As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Sandra Maia Farias
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Paula Perin dos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55033
Resumo: A Classe Hospitalar, apesar de seus grandes avanços no Brasil, ainda é desconhecida do grande público. A insuficiência de profissionais de educação especial no Brasil incentivou um movimento de intensa formação de professores nas universidades segundo a reivindicação da sociedade; mas o ensino para doentes crônicos hospitalizados é uma realidade ainda distante. Contudo uma questão se põe na contramão desse movimento: há necessidade de uma formação especial de professores para trabalhar com crianças doentes hospitalizadas? Quais as estratégias e em que momento utilizá-las? Como se aproximar de indivíduos doentes e provocar seu interesse em aprender? Como estabelecer um método a um grupo diversificado sem ferir as desigualdades e ao mesmo tempo, valorizar os pontos comuns? Como ouvir, ou mais ainda, como não ouvir esses sujeitos sem futuro escolar? O contexto não é anódino, de maneira que, com um público de internação, é necessário que os professores da Classe Hospitalar considerem todas as restrições, como horários de intervenções médicas e acima de tudo o estado de doença/saúde, não como impedimento, mas como condicionamento do paciente-aluno. Deste modo, novas indagações podem ser levantadas: Por que o ensino em hospital para crianças e adolescentes com doenças crônicas e que jamais poderão levar uma vida sem restrições? Que sentido terá esse ensino que não levará a um futuro profissional desses alunos especiais? [...]
id UFC-7_300ccd9f094141658a1aed922e800c3e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/55033
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe HospitalarEnsino para crianças e adolescentes - Classe HospitalarCrianças doentes crônicas - escolarização em hospitalPrática educativa hospitalarRelação de ensino-aprendizagem - Classe HospitalarA Classe Hospitalar, apesar de seus grandes avanços no Brasil, ainda é desconhecida do grande público. A insuficiência de profissionais de educação especial no Brasil incentivou um movimento de intensa formação de professores nas universidades segundo a reivindicação da sociedade; mas o ensino para doentes crônicos hospitalizados é uma realidade ainda distante. Contudo uma questão se põe na contramão desse movimento: há necessidade de uma formação especial de professores para trabalhar com crianças doentes hospitalizadas? Quais as estratégias e em que momento utilizá-las? Como se aproximar de indivíduos doentes e provocar seu interesse em aprender? Como estabelecer um método a um grupo diversificado sem ferir as desigualdades e ao mesmo tempo, valorizar os pontos comuns? Como ouvir, ou mais ainda, como não ouvir esses sujeitos sem futuro escolar? O contexto não é anódino, de maneira que, com um público de internação, é necessário que os professores da Classe Hospitalar considerem todas as restrições, como horários de intervenções médicas e acima de tudo o estado de doença/saúde, não como impedimento, mas como condicionamento do paciente-aluno. Deste modo, novas indagações podem ser levantadas: Por que o ensino em hospital para crianças e adolescentes com doenças crônicas e que jamais poderão levar uma vida sem restrições? Que sentido terá esse ensino que não levará a um futuro profissional desses alunos especiais? [...]BIOGraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica2020-11-05T19:08:39Z2020-11-05T19:08:39Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfVASCONCELOS, Sandra Maia Farias; SANTOS, Paula Perin dos. As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, 8., 2018, São Paulo. Anais ... São Paulo: Biograph, 2018.2178-0676http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55033Vasconcelos, Sandra Maia FariasSantos, Paula Perin dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:04:42Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/55033Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:46.623384Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar
title As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar
spellingShingle As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar
Vasconcelos, Sandra Maia Farias
Ensino para crianças e adolescentes - Classe Hospitalar
Crianças doentes crônicas - escolarização em hospital
Prática educativa hospitalar
Relação de ensino-aprendizagem - Classe Hospitalar
title_short As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar
title_full As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar
title_fullStr As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar
title_full_unstemmed As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar
title_sort As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar
author Vasconcelos, Sandra Maia Farias
author_facet Vasconcelos, Sandra Maia Farias
Santos, Paula Perin dos
author_role author
author2 Santos, Paula Perin dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Sandra Maia Farias
Santos, Paula Perin dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino para crianças e adolescentes - Classe Hospitalar
Crianças doentes crônicas - escolarização em hospital
Prática educativa hospitalar
Relação de ensino-aprendizagem - Classe Hospitalar
topic Ensino para crianças e adolescentes - Classe Hospitalar
Crianças doentes crônicas - escolarização em hospital
Prática educativa hospitalar
Relação de ensino-aprendizagem - Classe Hospitalar
description A Classe Hospitalar, apesar de seus grandes avanços no Brasil, ainda é desconhecida do grande público. A insuficiência de profissionais de educação especial no Brasil incentivou um movimento de intensa formação de professores nas universidades segundo a reivindicação da sociedade; mas o ensino para doentes crônicos hospitalizados é uma realidade ainda distante. Contudo uma questão se põe na contramão desse movimento: há necessidade de uma formação especial de professores para trabalhar com crianças doentes hospitalizadas? Quais as estratégias e em que momento utilizá-las? Como se aproximar de indivíduos doentes e provocar seu interesse em aprender? Como estabelecer um método a um grupo diversificado sem ferir as desigualdades e ao mesmo tempo, valorizar os pontos comuns? Como ouvir, ou mais ainda, como não ouvir esses sujeitos sem futuro escolar? O contexto não é anódino, de maneira que, com um público de internação, é necessário que os professores da Classe Hospitalar considerem todas as restrições, como horários de intervenções médicas e acima de tudo o estado de doença/saúde, não como impedimento, mas como condicionamento do paciente-aluno. Deste modo, novas indagações podem ser levantadas: Por que o ensino em hospital para crianças e adolescentes com doenças crônicas e que jamais poderão levar uma vida sem restrições? Que sentido terá esse ensino que não levará a um futuro profissional desses alunos especiais? [...]
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-11-05T19:08:39Z
2020-11-05T19:08:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VASCONCELOS, Sandra Maia Farias; SANTOS, Paula Perin dos. As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, 8., 2018, São Paulo. Anais ... São Paulo: Biograph, 2018.
2178-0676
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55033
identifier_str_mv VASCONCELOS, Sandra Maia Farias; SANTOS, Paula Perin dos. As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, 8., 2018, São Paulo. Anais ... São Paulo: Biograph, 2018.
2178-0676
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv BIOGraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica
publisher.none.fl_str_mv BIOGraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028764906422272