A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39048 |
Resumo: | Este texto objetiva contribuir com as análises que tratam do espaço hospitalar como possibilidade de aprendizagem à criança hospitalizada. A discussão toma como referência a escuta pedagógica em crianças internadas no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão - Unidade Materno Infantil. Discute-se a contribuição de atividades escolares no processo de desenvolvimento e melhora de tais crianças e o papel da linguagem e da escuta a esses sujeitos internados. Utilizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa, com o uso de estudo de caso em crianças internadas no referido Hospital, ancorada na experiência do projeto de extensão “Estudar, uma ação saudável” tendo como técnicas de coleta dados, a observação participante, questionários, utilização de imagens a partir de desenhos das crianças hospitalizadas. Neste estudo, entende-se que o processo educativo não ocorre apenas no ambiente escolar, o hospital pode ser um local de aprendizagem a criança hospitalizada, por isso conclui-se, pela importância da Pedagogia Hospitalar enquanto prática essencial na ressignificação do espaço hospitalar, colaborando para um lugar propício ao desenvolvimento psicossocial e cognitivo da criança enferma e principalmente, do estímulo a sua aprendizagem e ao amparo e conforto emocional para a compreensão da situação em que está inserida. |
id |
UFC-7_32477cfb1830fb5b15414d10fa0046a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39048 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalarPedagogia HospitalarEscuta PedagógicaEspaço HospitalarEste texto objetiva contribuir com as análises que tratam do espaço hospitalar como possibilidade de aprendizagem à criança hospitalizada. A discussão toma como referência a escuta pedagógica em crianças internadas no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão - Unidade Materno Infantil. Discute-se a contribuição de atividades escolares no processo de desenvolvimento e melhora de tais crianças e o papel da linguagem e da escuta a esses sujeitos internados. Utilizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa, com o uso de estudo de caso em crianças internadas no referido Hospital, ancorada na experiência do projeto de extensão “Estudar, uma ação saudável” tendo como técnicas de coleta dados, a observação participante, questionários, utilização de imagens a partir de desenhos das crianças hospitalizadas. Neste estudo, entende-se que o processo educativo não ocorre apenas no ambiente escolar, o hospital pode ser um local de aprendizagem a criança hospitalizada, por isso conclui-se, pela importância da Pedagogia Hospitalar enquanto prática essencial na ressignificação do espaço hospitalar, colaborando para um lugar propício ao desenvolvimento psicossocial e cognitivo da criança enferma e principalmente, do estímulo a sua aprendizagem e ao amparo e conforto emocional para a compreensão da situação em que está inserida.2019-01-23T13:55:45Z2019-01-23T13:55:45Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfRABELO, Francy Sousa; ROCHA, Germana Siqueira; SANTOS, Maria José Albuquerque; SILVA, Silvina Pimentel. A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 27361-27377.2176 1396http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39048Rabelo, Francy SousaRocha, Germana SiqueiraSantos, Maria José AlbuquerqueSilva, Silvina Pimentelporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39048Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:38.029702Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar |
title |
A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar |
spellingShingle |
A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar Rabelo, Francy Sousa Pedagogia Hospitalar Escuta Pedagógica Espaço Hospitalar |
title_short |
A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar |
title_full |
A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar |
title_fullStr |
A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar |
title_full_unstemmed |
A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar |
title_sort |
A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar |
author |
Rabelo, Francy Sousa |
author_facet |
Rabelo, Francy Sousa Rocha, Germana Siqueira Santos, Maria José Albuquerque Silva, Silvina Pimentel |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Germana Siqueira Santos, Maria José Albuquerque Silva, Silvina Pimentel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rabelo, Francy Sousa Rocha, Germana Siqueira Santos, Maria José Albuquerque Silva, Silvina Pimentel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Hospitalar Escuta Pedagógica Espaço Hospitalar |
topic |
Pedagogia Hospitalar Escuta Pedagógica Espaço Hospitalar |
description |
Este texto objetiva contribuir com as análises que tratam do espaço hospitalar como possibilidade de aprendizagem à criança hospitalizada. A discussão toma como referência a escuta pedagógica em crianças internadas no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão - Unidade Materno Infantil. Discute-se a contribuição de atividades escolares no processo de desenvolvimento e melhora de tais crianças e o papel da linguagem e da escuta a esses sujeitos internados. Utilizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa, com o uso de estudo de caso em crianças internadas no referido Hospital, ancorada na experiência do projeto de extensão “Estudar, uma ação saudável” tendo como técnicas de coleta dados, a observação participante, questionários, utilização de imagens a partir de desenhos das crianças hospitalizadas. Neste estudo, entende-se que o processo educativo não ocorre apenas no ambiente escolar, o hospital pode ser um local de aprendizagem a criança hospitalizada, por isso conclui-se, pela importância da Pedagogia Hospitalar enquanto prática essencial na ressignificação do espaço hospitalar, colaborando para um lugar propício ao desenvolvimento psicossocial e cognitivo da criança enferma e principalmente, do estímulo a sua aprendizagem e ao amparo e conforto emocional para a compreensão da situação em que está inserida. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-01-23T13:55:45Z 2019-01-23T13:55:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RABELO, Francy Sousa; ROCHA, Germana Siqueira; SANTOS, Maria José Albuquerque; SILVA, Silvina Pimentel. A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 27361-27377. 2176 1396 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39048 |
identifier_str_mv |
RABELO, Francy Sousa; ROCHA, Germana Siqueira; SANTOS, Maria José Albuquerque; SILVA, Silvina Pimentel. A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 27361-27377. 2176 1396 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028827344928768 |