A resistência de utilizar a metodologia da aprendizagem cooperativa: por que competir aparenta ser mais atrativo para as pessoas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, July Santiago
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ferreira, Larissa Araújo, Costa, Victor Levi da, Alencar, Roberta Eveline Figueiredo, Bustamante Junior, Juan de Dios
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43156
Resumo: RESUMO Sendo as empresas o local onde as pessoas passam o maior tempo de seu dia, observou-se justo a aplicação de alguns pilares da Aprendizagem Cooperativa. Após a revolução industrial no mundo, a competitividade no mercado de trabalho só vem tornando-se cada vez maior. E essa competitividade pode acabar gerando falhas na relação entre os trabalhadores, podendo até, tornar o local de trabalho um ambiente desagradável, exaustivo e estressante. Todos esses fatores podem afetar negativamente o indivíduo com, tensão muscular, dores de cabeça, insônia e etc... Os cinco pilares da aprendizagem cooperativa são: Interação face a face, responsabilidade individual, habilidades sociais, processamento de grupo e interdependência positiva. Esses pilares podem ser aplicados na realização de algumas atividades. A história de vida, momento em que um indivíduo confia em partilhar de sua história com os demais, é uma das atividades executadas no Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis com o intuito de criar laços entre os membros participantes, afim de que a partir desses laços haja uma maior sensibilidade, compreensão e que isso auxilie na relação de uns com os outros. Pensando nessa aplicabilidade e seus possíveis efeitos positivos, viu-se viável a aplicação da história de vida em um local onde muitas vezes, a competitividade afeta a relação entre pessoas que convivem todos os dias e assim tornando o local de trabalho um local do qual não se tem o prazer de estar presente. Para a constatação de que a aplicação da historia de vida poderia modificar a relação entre os participantes, houve a aplicação de um questionário antes da execução de tal atividade. Posteriormente de sua execução, houve a aplicação do mesmo questionário, com o intuito de mensurar, qualitativamente, o nível de pertencimento, de bem estar e do próprio desempenho na empresa de cada indivíduo.
id UFC-7_cb0b8edc1855c270340b8fc8301aa005
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/43156
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A resistência de utilizar a metodologia da aprendizagem cooperativa: por que competir aparenta ser mais atrativo para as pessoas?PilaresHistória de vidaaprendizagem cooperativaRESUMO Sendo as empresas o local onde as pessoas passam o maior tempo de seu dia, observou-se justo a aplicação de alguns pilares da Aprendizagem Cooperativa. Após a revolução industrial no mundo, a competitividade no mercado de trabalho só vem tornando-se cada vez maior. E essa competitividade pode acabar gerando falhas na relação entre os trabalhadores, podendo até, tornar o local de trabalho um ambiente desagradável, exaustivo e estressante. Todos esses fatores podem afetar negativamente o indivíduo com, tensão muscular, dores de cabeça, insônia e etc... Os cinco pilares da aprendizagem cooperativa são: Interação face a face, responsabilidade individual, habilidades sociais, processamento de grupo e interdependência positiva. Esses pilares podem ser aplicados na realização de algumas atividades. A história de vida, momento em que um indivíduo confia em partilhar de sua história com os demais, é uma das atividades executadas no Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis com o intuito de criar laços entre os membros participantes, afim de que a partir desses laços haja uma maior sensibilidade, compreensão e que isso auxilie na relação de uns com os outros. Pensando nessa aplicabilidade e seus possíveis efeitos positivos, viu-se viável a aplicação da história de vida em um local onde muitas vezes, a competitividade afeta a relação entre pessoas que convivem todos os dias e assim tornando o local de trabalho um local do qual não se tem o prazer de estar presente. Para a constatação de que a aplicação da historia de vida poderia modificar a relação entre os participantes, houve a aplicação de um questionário antes da execução de tal atividade. Posteriormente de sua execução, houve a aplicação do mesmo questionário, com o intuito de mensurar, qualitativamente, o nível de pertencimento, de bem estar e do próprio desempenho na empresa de cada indivíduo.2019-06-26T18:48:28Z2019-06-26T18:48:28Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCOELHO, July Santiago; et al. A resistência de utilizar a metodologia da aprendizagem cooperativa: por que competir aparenta ser mais atrativo para as pessoas?. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43156Coelho, July SantiagoFerreira, Larissa AraújoCosta, Victor Levi daAlencar, Roberta Eveline FigueiredoBustamante Junior, Juan de Diosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:37:52Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43156Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:20.185684Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A resistência de utilizar a metodologia da aprendizagem cooperativa: por que competir aparenta ser mais atrativo para as pessoas?
title A resistência de utilizar a metodologia da aprendizagem cooperativa: por que competir aparenta ser mais atrativo para as pessoas?
spellingShingle A resistência de utilizar a metodologia da aprendizagem cooperativa: por que competir aparenta ser mais atrativo para as pessoas?
