Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALEXANDRE, Geórgia Gonçalves.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4626
Resumo: O objeto de estudo deste trabalho é a atuação do pedagogo no âmbito hospitalar e, tem como objetivo geral analisar as contribuições do pedagogo neste espaço não escolar. Quanto ao percurso metodológico, esta pesquisa desenvolveu-se durante a vigência do projeto de extensão “Integração ensino- serviço na humanização do cuidado às crianças e adolescentes hospitalizados” e, constou de duas etapas: um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo, do tipo estudo de caso. O locus da pesquisa foi o Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB). Os sujeitos da pesquisa foram crianças e adolescentes atendidos no HUJB. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante e o diário de campo. A abordagem foi do tipo qualitativa. Quanto aos resultados as informações aqui registradas em função da participação no projeto de extensão, mostram a importância das práticas pedagógicas no hospital, como ações que colaboram positivamente para o processo de desenvolvimento da criança e do adolescente hospitalizado. Por meio desta pesquisa, vimos reiterar o relevante trabalho que o pedagogo realiza em prol da formação integral do sujeito hospitalizado. Este profissional realiza uma prática educativa voltada para o desenvolvimento cognitivo da criança e do adolescente, além de estar intrinsicamente ligada a afetividade e a sensibilidade do estado emocional em que se encontra o paciente. Por esses fatores delicados inerentes ao processo de hospitalização, o pedagogo para atuar nessa área necessita de uma formação contínua para atender as necessidades, habilidades e potencialidades de cada sujeito hospitalizado.
id UFCG_9881d8c24134fc9114b49f64386f2d50
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4626
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado.Hospital pedagogy: the contribution of the pedagogue to the integral development of hospitalized children and adolescents.Pedagogia hospitalarCriança e adolescentePedagogoPráticas pedagógicas no hospitalHospital pedagogyChild and teenagerPedagoguePedagogical practices in the hospitalEducação.O objeto de estudo deste trabalho é a atuação do pedagogo no âmbito hospitalar e, tem como objetivo geral analisar as contribuições do pedagogo neste espaço não escolar. Quanto ao percurso metodológico, esta pesquisa desenvolveu-se durante a vigência do projeto de extensão “Integração ensino- serviço na humanização do cuidado às crianças e adolescentes hospitalizados” e, constou de duas etapas: um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo, do tipo estudo de caso. O locus da pesquisa foi o Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB). Os sujeitos da pesquisa foram crianças e adolescentes atendidos no HUJB. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante e o diário de campo. A abordagem foi do tipo qualitativa. Quanto aos resultados as informações aqui registradas em função da participação no projeto de extensão, mostram a importância das práticas pedagógicas no hospital, como ações que colaboram positivamente para o processo de desenvolvimento da criança e do adolescente hospitalizado. Por meio desta pesquisa, vimos reiterar o relevante trabalho que o pedagogo realiza em prol da formação integral do sujeito hospitalizado. Este profissional realiza uma prática educativa voltada para o desenvolvimento cognitivo da criança e do adolescente, além de estar intrinsicamente ligada a afetividade e a sensibilidade do estado emocional em que se encontra o paciente. Por esses fatores delicados inerentes ao processo de hospitalização, o pedagogo para atuar nessa área necessita de uma formação contínua para atender as necessidades, habilidades e potencialidades de cada sujeito hospitalizado.The object of study of this work is the performance of the pedagogue in the hospital scope, its general objective is to analyze the contributions of the pedagogue in this non-school space. Regarding the methodological course, this research was developed during the validity of the extension project "Teaching-service integration in the humanization of the care of hospitalized children and adolescents", consisted of two stages, a bibliographical survey and a field research, of the type study of In this case, the locus of the research was the University Hospital Júlio Bandeira (HUJB), the subjects of the research were children and adolescents attended at HUJB, the instruments of data collection were the participant observation and the field diary, the approach was of the qualitative type . Regarding the results, the information registered here due to the participation in the extension project, show the importance of the pedagogical practices in the hospital, as actions that contribute positively to the development process of children and adolescents hospitalized. Through this research, we have reiterated the relevant work that the pedagogue accomplishes in favor of the integral formation of the hospitalized subject. This professional performs an educational practice focused on the cognitive development of children and adolescents, in addition to being intrinsically linked to the affectivity and sensitivity of the emotional state in which the patient is. Because of these delicate factors inherent to the hospitalization process, the pedagogue to act in this area needs continuous training to meet the needs, abilities and potentialities of each hospitalized subject.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899RAMOS, Luisa de Marillac.FEITOSA, Belijane Marques.ALEXANDRE, Geórgia Gonçalves.2018-07-262019-07-02T16:29:08Z2019-07-022019-07-02T16:29:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4626ALEXANDRE, Geórgia Gonçalves. Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado. 2018. 40 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T11:26:49Zoai:localhost:riufcg/4626Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T11:26:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado.
