Vivências em permacultura como um processo de ensino-aprendizagem para a educação ambiental no ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64003 |
Resumo: | É importante o conhecimento, além da sala de aula, de alunos do ensino básico para levá-los à reflexão sobre soluções práticas diárias como o cuidado com a natureza e seus elementos, a destinação correta de resíduos produzidos pela sociedade moderna, reaproveitar materiais descartados, a preservação de coberturas vegetais e seus benefícios etc. Essa visão é repassada em visitas ao ‘Programa de Extensão’ Grupo de Estudos e Práticas em Permacultura/GEPPe, criado em 2011, no Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará-UFC. As temáticas compartilhadas com os visitantes e filiadas a um rol de conhecimentos cunhados desde a década de 1970 e sistematizadas por Bill Mollison e David Holmgren denomina-se Permacultura. De março a agosto recepcionou-se grupos de escolas de Fortaleza, além de alunos da UFC que se interessam pelos temas: a natureza, um convívio saudável, as atividades práticas e a criação de espaços de convivência, formas saudáveis de cultivo como produção orgânica, Sistemas Agroflorestais/SAF, design de canteiros, espiral de ervas... O objetivo da visita foi a permacultura como uma ciência e filosofia de vida, relevando-se nas atividades práticas os três princípios éticos norteadores: cuidado com a natureza, bem estar das pessoas e melhor distribuição dos excedentes. Assim, fez-se uma trilha ecológica, induzindo os alunos à reflexão sobre questões ambientais, dinamizando o processo ensino-aprendizagem, tentando trazer aos jovens um vínculo maior com a natureza. Ao final, em opiniões sobre o espaço visitado registrou-se: “conviver com a natureza é uma oportunidade que faz falta nos dias de hoje”, “pude ver como a permacultura é importante a novas formas de reutilizar os materiais do próprio espaço”. Revelou-se, então, o interesse por temas como sustentabilidade e como a permacultura pode incutir nos visitantes os princípios aprendidos na prática e despertar criatividades para conviver com a natureza e as pessoas de uma forma saudável. |
id |
UFC-7_2f5fdda06b846b4cfe2490ebb208a02a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/64003 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Vivências em permacultura como um processo de ensino-aprendizagem para a educação ambiental no ensino básicoEducação ambientalPermaculturaÉ importante o conhecimento, além da sala de aula, de alunos do ensino básico para levá-los à reflexão sobre soluções práticas diárias como o cuidado com a natureza e seus elementos, a destinação correta de resíduos produzidos pela sociedade moderna, reaproveitar materiais descartados, a preservação de coberturas vegetais e seus benefícios etc. Essa visão é repassada em visitas ao ‘Programa de Extensão’ Grupo de Estudos e Práticas em Permacultura/GEPPe, criado em 2011, no Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará-UFC. As temáticas compartilhadas com os visitantes e filiadas a um rol de conhecimentos cunhados desde a década de 1970 e sistematizadas por Bill Mollison e David Holmgren denomina-se Permacultura. De março a agosto recepcionou-se grupos de escolas de Fortaleza, além de alunos da UFC que se interessam pelos temas: a natureza, um convívio saudável, as atividades práticas e a criação de espaços de convivência, formas saudáveis de cultivo como produção orgânica, Sistemas Agroflorestais/SAF, design de canteiros, espiral de ervas... O objetivo da visita foi a permacultura como uma ciência e filosofia de vida, relevando-se nas atividades práticas os três princípios éticos norteadores: cuidado com a natureza, bem estar das pessoas e melhor distribuição dos excedentes. Assim, fez-se uma trilha ecológica, induzindo os alunos à reflexão sobre questões ambientais, dinamizando o processo ensino-aprendizagem, tentando trazer aos jovens um vínculo maior com a natureza. Ao final, em opiniões sobre o espaço visitado registrou-se: “conviver com a natureza é uma oportunidade que faz falta nos dias de hoje”, “pude ver como a permacultura é importante a novas formas de reutilizar os materiais do próprio espaço”. Revelou-se, então, o interesse por temas como sustentabilidade e como a permacultura pode incutir nos visitantes os princípios aprendidos na prática e despertar criatividades para conviver com a natureza e as pessoas de uma forma saudável.Universidade Federal do Ceará2022-02-17T15:00:26Z2022-02-17T15:00:26Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFREITAS, Cirliane de Abreu; GONÇALVES, Niédja Goyanna Gomes; SOUSA, Antônio Sávio Magalhães de; MAIA, Heitor da Silva; SANTOS, Jader de Oliveira. Vivências em permacultura como um processo de ensino-aprendizagem para a educação ambiental no ensino básico. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64003Freitas, Cirliane de AbreuGonçalves, Niédja Goyanna GomesSousa, Antônio Sávio Magalhães deMaia, Heitor da SilvaSantos, Jader de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:14:19Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/64003Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:13.472919Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivências em permacultura como um processo de ensino-aprendizagem para a educação ambiental no ensino básico |