Coelho, July Santiago
Pilares
História de vida
aprendizagem cooperativa
title_short A resistência de utilizar a metodologia da aprendizagem cooperativa: por que competir aparenta ser mais atrativo para as pessoas?
title_full A resistência de utilizar a metodologia da aprendizagem cooperativa: por que competir aparenta ser mais atrativo para as pessoas?
title_fullStr A resistência de utilizar a metodologia da aprendizagem cooperativa: por que competir aparenta ser mais atrativo para as pessoas?
title_full_unstemmed A resistência de utilizar a metodologia da aprendizagem cooperativa: por que competir aparenta ser mais atrativo para as pessoas?
title_sort A resistência de utilizar a metodologia da aprendizagem cooperativa: por que competir aparenta ser mais atrativo para as pessoas?
author Coelho, July Santiago
author_facet Coelho, July Santiago
Ferreira, Larissa Araújo
Costa, Victor Levi da
Alencar, Roberta Eveline Figueiredo
Bustamante Junior, Juan de Dios
author_role author
author2 Ferreira, Larissa Araújo
Costa, Victor Levi da
Alencar, Roberta Eveline Figueiredo
Bustamante Junior, Juan de Dios
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, July Santiago
Ferreira, Larissa Araújo
Costa, Victor Levi da
Alencar, Roberta Eveline Figueiredo
Bustamante Junior, Juan de Dios
dc.subject.por.fl_str_mv Pilares
História de vida
aprendizagem cooperativa
topic Pilares
História de vida
aprendizagem cooperativa
description RESUMO Sendo as empresas o local onde as pessoas passam o maior tempo de seu dia, observou-se justo a aplicação de alguns pilares da Aprendizagem Cooperativa. Após a revolução industrial no mundo, a competitividade no mercado de trabalho só vem tornando-se cada vez maior. E essa competitividade pode acabar gerando falhas na relação entre os trabalhadores, podendo até, tornar o local de trabalho um ambiente desagradável, exaustivo e estressante. Todos esses fatores podem afetar negativamente o indivíduo com, tensão muscular, dores de cabeça, insônia e etc... Os cinco pilares da aprendizagem cooperativa são: Interação face a face, responsabilidade individual, habilidades sociais, processamento de grupo e interdependência positiva. Esses pilares podem ser aplicados na realização de algumas atividades. A história de vida, momento em que um indivíduo confia em partilhar de sua história com os demais, é uma das atividades executadas no Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis com o intuito de criar laços entre os membros participantes, afim de que a partir desses laços haja uma maior sensibilidade, compreensão e que isso auxilie na relação de uns com os outros. Pensando nessa aplicabilidade e seus possíveis efeitos positivos, viu-se viável a aplicação da história de vida em um local onde muitas vezes, a competitividade afeta a relação entre pessoas que convivem todos os dias e assim tornando o local de trabalho um local do qual não se tem o prazer de estar presente. Para a constatação de que a aplicação da historia de vida poderia modificar a relação entre os participantes, houve a aplicação de um questionário antes da execução de tal atividade. Posteriormente de sua execução, houve a aplicação do mesmo questionário, com o intuito de mensurar, qualitativamente, o nível de pertencimento, de bem estar e do próprio desempenho na empresa de cada indivíduo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-26T18:48:28Z
2019-06-26T18:48:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COELHO, July Santiago; et al. A resistência de utilizar a metodologia da aprendizagem cooperativa: por que competir aparenta ser mais atrativo para as pessoas?. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43156
identifier_str_mv COELHO, July Santiago; et al. A resistência de utilizar a metodologia da aprendizagem cooperativa: por que competir aparenta ser mais atrativo para as pessoas?. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028803852632064