As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnóstico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordas, Miguel Angel Garcia
Data de Publicação: 1987
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14060
Resumo: BORDAS, Miguel Angel Garcia. As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnóstico. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 14, p. 179-189, 1987.
id UFC-7_327176e095341c55085f4b838e02cb87
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/14060
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnósticoAlfabetização e prontidãoDiagnósticoRepetência e evasãoBORDAS, Miguel Angel Garcia. As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnóstico. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 14, p. 179-189, 1987.O início da escolaridade é uma preocupação que está assumindo, cada vez mais, um maior destaque no horizonte educacional brasileiro. Muitas são as discussões sobre métodos para o processo de alfabetização, sem atingir ainda uma unidade. No entanto, uma linha de convergência parece reunir, hoje, esforços no sentido de admitir que um dos aspectos de maior preocupação está centrado no conjunto de experiências anteriores, que precisamente formam a prontidão para poder enfrentar a tarefa de coordenar e integrar relações entre significantes e significados. Representa, pois, o fato da criança estar preparada para entrar no que se considera o mundo das representações escritas, e que se considera comumente como a alfabetização. O ponto de partida deste estudo foi, em primeiro lugar, a questão da repetência nesta fase, e que não pode estar separada dos níveis de insucesso e evasão das primeiras séries...Revista Educação em Debate2015-11-23T13:42:35Z2015-11-23T13:42:35Z1987info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBordas, M. A. G. (1987)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14060Bordas, Miguel Angel Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:34:21Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14060Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-12-07T19:34:21Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnóstico
title As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnóstico
spellingShingle As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnóstico
Bordas, Miguel Angel Garcia
Alfabetização e prontidão
Diagnóstico
Repetência e evasão
title_short As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnóstico
title_full As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnóstico
title_fullStr As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnóstico
title_full_unstemmed As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnóstico
title_sort As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnóstico
author Bordas, Miguel Angel Garcia
author_facet Bordas, Miguel Angel Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bordas, Miguel Angel Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização e prontidão
Diagnóstico
Repetência e evasão
topic Alfabetização e prontidão
Diagnóstico
Repetência e evasão
description BORDAS, Miguel Angel Garcia. As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnóstico. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 14, p. 179-189, 1987.
publishDate 1987
dc.date.none.fl_str_mv 1987
2015-11-23T13:42:35Z
2015-11-23T13:42:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Bordas, M. A. G. (1987)
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14060
identifier_str_mv Bordas, M. A. G. (1987)
0102-1117 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806435126935552