Computação desplugada: atividade lúdica para desenvolver o pensamento computacional / Displaced computing: logical activity to develop computer thinking

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ton, Gabriel Freitas
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Yoshida, Alexandre Calzavara, Venturini, Patricia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv5n6-125
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1841
Resumo: A ação descrita neste relato foi desenvolvida como parte de um projeto vinculado ao PEIC-2018 da Universidade Federal de Uberlândia. Teve como objetivo incentivar o Pensamento Computacional de alunos do sétimo, oitavo e nono anos do ensino fundamental II de uma escola particular da cidade de Ituiutaba-MG. Duas abordagens foram adotadas nesta ação: a primeira, denominada computação desplugada, utilizou materiais de uso comum no ambiente escolar, enquanto a segunda utilizou o computador. Verificou-se que, na abordagem desplugada, os alunos mantiveram-se mais focados na ação do que quando utilizaram o computador.
id VERACRUZ-0_4f2cc64aaebf603a2f9a0dba64b093cd
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1841
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Computação desplugada: atividade lúdica para desenvolver o pensamento computacional / Displaced computing: logical activity to develop computer thinkingComputação desplugadapensamento computacionalraciocínio lógico.A ação descrita neste relato foi desenvolvida como parte de um projeto vinculado ao PEIC-2018 da Universidade Federal de Uberlândia. Teve como objetivo incentivar o Pensamento Computacional de alunos do sétimo, oitavo e nono anos do ensino fundamental II de uma escola particular da cidade de Ituiutaba-MG. Duas abordagens foram adotadas nesta ação: a primeira, denominada computação desplugada, utilizou materiais de uso comum no ambiente escolar, enquanto a segunda utilizou o computador. Verificou-se que, na abordagem desplugada, os alunos mantiveram-se mais focados na ação do que quando utilizaram o computador.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/184110.34117/bjdv5n6-125Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 6 (2019); 6146-6150Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 6 (2019); 6146-6150Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 6 (2019); 6146-61502525-876110.34117/bjdv5n6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1841/1816Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTon, Gabriel FreitasYoshida, Alexandre CalzavaraVenturini, Patricia Cristina2019-06-04T17:04:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1841Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:34.326934Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Computação desplugada: atividade lúdica para desenvolver o pensamento computacional / Displaced computing: logical activity to develop computer thinking
title Computação desplugada: atividade lúdica para desenvolver o pensamento computacional / Displaced computing: logical activity to develop computer thinking
spellingShingle Computação desplugada: atividade lúdica para desenvolver o pensamento computacional / Displaced computing: logical activity to develop computer thinking
Computação desplugada: atividade lúdica para desenvolver o pensamento computacional / Displaced computing: logical activity to develop computer thinking
Ton, Gabriel Freitas
Computação desplugada
pensamento computacional
raciocínio lógico.
Ton, Gabriel Freitas
Computação desplugada
pensamento computacional
raciocínio lógico.
title_short Computação desplugada: atividade lúdica para desenvolver o pensamento computacional / Displaced computing: logical activity to develop computer thinking
title_full Computação desplugada: atividade lúdica para desenvolver o pensamento computacional / Displaced computing: logical activity to develop computer thinking
title_fullStr Computação desplugada: atividade lúdica para desenvolver o pensamento computacional / Displaced computing: logical activity to develop computer thinking
Computação desplugada: atividade lúdica para desenvolver o pensamento computacional / Displaced computing: logical activity to develop computer thinking
title_full_unstemmed Computação desplugada: atividade lúdica para desenvolver o pensamento computacional / Displaced computing: logical activity to develop computer thinking
Computação desplugada: atividade lúdica para desenvolver o pensamento computacional / Displaced computing: logical activity to develop computer thinking
title_sort Computação desplugada: atividade lúdica para desenvolver o pensamento computacional / Displaced computing: logical activity to develop computer thinking
author Ton, Gabriel Freitas
author_facet Ton, Gabriel Freitas
Ton, Gabriel Freitas
Yoshida, Alexandre Calzavara
Venturini, Patricia Cristina
Yoshida, Alexandre Calzavara
Venturini, Patricia Cristina
author_role author
author2 Yoshida, Alexandre Calzavara
Venturini, Patricia Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ton, Gabriel Freitas
Yoshida, Alexandre Calzavara
Venturini, Patricia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Computação desplugada
pensamento computacional
raciocínio lógico.
topic Computação desplugada
pensamento computacional
raciocínio lógico.
description A ação descrita neste relato foi desenvolvida como parte de um projeto vinculado ao PEIC-2018 da Universidade Federal de Uberlândia. Teve como objetivo incentivar o Pensamento Computacional de alunos do sétimo, oitavo e nono anos do ensino fundamental II de uma escola particular da cidade de Ituiutaba-MG. Duas abordagens foram adotadas nesta ação: a primeira, denominada computação desplugada, utilizou materiais de uso comum no ambiente escolar, enquanto a segunda utilizou o computador. Verificou-se que, na abordagem desplugada, os alunos mantiveram-se mais focados na ação do que quando utilizaram o computador.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1841
10.34117/bjdv5n6-125
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1841
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n6-125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1841/1816
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 6 (2019); 6146-6150
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 6 (2019); 6146-6150
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 6 (2019); 6146-6150
2525-8761
10.34117/bjdv5n6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183834173571072
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv5n6-125