A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo, Francy Sousa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rocha, Germana Siqueira, Santos, Maria José Albuquerque, Silva, Silvina Pimentel
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39048
Resumo: Este texto objetiva contribuir com as análises que tratam do espaço hospitalar como possibilidade de aprendizagem à criança hospitalizada. A discussão toma como referência a escuta pedagógica em crianças internadas no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão - Unidade Materno Infantil. Discute-se a contribuição de atividades escolares no processo de desenvolvimento e melhora de tais crianças e o papel da linguagem e da escuta a esses sujeitos internados. Utilizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa, com o uso de estudo de caso em crianças internadas no referido Hospital, ancorada na experiência do projeto de extensão “Estudar, uma ação saudável” tendo como técnicas de coleta dados, a observação participante, questionários, utilização de imagens a partir de desenhos das crianças hospitalizadas. Neste estudo, entende-se que o processo educativo não ocorre apenas no ambiente escolar, o hospital pode ser um local de aprendizagem a criança hospitalizada, por isso conclui-se, pela importância da Pedagogia Hospitalar enquanto prática essencial na ressignificação do espaço hospitalar, colaborando para um lugar propício ao desenvolvimento psicossocial e cognitivo da criança enferma e principalmente, do estímulo a sua aprendizagem e ao amparo e conforto emocional para a compreensão da situação em que está inserida.
id UFC-7_32477cfb1830fb5b15414d10fa0046a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39048
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalarPedagogia HospitalarEscuta PedagógicaEspaço HospitalarEste texto objetiva contribuir com as análises que tratam do espaço hospitalar como possibilidade de aprendizagem à criança hospitalizada. A discussão toma como referência a escuta pedagógica em crianças internadas no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão - Unidade Materno Infantil. Discute-se a contribuição de atividades escolares no processo de desenvolvimento e melhora de tais crianças e o papel da linguagem e da escuta a esses sujeitos internados. Utilizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa, com o uso de estudo de caso em crianças internadas no referido Hospital, ancorada na experiência do projeto de extensão “Estudar, uma ação saudável” tendo como técnicas de coleta dados, a observação participante, questionários, utilização de imagens a partir de desenhos das crianças hospitalizadas. Neste estudo, entende-se que o processo educativo não ocorre apenas no ambiente escolar, o hospital pode ser um local de aprendizagem a criança hospitalizada, por isso conclui-se, pela importância da Pedagogia Hospitalar enquanto prática essencial na ressignificação do espaço hospitalar, colaborando para um lugar propício ao desenvolvimento psicossocial e cognitivo da criança enferma e principalmente, do estímulo a sua aprendizagem e ao amparo e conforto emocional para a compreensão da situação em que está inserida.2019-01-23T13:55:45Z2019-01-23T13:55:45Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfRABELO, Francy Sousa; ROCHA, Germana Siqueira; SANTOS, Maria José Albuquerque; SILVA, Silvina Pimentel. A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 27361-27377.2176 1396http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39048Rabelo, Francy SousaRocha, Germana SiqueiraSantos, Maria José AlbuquerqueSilva, Silvina Pimentelporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39048Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:38.029702Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar
title A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar
spellingShingle A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar
Rabelo, Francy Sousa
Pedagogia Hospitalar
Escuta Pedagógica
Espaço Hospitalar
title_short A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar
title_full A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar
title_fullStr A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar
title_full_unstemmed A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar
title_sort A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar
author Rabelo, Francy Sousa
author_facet Rabelo, Francy Sousa
Rocha, Germana Siqueira
Santos, Maria José Albuquerque
Silva, Silvina Pimentel
author_role author
author2 Rocha, Germana Siqueira
Santos, Maria José Albuquerque
Silva, Silvina Pimentel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabelo, Francy Sousa
Rocha, Germana Siqueira
Santos, Maria José Albuquerque
Silva, Silvina Pimentel
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Hospitalar
Escuta Pedagógica
Espaço Hospitalar
topic Pedagogia Hospitalar
Escuta Pedagógica
Espaço Hospitalar
description Este texto objetiva contribuir com as análises que tratam do espaço hospitalar como possibilidade de aprendizagem à criança hospitalizada. A discussão toma como referência a escuta pedagógica em crianças internadas no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão - Unidade Materno Infantil. Discute-se a contribuição de atividades escolares no processo de desenvolvimento e melhora de tais crianças e o papel da linguagem e da escuta a esses sujeitos internados. Utilizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa, com o uso de estudo de caso em crianças internadas no referido Hospital, ancorada na experiência do projeto de extensão “Estudar, uma ação saudável” tendo como técnicas de coleta dados, a observação participante, questionários, utilização de imagens a partir de desenhos das crianças hospitalizadas. Neste estudo, entende-se que o processo educativo não ocorre apenas no ambiente escolar, o hospital pode ser um local de aprendizagem a criança hospitalizada, por isso conclui-se, pela importância da Pedagogia Hospitalar enquanto prática essencial na ressignificação do espaço hospitalar, colaborando para um lugar propício ao desenvolvimento psicossocial e cognitivo da criança enferma e principalmente, do estímulo a sua aprendizagem e ao amparo e conforto emocional para a compreensão da situação em que está inserida.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-01-23T13:55:45Z
2019-01-23T13:55:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RABELO, Francy Sousa; ROCHA, Germana Siqueira; SANTOS, Maria José Albuquerque; SILVA, Silvina Pimentel. A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 27361-27377.
2176 1396
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39048
identifier_str_mv RABELO, Francy Sousa; ROCHA, Germana Siqueira; SANTOS, Maria José Albuquerque; SILVA, Silvina Pimentel. A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 27361-27377.
2176 1396
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028827344928768