As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnóstico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1987 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14060 |
Resumo: | BORDAS, Miguel Angel Garcia. As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnóstico. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 14, p. 179-189, 1987. |
id |
UFC-7_327176e095341c55085f4b838e02cb87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/14060 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnósticoAlfabetização e prontidãoDiagnósticoRepetência e evasãoBORDAS, Miguel Angel Garcia. As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnóstico. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 14, p. 179-189, 1987.O início da escolaridade é uma preocupação que está assumindo, cada vez mais, um maior destaque no horizonte educacional brasileiro. Muitas são as discussões sobre métodos para o processo de alfabetização, sem atingir ainda uma unidade. No entanto, uma linha de convergência parece reunir, hoje, esforços no sentido de admitir que um dos aspectos de maior preocupação está centrado no conjunto de experiências anteriores, que precisamente formam a prontidão para poder enfrentar a tarefa de coordenar e integrar relações entre significantes e significados. Representa, pois, o fato da criança estar preparada para entrar no que se considera o mundo das representações escritas, e que se considera comumente como a alfabetização. O ponto de partida deste estudo foi, em primeiro lugar, a questão da repetência nesta fase, e que não pode estar separada dos níveis de insucesso e evasão das primeiras séries...Revista Educação em Debate2015-11-23T13:42:35Z2015-11-23T13:42:35Z1987info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBordas, M. A. G. (1987)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14060Bordas, Miguel Angel Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:34:21Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14060Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-12-07T19:34:21Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnóstico |
title |
As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnóstico |
spellingShingle |
As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnóstico Bordas, Miguel Angel Garcia Alfabetização e prontidão Diagnóstico Repetência e evasão |
title_short |
As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnóstico |
title_full |
As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnóstico |
title_fullStr |
As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnóstico |
title_full_unstemmed |
As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnóstico |
title_sort |
As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnóstico |
author |
Bordas, Miguel Angel Garcia |
author_facet |
Bordas, Miguel Angel Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bordas, Miguel Angel Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização e prontidão Diagnóstico Repetência e evasão |
topic |
Alfabetização e prontidão Diagnóstico Repetência e evasão |
description |
BORDAS, Miguel Angel Garcia. As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnóstico. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 14, p. 179-189, 1987. |
publishDate |
1987 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1987 2015-11-23T13:42:35Z 2015-11-23T13:42:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Bordas, M. A. G. (1987) 0102-1117 (impresso) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14060 |
identifier_str_mv |
Bordas, M. A. G. (1987) 0102-1117 (impresso) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1823806435126935552 |