PROGSTER - um jogo digital infantil para o ensino de pensamento computacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55629 |
Resumo: | This work presents the development of a digital game called Progster, which aims to teach computational thinking for children from 7 to 9 years old, by making use of basic computer science concepts to improve the development of logical reasoning. Progster may contribute to teaching the disciplines of traditional curriculums and to supporting the training of future professionals, turning them into technology creators. We made a survey of the problems of interface, interaction and teaching of games similar to Progster and based on that we created its game design. Before and after the development, we carried out user evaluations to validate the work. As a result, Progster proved to be a promising way to support the teaching of the basics of computational thinking |
id |
UFC-7_2f27bf87ffe22720249520152a5c30eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/55629 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROGSTER - um jogo digital infantil para o ensino de pensamento computacionalJogos EducativosPensamento computacionalRaciocínioThis work presents the development of a digital game called Progster, which aims to teach computational thinking for children from 7 to 9 years old, by making use of basic computer science concepts to improve the development of logical reasoning. Progster may contribute to teaching the disciplines of traditional curriculums and to supporting the training of future professionals, turning them into technology creators. We made a survey of the problems of interface, interaction and teaching of games similar to Progster and based on that we created its game design. Before and after the development, we carried out user evaluations to validate the work. As a result, Progster proved to be a promising way to support the teaching of the basics of computational thinkingEste trabalho apresenta o desenvolvimento do jogo digital Progster, que tem o objetivo de ensinar pensamento computacional para crianças de 7 a 9 anos, fazendo uso de conceitos básicos de ciência da computação para melhorar o desenvolvimento do raciocínio lógico, contribuindo para o aprimoramento do desempenho nas disciplinas da base curricular tradicional e auxiliando na capacitação de futuros profissionais aptos a serem criadores de tecnologia. Para isso, foi necessário fazer um levantamento dos problemas de interface, interação e ensino dos jogos semelhantes ao Progster e, com base nisso, criar o game design do jogo. Antes e depois do desenvolvimento foram realizadas avaliações para validar o trabalho. Como resultado dessas avaliações, comprovou-se a capacidade do jogo Progster de auxiliar no ensino de pensamento computacional.Monteiro, Ingrid TeixeiraAlves, Maria Alquimara Braz2020-12-09T12:36:54Z2020-12-09T12:36:54Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALVES, Maria Alquimara Braz. PROGSTER - um jogo digital infantil para o ensino de pensamento computacional. 2020. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2020.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55629porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-09T12:36:54Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/55629Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:48.186629Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROGSTER - um jogo digital infantil para o ensino de pensamento computacional |
title |
PROGSTER - um jogo digital infantil para o ensino de pensamento computacional |
spellingShingle |
PROGSTER - um jogo digital infantil para o ensino de pensamento computacional Alves, Maria Alquimara Braz Jogos Educativos Pensamento computacional Raciocínio |
title_short |
PROGSTER - um jogo digital infantil para o ensino de pensamento computacional |
title_full |
PROGSTER - um jogo digital infantil para o ensino de pensamento computacional |
title_fullStr |
PROGSTER - um jogo digital infantil para o ensino de pensamento computacional |
title_full_unstemmed |
PROGSTER - um jogo digital infantil para o ensino de pensamento computacional |
title_sort |
PROGSTER - um jogo digital infantil para o ensino de pensamento computacional |
author |
Alves, Maria Alquimara Braz |
author_facet |
Alves, Maria Alquimara Braz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Ingrid Teixeira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Maria Alquimara Braz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Educativos Pensamento computacional Raciocínio |
topic |
Jogos Educativos Pensamento computacional Raciocínio |
description |
This work presents the development of a digital game called Progster, which aims to teach computational thinking for children from 7 to 9 years old, by making use of basic computer science concepts to improve the development of logical reasoning. Progster may contribute to teaching the disciplines of traditional curriculums and to supporting the training of future professionals, turning them into technology creators. We made a survey of the problems of interface, interaction and teaching of games similar to Progster and based on that we created its game design. Before and after the development, we carried out user evaluations to validate the work. As a result, Progster proved to be a promising way to support the teaching of the basics of computational thinking |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-09T12:36:54Z 2020-12-09T12:36:54Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Maria Alquimara Braz. PROGSTER - um jogo digital infantil para o ensino de pensamento computacional. 2020. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2020. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55629 |
identifier_str_mv |
ALVES, Maria Alquimara Braz. PROGSTER - um jogo digital infantil para o ensino de pensamento computacional. 2020. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2020. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028890339180544 |