Ensaio de potencial bioquimico de metano na digestão de resíduos sólidos orgânicos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stefanutti, Ronaldo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Magalhães, Geísa Vieira Vasconcelos, Veras, Roani Simões, Freitas, Luciane Mara Cardoso, Lima, Ari Clecius Alves de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55170
Resumo: A utilização da produção de gás metano através da digestão anaeróbia, desponta como uma tecnologia estratégica de conversão de biomassa residual em bioenergia (biogás). O presente trabalho tem como objetivo avaliar a digestão anaeróbia de resíduos sólidos orgânicos (alimentares) com o inóculo de lodo de tanque séptico e a prospecção da produção acumulada de biogás visando a produção de metano. Através do ensaio de potencial bioquímico de metano (BMP), comparou-se as relações inóculo/ substrato (I/S) 1:1; 1:2; 1:3; 1:4 durante 60 dias de monitoramento. A composição do biogás foi quantificada por cromatografia e os resultados de volume de biogás gerado nos reatores foram calculados através das leituras das pressões e temperaturas de cada reator, bem como das pressões e temperaturas atmosféricas. Observa-se que dentre as relações testadas, a que obteve melhores resultados foi a relação 1:1 com valores de produção específica de 420,33NmLCH4/gSV em comparação com as outras e a que teve um menor resultado foi a relação 1:4, que obteve valores de 99,01NmL/gSV.
id UFC-7_304a93c9c88bb01a35cdfe95ef6ecac7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/55170
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Ensaio de potencial bioquimico de metano na digestão de resíduos sólidos orgânicos.BMPMetanoResíduos orgânicosBiogásA utilização da produção de gás metano através da digestão anaeróbia, desponta como uma tecnologia estratégica de conversão de biomassa residual em bioenergia (biogás). O presente trabalho tem como objetivo avaliar a digestão anaeróbia de resíduos sólidos orgânicos (alimentares) com o inóculo de lodo de tanque séptico e a prospecção da produção acumulada de biogás visando a produção de metano. Através do ensaio de potencial bioquímico de metano (BMP), comparou-se as relações inóculo/ substrato (I/S) 1:1; 1:2; 1:3; 1:4 durante 60 dias de monitoramento. A composição do biogás foi quantificada por cromatografia e os resultados de volume de biogás gerado nos reatores foram calculados através das leituras das pressões e temperaturas de cada reator, bem como das pressões e temperaturas atmosféricas. Observa-se que dentre as relações testadas, a que obteve melhores resultados foi a relação 1:1 com valores de produção específica de 420,33NmLCH4/gSV em comparação com as outras e a que teve um menor resultado foi a relação 1:4, que obteve valores de 99,01NmL/gSV.2020-11-11T13:09:28Z2020-11-11T13:09:28Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSTEFANUTTI, Ronaldo; MAGALHÃES, Geísa Vieira Vasconcelos; VERA, Roani Simões; FREITAS, Luciane Mara Cardoso; LIMA, Ari Clecius Alves de. Ensaio de potencial bioquimico de metano na digestão de resíduos sólidos orgânicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 30°., 16 a 19 jun. 2019, Natal, no Rio Grande do Norte. Anais [...] Natal, no Rio Grande do Norte, 2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55170Stefanutti, RonaldoMagalhães, Geísa Vieira VasconcelosVeras, Roani SimõesFreitas, Luciane Mara CardosoLima, Ari Clecius Alves deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-10T16:41:17Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/55170Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:35.270290Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensaio de potencial bioquimico de metano na digestão de resíduos sólidos orgânicos.
title Ensaio de potencial bioquimico de metano na digestão de resíduos sólidos orgânicos.
spellingShingle Ensaio de potencial bioquimico de metano na digestão de resíduos sólidos orgânicos.
Stefanutti, Ronaldo
BMP
Metano
Resíduos orgânicos
Biogás
title_short Ensaio de potencial bioquimico de metano na digestão de resíduos sólidos orgânicos.
title_full Ensaio de potencial bioquimico de metano na digestão de resíduos sólidos orgânicos.
title_fullStr Ensaio de potencial bioquimico de metano na digestão de resíduos sólidos orgânicos.
title_full_unstemmed Ensaio de potencial bioquimico de metano na digestão de resíduos sólidos orgânicos.
title_sort Ensaio de potencial bioquimico de metano na digestão de resíduos sólidos orgânicos.
author Stefanutti, Ronaldo
author_facet Stefanutti, Ronaldo
Magalhães, Geísa Vieira Vasconcelos
Veras, Roani Simões
Freitas, Luciane Mara Cardoso
Lima, Ari Clecius Alves de
author_role author
author2 Magalhães, Geísa Vieira Vasconcelos
Veras, Roani Simões
Freitas, Luciane Mara Cardoso
Lima, Ari Clecius Alves de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stefanutti, Ronaldo
Magalhães, Geísa Vieira Vasconcelos
Veras, Roani Simões
Freitas, Luciane Mara Cardoso
Lima, Ari Clecius Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv BMP
Metano
Resíduos orgânicos
Biogás
topic BMP
Metano
Resíduos orgânicos
Biogás
description A utilização da produção de gás metano através da digestão anaeróbia, desponta como uma tecnologia estratégica de conversão de biomassa residual em bioenergia (biogás). O presente trabalho tem como objetivo avaliar a digestão anaeróbia de resíduos sólidos orgânicos (alimentares) com o inóculo de lodo de tanque séptico e a prospecção da produção acumulada de biogás visando a produção de metano. Através do ensaio de potencial bioquímico de metano (BMP), comparou-se as relações inóculo/ substrato (I/S) 1:1; 1:2; 1:3; 1:4 durante 60 dias de monitoramento. A composição do biogás foi quantificada por cromatografia e os resultados de volume de biogás gerado nos reatores foram calculados através das leituras das pressões e temperaturas de cada reator, bem como das pressões e temperaturas atmosféricas. Observa-se que dentre as relações testadas, a que obteve melhores resultados foi a relação 1:1 com valores de produção específica de 420,33NmLCH4/gSV em comparação com as outras e a que teve um menor resultado foi a relação 1:4, que obteve valores de 99,01NmL/gSV.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-11-11T13:09:28Z
2020-11-11T13:09:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv STEFANUTTI, Ronaldo; MAGALHÃES, Geísa Vieira Vasconcelos; VERA, Roani Simões; FREITAS, Luciane Mara Cardoso; LIMA, Ari Clecius Alves de. Ensaio de potencial bioquimico de metano na digestão de resíduos sólidos orgânicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 30°., 16 a 19 jun. 2019, Natal, no Rio Grande do Norte. Anais [...] Natal, no Rio Grande do Norte, 2019.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55170
identifier_str_mv STEFANUTTI, Ronaldo; MAGALHÃES, Geísa Vieira Vasconcelos; VERA, Roani Simões; FREITAS, Luciane Mara Cardoso; LIMA, Ari Clecius Alves de. Ensaio de potencial bioquimico de metano na digestão de resíduos sólidos orgânicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 30°., 16 a 19 jun. 2019, Natal, no Rio Grande do Norte. Anais [...] Natal, no Rio Grande do Norte, 2019.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028942171340800