Análise linguística em substituição ao ensino de gramática? Incompreensões teórico-metodológicas e possibilidades de articulação dos eixos de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Camilla Maria Martins
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Régis, Laura Dourado Loula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33194
Resumo: DUTRA, Camilla Maria Martins; RÉGIS, Laura Dourado Loula. Análise linguística em substituição ao ensino de gramática? Incompreensões teórico-metodológicas e possibilidades de articulação dos eixos de ensino. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 7, n. 2, p. 534-551, ago./dez. 2017.
id UFC-7_30dddc1065755b73bb4cd55c0ab45bf4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/33194
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Análise linguística em substituição ao ensino de gramática? Incompreensões teórico-metodológicas e possibilidades de articulação dos eixos de ensinoLinguistic Analysis as a substitute to teaching grammar? Theoretical-methodological misunderstandings and articulation possibilities of teaching axesIncompreensões teórico-metodológicasAnálise LinguísticaTransposição didáticaTheoretical-methodological misunderstandingsDUTRA, Camilla Maria Martins; RÉGIS, Laura Dourado Loula. Análise linguística em substituição ao ensino de gramática? Incompreensões teórico-metodológicas e possibilidades de articulação dos eixos de ensino. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 7, n. 2, p. 534-551, ago./dez. 2017.Theoretical-methodological misunderstandings, and difficulties in the didactic transposition of the Linguistic Analysis application, revealed by the language actions of Portuguese language teachers, justify the relevance of this work, which aims to propose a deeper reflection about Linguistic Analysis, as well as to present a reading and Linguist Analysis assignment proposition. Theoretically based on Geraldi (1984,1997), Franchi (1977), Mendonça (2006), and Perfeito (2005), we present a reading and Linguistic Analysis assignment proposition of our own. Results indicate the possibility of integrating the usage – reading – and reflection – linguistic analysis – axes, using samples of the advertising text genre and exploring linguistic, linguisticdiscursive, iconic, textual, and argumentation resources in a single assignment. This way, we believe this work can contribute to the reflection about possible obstacles to the linguistic analysis practice operationalization, and, thus, to further discuss the effective implementation of the proposition in the classroom.As incompreensões teórico-metodológicas e as dificuldades de transposição didática da proposta da Análise Linguística, reveladas nas ações de linguagem dos professores de língua portuguesa, justificam a relevância deste trabalho, cujo objetivo reside em empreender uma reflexão mais aprofundada da Análise Linguística, bem como apresentar uma proposta de atividade de leitura e Análise Linguística. Teoricamente fundamentados Geraldi (1984,1997), Franchi (1977), Mendonça (2006), Perfeito (2005), apresentamos uma proposta de atividade de leitura e Análise Linguística, de nossa própria autoria. Os resultados apontam a possibilidade de integrar os eixos uso – leitura – e reflexão – análise linguística –, a partir de exemplares do gênero textual anúncio publicitário e da exploração dos recursos linguísticos, linguístico-discursivos, icônicos, de textualidade e da argumentação, em uma única atividade. Desse modo, acreditamos que este trabalho possa contribuir para uma reflexão sobre os possíveis entraves à operacionalização da prática de análise linguística e, consequentemente, para uma rediscussão da implementação efetiva da proposta em sala de aula.Revista Entrepalavras2018-06-26T15:34:32Z2018-06-26T15:34:32Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDutra, C. M. M.; Régis, L. D. L. (2017)2237-6321 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33194Dutra, Camilla Maria MartinsRégis, Laura Dourado Loulainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T18:44:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/33194Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:44:43.449974Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise linguística em substituição ao ensino de gramática? Incompreensões teórico-metodológicas e possibilidades de articulação dos eixos de ensino
Linguistic Analysis as a substitute to teaching grammar? Theoretical-methodological misunderstandings and articulation possibilities of teaching axes
title Análise linguística em substituição ao ensino de gramática? Incompreensões teórico-metodológicas e possibilidades de articulação dos eixos de ensino
spellingShingle Análise linguística em substituição ao ensino de gramática? Incompreensões teórico-metodológicas e possibilidades de articulação dos eixos de ensino
Dutra, Camilla Maria Martins
Incompreensões teórico-metodológicas
Análise Linguística
Transposição didática
Theoretical-methodological misunderstandings
title_short Análise linguística em substituição ao ensino de gramática? Incompreensões teórico-metodológicas e possibilidades de articulação dos eixos de ensino
title_full Análise linguística em substituição ao ensino de gramática? Incompreensões teórico-metodológicas e possibilidades de articulação dos eixos de ensino
title_fullStr Análise linguística em substituição ao ensino de gramática? Incompreensões teórico-metodológicas e possibilidades de articulação dos eixos de ensino
title_full_unstemmed Análise linguística em substituição ao ensino de gramática? Incompreensões teórico-metodológicas e possibilidades de articulação dos eixos de ensino
title_sort Análise linguística em substituição ao ensino de gramática? Incompreensões teórico-metodológicas e possibilidades de articulação dos eixos de ensino
author Dutra, Camilla Maria Martins
author_facet Dutra, Camilla Maria Martins
Régis, Laura Dourado Loula
author_role author
author2 Régis, Laura Dourado Loula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Camilla Maria Martins
Régis, Laura Dourado Loula
dc.subject.por.fl_str_mv Incompreensões teórico-metodológicas
Análise Linguística
Transposição didática
Theoretical-methodological misunderstandings
topic Incompreensões teórico-metodológicas
Análise Linguística
Transposição didática
Theoretical-methodological misunderstandings
description DUTRA, Camilla Maria Martins; RÉGIS, Laura Dourado Loula. Análise linguística em substituição ao ensino de gramática? Incompreensões teórico-metodológicas e possibilidades de articulação dos eixos de ensino. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 7, n. 2, p. 534-551, ago./dez. 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-06-26T15:34:32Z
2018-06-26T15:34:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Dutra, C. M. M.; Régis, L. D. L. (2017)
2237-6321 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33194
identifier_str_mv Dutra, C. M. M.; Régis, L. D. L. (2017)
2237-6321 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028929308459008