Análise linguística em substituição ao ensino de gramática? Incompreensões teórico-metodológicas e possibilidades de articulação dos eixos de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Camilla Maria Martins
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Régis, Laura Dourado Loula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/969
Resumo: As incompreensões teórico-metodológicas e as dificuldades de transposição didática da proposta da Análise Linguística, reveladas nas ações de linguagem dos professores de língua portuguesa, justificam a relevância deste trabalho, cujo objetivo reside em empreender uma reflexão mais aprofundada da Análise Linguística, bem como apresentar uma proposta de atividade de leitura e Análise Linguística. Teoricamente fundamentados Geraldi (1984,1997), Franchi (1977), Mendonça (2006), Perfeito (2005), apresentamos uma proposta de atividade de leitura e Análise Linguística, de nossa própria autoria. Os resultados apontam a possibilidade de integrar os eixos uso – leitura – e reflexão – análise linguística –, a partir de exemplares do gênero textual anúncio publicitário e da exploração dos recursos linguísticos, linguístico-discursivos, icônicos, de textualidade e da argumentação, em uma única atividade. Desse modo, acreditamos que este trabalho possa contribuir para uma reflexão sobre os possíveis entraves à operacionalização da prática de análise linguística e, consequentemente, para uma rediscussão da implementação efetiva da proposta em sala de aula. 
id UFC-9_eda3d18205f7d7492e2b11111681dd03
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/969
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling Análise linguística em substituição ao ensino de gramática? Incompreensões teórico-metodológicas e possibilidades de articulação dos eixos de ensinoLinguística Aplicada; Teoria e Análise Linguística; Linguística Textual.Incompreensões teórico-metodológicas. Análise Linguística. Transposição didática.As incompreensões teórico-metodológicas e as dificuldades de transposição didática da proposta da Análise Linguística, reveladas nas ações de linguagem dos professores de língua portuguesa, justificam a relevância deste trabalho, cujo objetivo reside em empreender uma reflexão mais aprofundada da Análise Linguística, bem como apresentar uma proposta de atividade de leitura e Análise Linguística. Teoricamente fundamentados Geraldi (1984,1997), Franchi (1977), Mendonça (2006), Perfeito (2005), apresentamos uma proposta de atividade de leitura e Análise Linguística, de nossa própria autoria. Os resultados apontam a possibilidade de integrar os eixos uso – leitura – e reflexão – análise linguística –, a partir de exemplares do gênero textual anúncio publicitário e da exploração dos recursos linguísticos, linguístico-discursivos, icônicos, de textualidade e da argumentação, em uma única atividade. Desse modo, acreditamos que este trabalho possa contribuir para uma reflexão sobre os possíveis entraves à operacionalização da prática de análise linguística e, consequentemente, para uma rediscussão da implementação efetiva da proposta em sala de aula. Universidade Federal do CearáDutra, Camilla Maria MartinsRégis, Laura Dourado Loula2017-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/96910.22168/2237-6321.7.7.2.534-551Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 534-551Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 534-551Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 534-551Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 534-551Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 534-5512237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/969/473Direitos autorais 2017 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-03T05:12:29Zoai:ojs.localhost:article/969Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2018-01-03T05:12:29Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise linguística em substituição ao ensino de gramática? Incompreensões teórico-metodológicas e possibilidades de articulação dos eixos de ensino
title Análise linguística em substituição ao ensino de gramática? Incompreensões teórico-metodológicas e possibilidades de articulação dos eixos de ensino
spellingShingle Análise linguística em substituição ao ensino de gramática? Incompreensões teórico-metodológicas e possibilidades de articulação dos eixos de ensino
Dutra, Camilla Maria Martins
Linguística Aplicada; Teoria e Análise Linguística; Linguística Textual.
Incompreensões teórico-metodológicas. Análise Linguística. Transposição didática.
title_short Análise linguística em substituição ao ensino de gramática? Incompreensões teórico-metodológicas e possibilidades de articulação dos eixos de ensino
title_full Análise linguística em substituição ao ensino de gramática? Incompreensões teórico-metodológicas e possibilidades de articulação dos eixos de ensino
title_fullStr Análise linguística em substituição ao ensino de gramática? Incompreensões teórico-metodológicas e possibilidades de articulação dos eixos de ensino
title_full_unstemmed Análise linguística em substituição ao ensino de gramática? Incompreensões teórico-metodológicas e possibilidades de articulação dos eixos de ensino
title_sort Análise linguística em substituição ao ensino de gramática? Incompreensões teórico-metodológicas e possibilidades de articulação dos eixos de ensino
author Dutra, Camilla Maria Martins
author_facet Dutra, Camilla Maria Martins
Régis, Laura Dourado Loula
author_role author
author2 Régis, Laura Dourado Loula
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Camilla Maria Martins
Régis, Laura Dourado Loula
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística Aplicada; Teoria e Análise Linguística; Linguística Textual.
Incompreensões teórico-metodológicas. Análise Linguística. Transposição didática.
topic Linguística Aplicada; Teoria e Análise Linguística; Linguística Textual.
Incompreensões teórico-metodológicas. Análise Linguística. Transposição didática.
description As incompreensões teórico-metodológicas e as dificuldades de transposição didática da proposta da Análise Linguística, reveladas nas ações de linguagem dos professores de língua portuguesa, justificam a relevância deste trabalho, cujo objetivo reside em empreender uma reflexão mais aprofundada da Análise Linguística, bem como apresentar uma proposta de atividade de leitura e Análise Linguística. Teoricamente fundamentados Geraldi (1984,1997), Franchi (1977), Mendonça (2006), Perfeito (2005), apresentamos uma proposta de atividade de leitura e Análise Linguística, de nossa própria autoria. Os resultados apontam a possibilidade de integrar os eixos uso – leitura – e reflexão – análise linguística –, a partir de exemplares do gênero textual anúncio publicitário e da exploração dos recursos linguísticos, linguístico-discursivos, icônicos, de textualidade e da argumentação, em uma única atividade. Desse modo, acreditamos que este trabalho possa contribuir para uma reflexão sobre os possíveis entraves à operacionalização da prática de análise linguística e, consequentemente, para uma rediscussão da implementação efetiva da proposta em sala de aula. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/969
10.22168/2237-6321.7.7.2.534-551
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/969
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321.7.7.2.534-551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/969/473
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Entrepalavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Entrepalavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 534-551
Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 534-551
Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 534-551
Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 534-551
Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 534-551
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329730072576000