatros grupos distinto quanto aos métodos de aprendizagem e função dentro de uma equipe. Além disso, um documentário foi realizado para que pudesse ser compartilhado o sentimento de algum dos participantes, evidenciando assim que os grupos que o utilizam possuem todas as características citadas acima, enquadradas nos cinco pilares. Conclui-se que este trabalho ratifica a importância desta ferramenta para atividades em grupo.
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