As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55033 |
Resumo: | A Classe Hospitalar, apesar de seus grandes avanços no Brasil, ainda é desconhecida do grande público. A insuficiência de profissionais de educação especial no Brasil incentivou um movimento de intensa formação de professores nas universidades segundo a reivindicação da sociedade; mas o ensino para doentes crônicos hospitalizados é uma realidade ainda distante. Contudo uma questão se põe na contramão desse movimento: há necessidade de uma formação especial de professores para trabalhar com crianças doentes hospitalizadas? Quais as estratégias e em que momento utilizá-las? Como se aproximar de indivíduos doentes e provocar seu interesse em aprender? Como estabelecer um método a um grupo diversificado sem ferir as desigualdades e ao mesmo tempo, valorizar os pontos comuns? Como ouvir, ou mais ainda, como não ouvir esses sujeitos sem futuro escolar? O contexto não é anódino, de maneira que, com um público de internação, é necessário que os professores da Classe Hospitalar considerem todas as restrições, como horários de intervenções médicas e acima de tudo o estado de doença/saúde, não como impedimento, mas como condicionamento do paciente-aluno. Deste modo, novas indagações podem ser levantadas: Por que o ensino em hospital para crianças e adolescentes com doenças crônicas e que jamais poderão levar uma vida sem restrições? Que sentido terá esse ensino que não levará a um futuro profissional desses alunos especiais? [...] |
id |
UFC-7_300ccd9f094141658a1aed922e800c3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/55033 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe HospitalarEnsino para crianças e adolescentes - Classe HospitalarCrianças doentes crônicas - escolarização em hospitalPrática educativa hospitalarRelação de ensino-aprendizagem - Classe HospitalarA Classe Hospitalar, apesar de seus grandes avanços no Brasil, ainda é desconhecida do grande público. A insuficiência de profissionais de educação especial no Brasil incentivou um movimento de intensa formação de professores nas universidades segundo a reivindicação da sociedade; mas o ensino para doentes crônicos hospitalizados é uma realidade ainda distante. Contudo uma questão se põe na contramão desse movimento: há necessidade de uma formação especial de professores para trabalhar com crianças doentes hospitalizadas? Quais as estratégias e em que momento utilizá-las? Como se aproximar de indivíduos doentes e provocar seu interesse em aprender? Como estabelecer um método a um grupo diversificado sem ferir as desigualdades e ao mesmo tempo, valorizar os pontos comuns? Como ouvir, ou mais ainda, como não ouvir esses sujeitos sem futuro escolar? O contexto não é anódino, de maneira que, com um público de internação, é necessário que os professores da Classe Hospitalar considerem todas as restrições, como horários de intervenções médicas e acima de tudo o estado de doença/saúde, não como impedimento, mas como condicionamento do paciente-aluno. Deste modo, novas indagações podem ser levantadas: Por que o ensino em hospital para crianças e adolescentes com doenças crônicas e que jamais poderão levar uma vida sem restrições? Que sentido terá esse ensino que não levará a um futuro profissional desses alunos especiais? [...]BIOGraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica2020-11-05T19:08:39Z2020-11-05T19:08:39Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfVASCONCELOS, Sandra Maia Farias; SANTOS, Paula Perin dos. As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, 8., 2018, São Paulo. Anais ... São Paulo: Biograph, 2018.2178-0676http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55033Vasconcelos, Sandra Maia FariasSantos, Paula Perin dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:04:42Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/55033Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:46.623384Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar |
title |
As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar |
spellingShingle |
As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar Vasconcelos, Sandra Maia Farias Ensino para crianças e adolescentes - Classe Hospitalar Crianças doentes crônicas - escolarização em hospital Prática educativa hospitalar Relação de ensino-aprendizagem - Classe Hospitalar |
title_short |
As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar |
title_full |
As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar |
title_fullStr |
As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar |
title_full_unstemmed |
As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar |
title_sort |
As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar |
author |
Vasconcelos, Sandra Maia Farias |
author_facet |
Vasconcelos, Sandra Maia Farias Santos, Paula Perin dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Paula Perin dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Sandra Maia Farias Santos, Paula Perin dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino para crianças e adolescentes - Classe Hospitalar Crianças doentes crônicas - escolarização em hospital Prática educativa hospitalar Relação de ensino-aprendizagem - Classe Hospitalar |
topic |
Ensino para crianças e adolescentes - Classe Hospitalar Crianças doentes crônicas - escolarização em hospital Prática educativa hospitalar Relação de ensino-aprendizagem - Classe Hospitalar |
description |
A Classe Hospitalar, apesar de seus grandes avanços no Brasil, ainda é desconhecida do grande público. A insuficiência de profissionais de educação especial no Brasil incentivou um movimento de intensa formação de professores nas universidades segundo a reivindicação da sociedade; mas o ensino para doentes crônicos hospitalizados é uma realidade ainda distante. Contudo uma questão se põe na contramão desse movimento: há necessidade de uma formação especial de professores para trabalhar com crianças doentes hospitalizadas? Quais as estratégias e em que momento utilizá-las? Como se aproximar de indivíduos doentes e provocar seu interesse em aprender? Como estabelecer um método a um grupo diversificado sem ferir as desigualdades e ao mesmo tempo, valorizar os pontos comuns? Como ouvir, ou mais ainda, como não ouvir esses sujeitos sem futuro escolar? O contexto não é anódino, de maneira que, com um público de internação, é necessário que os professores da Classe Hospitalar considerem todas as restrições, como horários de intervenções médicas e acima de tudo o estado de doença/saúde, não como impedimento, mas como condicionamento do paciente-aluno. Deste modo, novas indagações podem ser levantadas: Por que o ensino em hospital para crianças e adolescentes com doenças crônicas e que jamais poderão levar uma vida sem restrições? Que sentido terá esse ensino que não levará a um futuro profissional desses alunos especiais? [...] |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-11-05T19:08:39Z 2020-11-05T19:08:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VASCONCELOS, Sandra Maia Farias; SANTOS, Paula Perin dos. As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, 8., 2018, São Paulo. Anais ... São Paulo: Biograph, 2018. 2178-0676 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55033 |
identifier_str_mv |
VASCONCELOS, Sandra Maia Farias; SANTOS, Paula Perin dos. As histórias não contadas na escola: a construção de sentidos nas narrativas de professoras sobre Classe Hospitalar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, 8., 2018, São Paulo. Anais ... São Paulo: Biograph, 2018. 2178-0676 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
BIOGraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica |
publisher.none.fl_str_mv |
BIOGraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028764906422272 |