title |
Vivências em permacultura como um processo de ensino-aprendizagem para a educação ambiental no ensino básico |
spellingShingle |
Vivências em permacultura como um processo de ensino-aprendizagem para a educação ambiental no ensino básico Freitas, Cirliane de Abreu Educação ambiental Permacultura |
title_short |
Vivências em permacultura como um processo de ensino-aprendizagem para a educação ambiental no ensino básico |
title_full |
Vivências em permacultura como um processo de ensino-aprendizagem para a educação ambiental no ensino básico |
title_fullStr |
Vivências em permacultura como um processo de ensino-aprendizagem para a educação ambiental no ensino básico |
title_full_unstemmed |
Vivências em permacultura como um processo de ensino-aprendizagem para a educação ambiental no ensino básico |
title_sort |
Vivências em permacultura como um processo de ensino-aprendizagem para a educação ambiental no ensino básico |
author |
Freitas, Cirliane de Abreu |
author_facet |
Freitas, Cirliane de Abreu Gonçalves, Niédja Goyanna Gomes Sousa, Antônio Sávio Magalhães de Maia, Heitor da Silva Santos, Jader de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Niédja Goyanna Gomes Sousa, Antônio Sávio Magalhães de Maia, Heitor da Silva Santos, Jader de Oliveira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Cirliane de Abreu Gonçalves, Niédja Goyanna Gomes Sousa, Antônio Sávio Magalhães de Maia, Heitor da Silva Santos, Jader de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Permacultura |
topic |
Educação ambiental Permacultura |
description |
É importante o conhecimento, além da sala de aula, de alunos do ensino básico para levá-los à reflexão sobre soluções práticas diárias como o cuidado com a natureza e seus elementos, a destinação correta de resíduos produzidos pela sociedade moderna, reaproveitar materiais descartados, a preservação de coberturas vegetais e seus benefícios etc. Essa visão é repassada em visitas ao ‘Programa de Extensão’ Grupo de Estudos e Práticas em Permacultura/GEPPe, criado em 2011, no Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará-UFC. As temáticas compartilhadas com os visitantes e filiadas a um rol de conhecimentos cunhados desde a década de 1970 e sistematizadas por Bill Mollison e David Holmgren denomina-se Permacultura. De março a agosto recepcionou-se grupos de escolas de Fortaleza, além de alunos da UFC que se interessam pelos temas: a natureza, um convívio saudável, as atividades práticas e a criação de espaços de convivência, formas saudáveis de cultivo como produção orgânica, Sistemas Agroflorestais/SAF, design de canteiros, espiral de ervas... O objetivo da visita foi a permacultura como uma ciência e filosofia de vida, relevando-se nas atividades práticas os três princípios éticos norteadores: cuidado com a natureza, bem estar das pessoas e melhor distribuição dos excedentes. Assim, fez-se uma trilha ecológica, induzindo os alunos à reflexão sobre questões ambientais, dinamizando o processo ensino-aprendizagem, tentando trazer aos jovens um vínculo maior com a natureza. Ao final, em opiniões sobre o espaço visitado registrou-se: “conviver com a natureza é uma oportunidade que faz falta nos dias de hoje”, “pude ver como a permacultura é importante a novas formas de reutilizar os materiais do próprio espaço”. Revelou-se, então, o interesse por temas como sustentabilidade e como a permacultura pode incutir nos visitantes os princípios aprendidos na prática e despertar criatividades para conviver com a natureza e as pessoas de uma forma saudável. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2022-02-17T15:00:26Z 2022-02-17T15:00:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FREITAS, Cirliane de Abreu; GONÇALVES, Niédja Goyanna Gomes; SOUSA, Antônio Sávio Magalhães de; MAIA, Heitor da Silva; SANTOS, Jader de Oliveira. Vivências em permacultura como um processo de ensino-aprendizagem para a educação ambiental no ensino básico. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64003 |
identifier_str_mv |
FREITAS, Cirliane de Abreu; GONÇALVES, Niédja Goyanna Gomes; SOUSA, Antônio Sávio Magalhães de; MAIA, Heitor da Silva; SANTOS, Jader de Oliveira. Vivências em permacultura como um processo de ensino-aprendizagem para a educação ambiental no ensino básico. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028810315005952 |