Indisciplina em sala de aula: fatores determinantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Verônica Caminha
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38301
Resumo: A pesquisa intitulada “Indisciplina em sala de aula: Fatores determinantes”, objetiva detectar as causas da indisciplina praticada pelos alunos e buscar na escola alternativas e soluções capazes de minimizá-la. A complexidade do problema, decorrente dos inúmeros obstáculos em analisar a situação por um prisma dialético, leva os docentes a uma postura de comodismo e ao não enfrentamento da problemática. Vários fatores contribuem para indisciplina, entre eles, a família, a sociedade, a escola, o professor e o aluno. Comprovando essa realidade deve-se analisar, compreender e mostrar objetivos claros de disciplina que se quer, usando instrumentos capazes de mudar, usando todas as formas de luta, envolvendo todos no enfrentamento do problema, com esforço grupal desenvolvendo um projeto pedagógico, voltado para a transformação da realidade existente, para que se alcance êxito, é necessário integração coletiva
id UFC-7_2ef7a6b78b8de02c8de94c79c11768f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38301
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Indisciplina em sala de aula: fatores determinantesEnsinoIndisciplina na escolaA pesquisa intitulada “Indisciplina em sala de aula: Fatores determinantes”, objetiva detectar as causas da indisciplina praticada pelos alunos e buscar na escola alternativas e soluções capazes de minimizá-la. A complexidade do problema, decorrente dos inúmeros obstáculos em analisar a situação por um prisma dialético, leva os docentes a uma postura de comodismo e ao não enfrentamento da problemática. Vários fatores contribuem para indisciplina, entre eles, a família, a sociedade, a escola, o professor e o aluno. Comprovando essa realidade deve-se analisar, compreender e mostrar objetivos claros de disciplina que se quer, usando instrumentos capazes de mudar, usando todas as formas de luta, envolvendo todos no enfrentamento do problema, com esforço grupal desenvolvendo um projeto pedagógico, voltado para a transformação da realidade existente, para que se alcance êxito, é necessário integração coletivaVeras, Neide Fernandes MonteiroBezerra, Verônica Caminha2018-12-20T16:48:02Z2018-12-20T16:48:02Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBEZERRA, Verônica Caminha. Indisciplina em sala de aula: fatores determinantes. 2003. 31f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38301porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-20T16:48:02Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38301Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:22.008556Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Indisciplina em sala de aula: fatores determinantes
title Indisciplina em sala de aula: fatores determinantes
spellingShingle Indisciplina em sala de aula: fatores determinantes
Bezerra, Verônica Caminha
Ensino
Indisciplina na escola
title_short Indisciplina em sala de aula: fatores determinantes
title_full Indisciplina em sala de aula: fatores determinantes
title_fullStr Indisciplina em sala de aula: fatores determinantes
title_full_unstemmed Indisciplina em sala de aula: fatores determinantes
title_sort Indisciplina em sala de aula: fatores determinantes
author Bezerra, Verônica Caminha
author_facet Bezerra, Verônica Caminha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veras, Neide Fernandes Monteiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Verônica Caminha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Indisciplina na escola
topic Ensino
Indisciplina na escola
description A pesquisa intitulada “Indisciplina em sala de aula: Fatores determinantes”, objetiva detectar as causas da indisciplina praticada pelos alunos e buscar na escola alternativas e soluções capazes de minimizá-la. A complexidade do problema, decorrente dos inúmeros obstáculos em analisar a situação por um prisma dialético, leva os docentes a uma postura de comodismo e ao não enfrentamento da problemática. Vários fatores contribuem para indisciplina, entre eles, a família, a sociedade, a escola, o professor e o aluno. Comprovando essa realidade deve-se analisar, compreender e mostrar objetivos claros de disciplina que se quer, usando instrumentos capazes de mudar, usando todas as formas de luta, envolvendo todos no enfrentamento do problema, com esforço grupal desenvolvendo um projeto pedagógico, voltado para a transformação da realidade existente, para que se alcance êxito, é necessário integração coletiva
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2018-12-20T16:48:02Z
2018-12-20T16:48:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BEZERRA, Verônica Caminha. Indisciplina em sala de aula: fatores determinantes. 2003. 31f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38301
identifier_str_mv BEZERRA, Verônica Caminha. Indisciplina em sala de aula: fatores determinantes. 2003. 31f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029017797787648