Figurações da Memória e da Identidade em Cante lá que eu canto cá
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
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Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48249 |
Resumo: | O espólio literário de Antônio Gonçalves da Silva (1909-2002), mais conhecido como Patativa do Assaré, já foi analisado de ângulos os mais diversos. A condição do bardo caririense como porta-voz dos sertanejos, por exemplo, é discutido por vários pesquisadores, entre os quais, Assis Ângelo[...] O telurismo de Patativa, como bem destaca Assis Ângelo, não se limita ao lirismo decantador da fauna e da flora sertaneja; antes, incorpora a nota mais aguda do cotidiano mais duro do homem do campo. É nessa perspectiva que Tavares Júnior destaca a condição da poética patativana como forma de denúncia social[...] Joan Edesson Oliveira, sem renunciar os aspectos até aqui apresentados, investe na discussão acerca da universalidade da poética de Patativa, tema central, a propósito, da obra em que seu texto se acha incluído[...] Para concluir esse breve arrazoado de perspectivas através das quais a obra de Patativa vem sendo analisada, cabe dar destaque às palavras com que Gilmar de Carvalho, filiando Patativa a uma tradição remotíssima, demonstra que o impresso e o oral não necessariamente se opõem, vindo a dialogarem num cenário em que a suposta competição por exclusão se substitui pelo congraçamento de formas complementares de expressão [...] |
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Figurações da Memória e da Identidade em Cante lá que eu canto cáPatativa, do Assaré, 1909-2002Cultura e linguagemLiteratura popularPoéticaO espólio literário de Antônio Gonçalves da Silva (1909-2002), mais conhecido como Patativa do Assaré, já foi analisado de ângulos os mais diversos. A condição do bardo caririense como porta-voz dos sertanejos, por exemplo, é discutido por vários pesquisadores, entre os quais, Assis Ângelo[...] O telurismo de Patativa, como bem destaca Assis Ângelo, não se limita ao lirismo decantador da fauna e da flora sertaneja; antes, incorpora a nota mais aguda do cotidiano mais duro do homem do campo. É nessa perspectiva que Tavares Júnior destaca a condição da poética patativana como forma de denúncia social[...] Joan Edesson Oliveira, sem renunciar os aspectos até aqui apresentados, investe na discussão acerca da universalidade da poética de Patativa, tema central, a propósito, da obra em que seu texto se acha incluído[...] Para concluir esse breve arrazoado de perspectivas através das quais a obra de Patativa vem sendo analisada, cabe dar destaque às palavras com que Gilmar de Carvalho, filiando Patativa a uma tradição remotíssima, demonstra que o impresso e o oral não necessariamente se opõem, vindo a dialogarem num cenário em que a suposta competição por exclusão se substitui pelo congraçamento de formas complementares de expressão [...]Árvore Digital Editora2019-12-09T13:36:35Z2019-12-09T13:36:35Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfLIMA, Stélio Torquato; OLIVEIRA, Arusha Kelly Carvalho de. Figurações da Memória e da Identidade em Cante lá que eu canto cá. In: BRITO, Antonio Iraildo Alves de; PINHEIRO, Maria do Socorro. Um sertão encantado: homenagem aos 110 anos de Patativa do Passaré. São Paulo, SP: Árvore Digital Editora, 2019. p. 132-149.978-85-6-897734-7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48249ark:/83112/001300001rpmzLima, Stélio TorquatoOliveira, Arusha Kelly Carvalho deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T13:36:35Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48249Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:06.081787Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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