Hospital pedagogy: the contribution of the pedagogue to the integral development of hospitalized children and adolescents.
title Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado.
spellingShingle Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado.
ALEXANDRE, Geórgia Gonçalves.
Pedagogia hospitalar
Criança e adolescente
Pedagogo
Práticas pedagógicas no hospital
Hospital pedagogy
Child and teenager
Pedagogue
Pedagogical practices in the hospital
Educação.
title_short Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado.
title_full Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado.
title_fullStr Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado.
title_full_unstemmed Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado.
title_sort Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado.
author ALEXANDRE, Geórgia Gonçalves.
author_facet ALEXANDRE, Geórgia Gonçalves.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
RAMOS, Luisa de Marillac.
FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALEXANDRE, Geórgia Gonçalves.
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia hospitalar
Criança e adolescente
Pedagogo
Práticas pedagógicas no hospital
Hospital pedagogy
Child and teenager
Pedagogue
Pedagogical practices in the hospital
Educação.
topic Pedagogia hospitalar
Criança e adolescente
Pedagogo
Práticas pedagógicas no hospital
Hospital pedagogy
Child and teenager
Pedagogue
Pedagogical practices in the hospital
Educação.
description O objeto de estudo deste trabalho é a atuação do pedagogo no âmbito hospitalar e, tem como objetivo geral analisar as contribuições do pedagogo neste espaço não escolar. Quanto ao percurso metodológico, esta pesquisa desenvolveu-se durante a vigência do projeto de extensão “Integração ensino- serviço na humanização do cuidado às crianças e adolescentes hospitalizados” e, constou de duas etapas: um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo, do tipo estudo de caso. O locus da pesquisa foi o Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB). Os sujeitos da pesquisa foram crianças e adolescentes atendidos no HUJB. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante e o diário de campo. A abordagem foi do tipo qualitativa. Quanto aos resultados as informações aqui registradas em função da participação no projeto de extensão, mostram a importância das práticas pedagógicas no hospital, como ações que colaboram positivamente para o processo de desenvolvimento da criança e do adolescente hospitalizado. Por meio desta pesquisa, vimos reiterar o relevante trabalho que o pedagogo realiza em prol da formação integral do sujeito hospitalizado. Este profissional realiza uma prática educativa voltada para o desenvolvimento cognitivo da criança e do adolescente, além de estar intrinsicamente ligada a afetividade e a sensibilidade do estado emocional em que se encontra o paciente. Por esses fatores delicados inerentes ao processo de hospitalização, o pedagogo para atuar nessa área necessita de uma formação contínua para atender as necessidades, habilidades e potencialidades de cada sujeito hospitalizado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-26
2019-07-02T16:29:08Z
2019-07-02
2019-07-02T16:29:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4626
ALEXANDRE, Geórgia Gonçalves. Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado. 2018. 40 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4626
identifier_str_mv ALEXANDRE, Geórgia Gonçalves. Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado. 2018. 40 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744378872201216