Indisciplina em sala de aula: fatores determinantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38301 |
Resumo: | A pesquisa intitulada “Indisciplina em sala de aula: Fatores determinantes”, objetiva detectar as causas da indisciplina praticada pelos alunos e buscar na escola alternativas e soluções capazes de minimizá-la. A complexidade do problema, decorrente dos inúmeros obstáculos em analisar a situação por um prisma dialético, leva os docentes a uma postura de comodismo e ao não enfrentamento da problemática. Vários fatores contribuem para indisciplina, entre eles, a família, a sociedade, a escola, o professor e o aluno. Comprovando essa realidade deve-se analisar, compreender e mostrar objetivos claros de disciplina que se quer, usando instrumentos capazes de mudar, usando todas as formas de luta, envolvendo todos no enfrentamento do problema, com esforço grupal desenvolvendo um projeto pedagógico, voltado para a transformação da realidade existente, para que se alcance êxito, é necessário integração coletiva |
id |
UFC-7_2ef7a6b78b8de02c8de94c79c11768f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38301 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Indisciplina em sala de aula: fatores determinantesEnsinoIndisciplina na escolaA pesquisa intitulada “Indisciplina em sala de aula: Fatores determinantes”, objetiva detectar as causas da indisciplina praticada pelos alunos e buscar na escola alternativas e soluções capazes de minimizá-la. A complexidade do problema, decorrente dos inúmeros obstáculos em analisar a situação por um prisma dialético, leva os docentes a uma postura de comodismo e ao não enfrentamento da problemática. Vários fatores contribuem para indisciplina, entre eles, a família, a sociedade, a escola, o professor e o aluno. Comprovando essa realidade deve-se analisar, compreender e mostrar objetivos claros de disciplina que se quer, usando instrumentos capazes de mudar, usando todas as formas de luta, envolvendo todos no enfrentamento do problema, com esforço grupal desenvolvendo um projeto pedagógico, voltado para a transformação da realidade existente, para que se alcance êxito, é necessário integração coletivaVeras, Neide Fernandes MonteiroBezerra, Verônica Caminha2018-12-20T16:48:02Z2018-12-20T16:48:02Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBEZERRA, Verônica Caminha. Indisciplina em sala de aula: fatores determinantes. 2003. 31f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38301porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-20T16:48:02Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38301Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:22.008556Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indisciplina em sala de aula: fatores determinantes |
title |
Indisciplina em sala de aula: fatores determinantes |
spellingShingle |
Indisciplina em sala de aula: fatores determinantes Bezerra, Verônica Caminha Ensino Indisciplina na escola |
title_short |
Indisciplina em sala de aula: fatores determinantes |
title_full |
Indisciplina em sala de aula: fatores determinantes |
title_fullStr |
Indisciplina em sala de aula: fatores determinantes |
title_full_unstemmed |
Indisciplina em sala de aula: fatores determinantes |
title_sort |
Indisciplina em sala de aula: fatores determinantes |
author |
Bezerra, Verônica Caminha |
author_facet |
Bezerra, Verônica Caminha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veras, Neide Fernandes Monteiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Verônica Caminha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Indisciplina na escola |
topic |
Ensino Indisciplina na escola |
description |
A pesquisa intitulada “Indisciplina em sala de aula: Fatores determinantes”, objetiva detectar as causas da indisciplina praticada pelos alunos e buscar na escola alternativas e soluções capazes de minimizá-la. A complexidade do problema, decorrente dos inúmeros obstáculos em analisar a situação por um prisma dialético, leva os docentes a uma postura de comodismo e ao não enfrentamento da problemática. Vários fatores contribuem para indisciplina, entre eles, a família, a sociedade, a escola, o professor e o aluno. Comprovando essa realidade deve-se analisar, compreender e mostrar objetivos claros de disciplina que se quer, usando instrumentos capazes de mudar, usando todas as formas de luta, envolvendo todos no enfrentamento do problema, com esforço grupal desenvolvendo um projeto pedagógico, voltado para a transformação da realidade existente, para que se alcance êxito, é necessário integração coletiva |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2018-12-20T16:48:02Z 2018-12-20T16:48:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BEZERRA, Verônica Caminha. Indisciplina em sala de aula: fatores determinantes. 2003. 31f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38301 |
identifier_str_mv |
BEZERRA, Verônica Caminha. Indisciplina em sala de aula: fatores determinantes. 2003. 31f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029017797787648 |